Notícias
São 110 obras em andamento nessas cidades, que já receberam pelo menos a primeira parcela, ou estão com os convênios outorgados
Estatísticas mostram que, de janeiro a novembro, Estado conseguiu reduzir índices das 12 modalidades criminais monitoradas pela SSPAP
Abertura oficial acontecerá no auditório da faculdade Fama, a partir das 19h
Encontro do Coíndice acabou prorrogado após integrantes pedirem mais prazo para avaliar relatórios
Adelfânio Luiz se passava por vendedor de purificador de água para entrar na residência das vítimas e furtar dinheiro e cartões bancários
Relatório técnico realizado pelo CAU-GO mostra diversos desníveis e uma tipografia complicada no local
[caption id="attachment_111631" align="alignright" width="620"]
Divulgação/CAU-GO[/caption]
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO) irá apresentar nesta semana relatório técnico de acessibilidade realizado no Parque Botafogo, localizado no setor Vila Nova, em Goiânia. De acordo com a entidade, o estudo apontou que o local não oferece acesso pleno a todos os cidadãos da capital.
Dentre as irregularidades constatadas, o CAU constatou que não há rebaixo na calçada para a via de acesso à unidade; o passeio possui diversos obstáculos, como orelhão e poste, que impedem a circulação de cadeirantes; a área de convivência, com mesas e bancos sombreados, somente tem acesso por escada; e a quadra poliesportiva apresenta uma vala que impossibilita seu acesso por portadores de necessidades especiais. A rampa do teleférico que leva até o Parque Mutirama também não é acessível.
Em entrevista ao Jornal Opção, a gerente técnica do conselho, Giovana Jacomini, explicou que o relatório foi produzido após solicitação do Ministério Público Goiás, após denúncia sobre as condições estruturais do local. "Apesar de ter sido revitalizado há pouco tempo, a acessibilidade no local não foi inteiramente contemplada. Há vários desníveis e uma tipografia complicada", acrescenta.
Além do Parque Botafogo, a gerente também tratará da Praça Cívica e da Secretaria Cidadã, em palestra durante o Seminário Goiano de Acessibilidade, que o CAU realiza nesta terça e quarta-feira, 5 e 6 de dezembro, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), no Setor Jaó. “São os espaços mais simbólicos que analisamos, se considerarmos suas funções e sua importância para a cidade e o cotidiano das pessoas”, afirma a arquiteta.
Seminário
Na programação, também haverá palestra da conselheira do CAU-SP Silvana Cambiaghi, que a convite do conselho goiano virá falar sobre Desenho Universal. O evento ainda contará com palestras de profissionais do Direito, com a advogada Tatiana Takeda, membro da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-GO, e a procuradora Maísa de Castro, coordenadora e idealizadora da campanha “Ministério Público de Contas pela Acessibilidade Total”. O evento conta com a participação da Prefeitura de Goiânia, uma das organizadoras do evento.
O seminário é uma realização do CAU-GO, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-GO) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-GO). O objetivo do evento é conscientizar e orientar arquitetos e urbanistas, engenheiros, profissionais do Direito e o público em geral, sobre a importância da acessibilidade dos espaços.
"Jardim-pomar", baseada em seu disco de inéditas lançado recentemente, passa pela primeira vez na capital
Imagens feitas na área de proteção flagraram homem nu acompanhado de duas crianças. Vídeo foi entregue a polícia que localizou o sujeito
Índice é significativamente menor que o aferido de janeiro a novembro do ano passado
[caption id="attachment_111623" align="aligncenter" width="620"]
Foto: Toninho Tavares/ Agência Brasília[/caption]
Inaugurado três anos antes da capital federal para abrigar uma elefanta doada pelo embaixador da Índia, a Fundação Jardim Zoológico de Brasília foi a primeira instituição ambientalista criada no Distrito Federal.
Em 6 de dezembro, completará 60 anos. Na programação, que se inicia na terça-feira (5/12) e vai até o dia 10, haverá, entre outras atrações, uma exposição de fotos que contam a história do zoo. A ideia é mostrar aos visitantes a evolução nas seis décadas de existência, com imagens de animais e momentos marcantes.
[caption id="attachment_111621" align="aligncenter" width="620"]
Foto: Renato Araújo/Agência Brasília[/caption]
Os destaques do 17º Circuito de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno foram premiados na noite da última sexta-feira (1º/12) no Troféu Quadrilheiro 2017. Organizada pela Liga Independente de Quadrilhas do DF, a cerimônia ocorreu no auditório do UniProjeção Campus II, em Taguatinga Norte. Convidado para entregar as premiações da categoria Modelo Especial, cuja vencedora foi a Arroxa o Nó, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, elogiou o trabalho dos grupos locais.
O vice-governador de Goiás, Zé Eliton (PSDB), reuniu mais de 9 mil pessoas na quarta-feira (29/11), ao lançar as vertentes de Habitação e Social do Goiás na Frente, em municípios da região Sul do Entorno do Distrito Federal. Somente em Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Luziânia, o vice-governador anunciou a construção de 2,1 mil casas. O investimento é de mais de R$ 170 milhões. Em Valparaíso de Goiás, serão construídas 1.008 residências. Cidade Ocidental será contemplada com 540 unidades habitacionais e Luziânia, com 565. Todas elas com inscrições imediatas. José Eliton também anunciou que entidades sem fins lucrativos poderão receber incentivo de até R$ 20 mil para o apoio a projetos e investimentos, ações e aquisição de bens.
Mais uma ação de cidadania e mobilização realizada em Santa Maria, colaborou para a campanha que incentiva a doação de sangue à Fundação Hemocentro de Brasília. Mais de 30 pessoas se reuniram e contribuíram, de forma voluntária, para o estoque de sangue da única unidade no Distrito Federal. A iniciativa foi do Grupo Família Vamos que Vamos, com sede em Santa Maria.
Essa foi a primeira vez que o grupo, que realiza projetos sociais em diversas áreas da cidade, promove esse tipo de ação de solidariedade. Toda essa campanha é referente ao Dia do Doador Voluntário de Sangue, que é comemorado anualmente em 25 de novembro. A data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempinho do seu dia para doar sangue, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.
Parceria faz parte de projeto-piloto da Anater, que contemplará 50 municípios tocantinenses
Matéria é de autoria do deputado Jeferson Rodrigues (PRB)


