Por Herbert Moraes

Encontramos 375 resultados
SÉRIE ESPECIAL DE BOLHA: GYN 93 ANOS
Goiânia, 93 anos: uma cidade, muitas histórias e algumas perguntas que não podem esperar pelo centenário

A capital de Goiás completa 93 anos no sábado, 24 de outubro. Uma idade respeitável para uma cidade que nasceu com a pretensão de ser moderna e que, quase um século depois, ainda procura decidir o que fazer com o próprio passado

WhatsApp Image 2026-10-13 at 16.52.42 (1)
BOLHA
O oráculo tem fabricante

Ao produzir resultados na fronteira da matemática, a inteligência artificial reabre uma pergunta sobre nossa espécie: o que acontece quando recebemos respostas que ainda precisamos aprender a compreender?

WhatsApp Image 2026-10-12 at 12.17.28
Opinião
O vandalismo destrói o patrimônio. A ignorância destrói o debate

Entre a anarquia e o vandalismo existe uma distância que a desinformação insiste em ignorar. O que aconteceu na Avenida Paulista é mais um retrato de um país que confunde pensamento político com desordem e transforma a violência em espetáculo.

Há uma diferença considerável entre ser anarquista e sair pelas ruas quebrando o que encontra pela frente. A primeira condição exige, no mínimo, alguma compreensão da história das ideias políticas. A segunda pode exigir apenas uma pedra, uma dose de estupidez e a convicção de que destruir alguma coisa constitui uma manifestação de inteligência revolucionária.

O Brasil, entretanto, parece ter desenvolvido uma extraordinária capacidade de confundir as duas coisas.

No domingo, 11 de outubro, durante a dispersão de uma manifestação em apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Avenida Paulista, em São Paulo, registrou episódios de tumulto, pichações e depredação. Segundo a Polícia Militar, houve danos em acessos a estações do metrô, especialmente na Consolação e na Trianon-Masp. O Metrô, em manifestação inicial, afirmou não ter registros internos de vandalismo. As imagens e os relatos policiais, contudo, colocaram novamente em circulação uma palavra utilizada com impressionante irresponsabilidade: anarquia.

Convém esclarecer uma coisa antes que a ignorância termine de destruir também o dicionário.

Anarquismo não é sinônimo de vandalismo. Anarquia, no sentido filosófico, não imprime simplesmente baderna. E anarquista não é qualquer indivíduo que decide transformar o patrimônio público em alvo da sua indignação ou frustração.

O anarquismo constitui uma tradição política e filosófica que atravessa quase dois séculos de debates sobre liberdade, autoridade, propriedade, organização social e emancipação humana. Pensadores como Pierre-Joseph Proudhon, Mikhail Bakunin e Piotr Kropotkin formularam críticas profundas ao Estado, às hierarquias e às estruturas de dominação.

Não defendiam todos as mesmas ideias, tampouco concordavam sobre os métodos de transformação social. Algumas correntes anarquistas admitiram a violência revolucionária; outras privilegiaram a educação, a organização sindical, a cooperação e a resistência não violenta.

Mas existe um ponto fundamental: o anarquismo não nasceu como uma autorização filosófica para quebrar vidraças ou pichar uma estação de metrô, mas da possibilidade, discutível ou não, de organizar uma sociedade sem a autoridade coercitiva do Estado, sustentada por associações voluntárias, solidariedade e responsabilidade coletiva.

É uma discussão complexa demais para caber numa pedra arremessada contra uma estação de metrô. E talvez seja justamente esse o problema.

Vivemos numa época em que a opinião substituiu o conhecimento, a indignação dispensou a reflexão e a militância frequentemente se contenta com a superfície das próprias convicções.

Não é necessário conhecer Marx para se declarar marxista, compreender o liberalismo para defender o mercado ou ter lido uma única página sobre anarquismo para ser chamado de anarquista.

As palavras perderam densidade. Tornaram-se etiquetas distribuídas conforme a conveniência política e o resultado é uma espécie de analfabetismo ideológico generalizado.

Na Paulista, o problema não foi a existência de uma manifestação política. Protestar é um direito democrático, inclusive quando o protesto incomoda, interrompe o trânsito ou contraria o pensamento dominante.

O problema começa quando a manifestação deixa de ser exercício de cidadania e se transforma em agressão ao espaço coletivo.

E existe uma ironia particularmente cruel em depredar uma estação de metrô durante uma manifestação que pretende representar interesses populares.

Afinal, quem utiliza diariamente o transporte público não costuma ser o banqueiro instalado nos edifícios envidraçados da avenida, mas o trabalhador.

Aquele que acorda cedo, enfrenta plataformas lotadas e depende de um sistema que já apresenta dificuldades suficientes sem precisar da contribuição destrutiva de manifestantes.

Destruir o que pertence à coletividade em nome da coletividade é uma contradição que deveria constranger qualquer pessoa minimamente comprometida com justiça social.

A violência precisa ser investigada, seus autores identificados e as responsabilidades individualizadas.

O mesmo critério deve valer para qualquer manifestação, independentemente de suas bandeiras.

Não há vandalismo progressista ou conservador que mereça absolvição automática. A legitimidade de uma causa não transforma destruição em virtude. No entanto, vê-se que a ignorância tornou-se uma ferramenta de combate político. E talvez seja essa a forma mais persistente de desordem que enfrentamos.

É possível discordar profundamente do anarquismo, considerá-lo uma utopia impraticável, uma formulação contraditória ou uma alternativa política incapaz de responder às complexidades do mundo contemporâneo.

