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Para muitos eleitores, tanto o ato de invalidar o voto quanto o de não participar do processo eleitoral representam uma forma de mostrar insatisfação com os candidatos ou com o processo eleitoral

De acordo com o jornal “Folha de S. Paulo”, ele estará pronto para assumir o cargo porque no ano que vem, seguindo regras do banco, se aposentará aos 65 anos
As eleições de 2014 no Brasil foram as mais comentadas na história do Facebook. De acordo com levantamento divulgado nesta segunda-feira (27/10) pela rede social, de 6 de julho até esse domingo (26), dia do segundo turno, 674,4 milhões de interações sobre o pleito foram registradas. Segundo o Facebook, é o maior número de interações sobre eleições geradas na rede social. O recorde anterior era das eleições na Índia, este ano, quando 227 milhões de conversas foram registradas - número três vezes menor que o volume de dados alcançado pelos internautas brasileiros. Interações são postagens de fotos, textos, comentário, curtidas, ou qualquer conteúdo compartilhado na rede. Só ontem, mais de 49 milhões de interações sobre o pleito foram geradas - 53,8% dos comentários voltados para a Dilma Rousseff e 46,2% para Aécio Neves. De acordo com a rede social, 89 milhões de pessoas usam o Facebook ativamente por mês no Brasil. A empresa estima que três em cada cinco eleitores brasileiros estão no Facebook.

Em números brutos, o Sudeste foi responsável pela maior quantidade de votos para Dilma. Foram 20.931.961 daquela região, contra 20.175.484 do Nordeste. Ressalte-se ainda que a presidente obteve a maioria dos votos em MG e RJ

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deu nesta segunda-feira (27/10) os parabéns à presidenta Dilma Rousseff pela reeleição ao cargo e disse que, nos próximos dias, dará passos para aumentar a colaboração bilateral.
Em comunicado, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, indicou que o Brasil é "um parceiro importante" para os Estados Unidos e adiantou que Obama vai telefonar para Dilma "nos próximos dias para felicitá-la pessoalmente" e conversar sobre o aumento da colaboração entre os dois países.
As relações entre os Estados Unidos e o Brasil foram afetadas com revelações do consultor de informática Edward Snowden, que prestava serviços para a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA), sobre escutas às comunicações pessoais de Dilma Rousseff, ministros e empresas brasileiras.
Dilma Rousseff venceu ontem (26) o segundo turno da eleição presidencial, com 51,8% dos votos válidos, na mais acirrada disputa no Brasil desde 1989, quando foi realizada a primeira eleição para presidente após o fim do regime militar.

[relacionadas artigos="19105"] Mesmo com a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), o cantor e compositor Lobão voltou atrás em sua decisão de abandonar o país, como havia anunciado em caso de provável vitória da petista. Na noite do último domingo (27/10), o artista mal chegou a comunicar sua permanência no Brasil e seu nome já estava entre os assuntos mais comentados do Twitter com a hashtag #TchauLobao. A piada é antiga. Uma página no Facebook com o nome de “Festa de Despedida de Lobão” reuniu mais de 180 mil usuários com o objetivo claro de satirizar a declaração do cantor. Antes de anunciar sua permanência em terras tupiniquins (e mesmo depois), Lobão foi alvo de inúmeras montagens e sátiras, confira algumas: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1535300806684297&set=gm.793638707325567&type=1&theater https://twitter.com/zerohora/status/526682870451298305 https://twitter.com/Mr_Machado/status/526777029921079296 https://twitter.com/MarivoneProf/status/526546577620750336 https://twitter.com/TucanoVermelho/status/526779704360337408

O instituto Vox garantiu desconhecer tais levantamentos que teriam sido feitos entre os dias 10 e 24 de outubro

Entre defensores, opositores e tantos outros que preferem fazer piada com a situação; confira alguns comentários

A diferença histórica de 14 pontos de Marconi Perillo para Iris Rezende nesta quarta vitória para o governo de Goiás é resultado de vários fatores que, unidos, contribuem para essa vantagem a favor do tucano. Marconi caminha a passos firmes na modernidade enquanto o cacique peemedebista ainda está com os dois pés fincados num passado bem distante.
A convivência e atuação de ambos na internet e redes sociais evidenciou essa diferença. Marconi deu literalmente um show em cima de Iris Rezende e o peemedebista foi engolido nas redes sociais. A principal novidade de Marconi Perillo nesta campanha foi levar ao pé da letra o conceito de tempo real – fator fundamental e motor da internet.
[caption id="attachment_19176" align="alignleft" width="198"] O jornalista João Bosco Bittencourt era responsável por registrar a agenda do governador e transmitir conteúdo em tempo real para apoiadores e a equipe de mídias sociais[/caption]
O trabalho coordenado pelo jornalista João Bosco Bittencourt consistia em registrar toda a agenda de Marconi e conteúdo em tempo real, e tudo (fotos, textos, notas) transmitido na hora via WhatsApp para apoiadores e a equipe de mídias sociais alimentarem as redes sociais. O resultado dessa cadeia de informação é que Marconi nunca ficava desamparado na internet e sua campanha sempre se mostrou ativa e conectada com o eleitor, diferente da agenda de Iris Rezende, que muitas vezes parecia nem estar em campanha.
João Bosco Bittencourt, homem de confiança de Marconi, acompanhou o governador em todos os eventos nos quatro cantos de Goiás e fez um trabalho que priorizou a agilidade e criatividade. A ideia foi criar uma rede de informação em torno do governador para que seu trabalho chegasse a todos o mais rápido possível. Em pouco tempo este objetivo era alcançado e o fato de o governador ser um cidadão conectado e adepto da modernidade só facilitou. Marconi hoje é o político brasileiro que mais inova nas redes sociais, virou uma marca reconhecida nacionalmente.
A campanha digital do tucano ainda tinha o suporte da empresa FSB, especializada em comunicação na internet e redes sociais, e de Paulo Henrique. A FSB organizava outra grande novidade da campanha de Marconi: os bate-papos virtuais com internautas, também conhecidos como hangouts.
Marconi recebeu secretários, lideranças da sociedade civil, deputados eleitos, também fez hangout ao lado da mulher, Valéria Perillo, e as filhas, e foi sabatinado pela jornalista Tereza Cruvinel. O governador respondia as perguntas feitas por internautas, e tudo era transmitido ao vivo pelo YouTube. Imaginar Iris Rezende fazendo o mesmo é uma cena surreal.
Nada disso daria certo se Marconi fosse um cidadão retrógrado e refratário à tecnologia. Marconi gosta de interagir com o eleitor internauta e na campanha de rua não hesitava em sacar seu iphone para fazer selfies e vídeo. O vídeo-selfie com Aécio Neves, postado no Facebook de Marconi, atingiu mais de 600 mil curtidas e teve repercussão nacional.
O Facebook também foi utilizado por Marconi para desafiar Iris Rezende. Foi lá que o governador chamou Iris a fazer uma campanha propositiva e sem ataques. O post foi compartilhado milhares de vezes e ganhou as páginas dos jornais e sites.
Rejeição
A atuação positiva e propositiva na internet contribuiu para que a rejeição a Marconi fosse reduzida, principalmente entre os jovens. Atuar em tempo real e com espontaneidade num ambiente dominado pela juventude fez o governador ser visto com bons olhos pela faixa etária que é maioria no mundo virtual. Monitoramentos internos da equipe de Marconi mostraram que o governador chegou a ter 90% de citações positivas nas redes sociais no segundo turno. O Goiás rural e arcaico de 30, 40 anos atrás não existe mais. O discurso de Iris Rezende, onde até a palavra “mutirão” era citada, não seduz esse eleitorado e passa imagem de um político atrasado e distante da realidade do Estado que hoje é uma das forças do Brasil. Marconi, ao contrário, é visto como um político moderno e antenado com o desenvolvimento tecnológico que Goiás precisa dar continuidade. Não foi só Iris Rezende que atolou em terras virtuais. Vanderlan Cardoso (PSB) e Antônio Gomide (PT) também ficaram devendo nas redes sociais e na comunicação com o eleitor que passa grande parte do seu tempo na internet. Os perfis dos candidatos de oposição não apresentaram novidades. O que se viu foi um modelo engessado e conservador e que em nenhum momento causou curiosidade em jornalistas, lideranças políticas e sociedade em geral. Caíram na mesmice e ninguém lembra se Vanderlan, Gomide e Iris tem Twitter, Facebook ou Instagram. Tudo muito protocolar e frio.Família
A família de Marconi também atuou em sintonia na internet. A primeira-dama Valéria Perillo manteve seus perfis sempre atualizados e as filhas Isabella e Ana Luísa dialogaram com naturalidade com a juventude e a militância digital. O primeiro pronunciamento de Marconi sobre a vitória história foi ao lado da mulher e das filhas e gravado no celular. Por fim, a assessoria de Marconi conseguiu se relacionar bem e de forma respeitosa com a imprensa, sabendo utilizar de forma inteligente a instantaneidade de sites e blogs para dar mídia ao trabalho do governador na campanha. Aliado a tudo isso, uma grande militância digital que fez a diferença, aproveitando-se do material produzido pela assessoria de Marconi, que inundou as redes sociais com amplo domínio do tucano e de fatos, fotos e notícias favoráveis a ele.Lição
A eleição deixa o legado de que fazer uma campanha hoje sem estar na rede social é quase que um suicídio político. Ter perfis nas redes sociais não fará ninguém vencer eleição, mas saber usá-los com inteligência e criatividade pode cativar um eleitorado que hoje quer políticos humanizados e conectados com o mundo moderno. Marconi mostrou que sabe fazer e deu mais uma aula para a oposição.
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