O que não se pode é reduzir uma tradição filosófica inteira ao comportamento de indivíduos que quebram portas, danificam equipamentos públicos ou confundem agressividade com consciência política.

A Avenida Paulista não precisa de revolucionários de ocasião que descubram na destruição uma forma de protagonismo.

Precisa de cidadãos capazes de compreender que liberdade não é licença para impor prejuízos aos outros. E o Brasil precisa, com alguma urgência, recuperar o significado das palavras.

Uma deixa vidros quebrados, grades retorcidas e contas a pagar. A outra, retrata uma sociedade intelectualmente desarmada, incapaz de distinguir uma ideia de uma palavra de ordem.

E, entre os dois estragos, talvez o mais difícil de reparar não esteja na Avenida Paulista.

Captura de Tela 2026-10-09 às 20.02.51
BOLHA
As dúvidas vieram primeiro…a história de como o pintor Frei Confaloni iluminou Goiás e foi iluminado pelo Estado

Cinquenta anos depois da morte de Frei Nazareno Confaloni, Goiás ainda tenta alcançar um artista que chegou ao Estado para pintar quinze afrescos, decidiu não voltar para a Itália e, segundo registros e relatos sobre sua trajetória, interferiu na pintura, na arquitetura, no ensino e na formação de uma geração (e talvez não apenas no Cerrado). Antes de tudo isso, porém, começou por uma dúvida – e por uma máscara sendo arrancada.

Captura de Tela 2026-10-09 às 19.06.38
MEMÓRIA
Confaloni ainda tinha planos

Publicada na edição de 29 de maio a 4 de junho de 1977, entrevista de Maria Olga Curado revela as ideias, a trajetória e os planos de Frei Nazareno Confaloni poucos dias antes de sua morte; texto foi considerado o último depoimento do artista

Captura de Tela 2026-10-07 às 17.46.10
BOLHA
Carta aberta de Bolha para Goiânia em comemoração aos seus 93 anos

O que falta por aqui tem a ver com memória. Goiânia derruba, reforma, descaracteriza e esquece com uma facilidade impressionante. A cidade de apenas 93 anos já conseguiu perder edifícios, cinemas, casas, árvores, personagens, hábitos e pedaços inteiros de sua paisagem

Captura de Tela 2026-10-02 às 19.39.24
bolha
Ricardo Paranhos: o homem que desapareceu dentro do próprio nome

A alameda mais valorizada de Goiânia transformou Ricardo Paranhos em endereço, referência imobiliária e símbolo de status, mas quase apagou o homem que existe por trás da placa: poeta, cronista, jornalista, político, boêmio, filho de um senador assassinado e testemunha de uma Goiás brutal, em que literatura, poder e carabina podiam ocupar a mesma rua.

Captura de Tela 2026-09-30 às 19.24.47
QUASE VIROU TRAGÉDIA
Terror a bordo: o dia em que uma tragédia foi evitada

Diante do terror, passageiros do voo que ia de Dubai para Tel Aviv resolveram agir e conseguiram evitar uma tragédia

Captura de Tela 2026-09-24 às 19.42.39
BOLHA
Daura Sabino: a estilista que vestiu Goiânia, brilhou no jornalismo e transformou a sociedade goiana em memória

Antes de ser uma das grandes colunistas sociais de Goiás, ela foi estilista, vestiu algumas das mulheres mais importantes do Estado e circulou por uma Goiânia que ainda aprendia a ser capital. Em maio de 1977, o Opção decidiu lançá-la como jornalista e fez de sua estreia um acontecimento. Daura virou um fenômeno com uma carreira de sucesso que durou até a sua morte, em 2011.

Bolha
Pesquisa inédita da arquiteta Lenora Barbo, mestre pela UnB, mostra que, antes de Brasília, havia vida — e rica — em Goiás

Porque, quando JK chegou, o sonho já estava ali. E quem escreveu essa história, uma saga épica, foram os goianos. 

Captura de Tela 2026-09-11 às 17.33.29
bolha
Uma moeda rejeitada pelo Imperador. Um tesouro guardado pela história 

A moeda mais valiosa do Brasil nasceu de um erro que ninguém quis corrigir a tempo. Em dezembro de 1822, num Brasil ainda tateando seus símbolos, a Casa da Moeda do Rio cunhou às pressas 64 moedas de ouro para a coroação de Dom Pedro I.

Supremo Tribunal Federal foto Euler de França Belém 4 de maio de 2026
Supremo Tribunal Federal e seus ministros: quem vigia o guardião?

A Constituição de 1891 carregava uma tensão de fábrica: como limitar o poder sem paralisar o Estado? Rui Barbosa ajudou a desenhar um Supremo como freio institucional. A crise atual é mais complexa porque o árbitro entrou no jogo. O Supremo não está apenas julgando a crise — é parte dela

Captura de Tela 2026-09-09 às 19.26.06
BOLHA
A Catedral de Goiânia foi construída de costas para a Praça Cívica; Entenda o porquê

Em todas as cidades do Brasil, a praça central é sempre composta pela sede do poder, coreto, relógio, fontes luminosas, uma igreja e um pipoqueiro

Captura de Tela 2026-09-08 às 16.07.51
bolha
 Rock in Rio 2026: o festival perdeu a essência?

Os motivos para entender por que o festival parece ter derretido o hype

BUSTOS
BOLHA
Goiânia tem quase 300 homens e mulheres de bronze espalhados pela cidade, mas quase ninguém sabe quem são eles

Eles estão em praças, canteiros, em frente a prédios públicos, alguns têm o olhar fixo em avenidas, outros foram empurrados para lugares onde quase ninguém repara. São os bustos de Goiânia