Resultados do marcador: Especial

Especialistas discutem tema e dizem que, como alternativa, deveria haver incentivo para novas fontes de energia limpas, como a solar

Apesar da tentativa da gestão atual em recuperar o meio ambiente, estrutura da cidade não tem suportado a poluição e ação dos próprios moradores

Apesar das dificuldades, as atletas apostam que têm chance de brilhar nas Olimpíadas

Apesar de ser um universo ainda dominado pela presença masculina, as mulheres estão batalhando para romper com este paradigma e ganhar cada vez mais espaço. A profissionalização ainda é o maior desafio

Vários partidos com atuação em Goiás podem deixar de existir devido à cláusula de barreira. A saída é apostar na contagem da sobra de votos para tentar eleger representantes no Legislativo

Celebração está marcada para o dia 12 deste mês, mas listamos lugares para quem quer comemorar também durante a semana. Confira

Nutricionista dá dicas de preparo e lista as principais funções de cada infusão no organismo
[caption id="attachment_129560" align="alignnone" width="620"]
Os chás são poderosas fontes de nutrientes para a saúde e as combinações presentes nas infusões podem ajudar no emagrecimento e até ajudar na recuperação de algumas doenças.
De acordo com a nutricionista Isadora Veiga Jardim, os chás podem ser considerados medicamentos naturais. De acordo com ela, para melhor aproveitamento dos nutrientes , é preciso que seja feita a infusão de flores e folhas. "Quando a água começar a ferver, desligue o fogo e coloque sob as ervas. Em seguida, abafe por cerca de 10 minutos para extrair os princípios ativos da planta. Para raízes e cascas, coloque-as em água, deixe ferver junto por 5 a 10 minutos e coe", explica.
A sugestão da especialista é colocar uma colher de sopa para 300 ml de água. "É importantíssimo não adoçar e sentir o gosto natural do chá", finaliza.
A pedido do Jornal Opção, Isadora listou dez chás e explicou os benefícios e nutrientes de cada. Confira:
Chá verde
Extraído da planta Camellia sinensis, o chá verde é utilizado na prevenção e tratamento de diversas doenças crônico-degenerativas. Possui efeito antioxidante, anti-inflamatório, diurético, auxilia na digestão de carboidratos podendo reduzir a absorção de glicose da refeição e consequentemente influencia no controle de peso.
Os efeitos do chá verde se devem aos compostos polifenólicos, como as catequinas e flavonoides presentes no chá, além de vitaminas e minerais também presentes.
Chá de hibiscos
Possui substâncias antioxidantes, ação anti-inflamatória, e também auxilia na digestão de carboidratos, podendo reduzir a absorção de glicose da refeição. Hoje, é muito utilizado para efeito diurético.
Chá de alecrim
Este chá também possui substâncias antioxidantes e ações anti-inflamatória, neuroprotetora e antimicrobiana. O chá de alecrim melhora a secreção ácida no estômago , consequentemente, a digestão. “Uso muito para recuperar lesões, principalmente no estômago”, orienta a especialista.
Chá de capim santo
Também é conhecido por capim cidreira. Ele tem ação de calmante natural, potencializando o sono e amenizando a ansiedade. Também tem ação analgésica, sendo indicado para tratamento de cólicas intestinais e menstruais.
Chá de camomila
É bastante conhecido porque tem efeito calmante, auxiliando principalmente na ansiedade e na insônia. Mas, além disso, também possui ótima ação no trato gastro-intestinal. Ele auxilia ainda na cicatrização.
Chá de canela
O chá de canela tem muitos antioxidantes como as proantocianidinas, com atividade antimicrobiana, anti-inflamatória e melhora do controle glicêmico. “Também gosto de usar como estratégia para reduzir a vontade de doces”, diz Isadora.
Chá de gengibre
Ele é repleto de compostos bioativos que possuem capacidade anti-inflamatória, imunomoduladora, analgésica e antioxidante. “Uso muito também para auxílio das dores no estômago, auxiliando dessa forma a digestão e também para controlar náuseas e enjoos principalmente em gestantes”, explica a nutricionista.
Chá de mulungu
Tem propriedades calmantes, antidepressiva, antibacteriana e anti-inflamatória. Muito usado para auxiliar no sono e ansiedade.
Chá de espinheira- santa
Tem ação anti–inflamatória, analgésica e cicatrizante devido aos taninos. “Dizemos que ela é o ‘omeprazol natural’. Uso muito para dores no estômago, distensão abdominal e auxílio no tratamento de úlcera”, finaliza.
Chá de Hortelã
Como a maioria dos chás, o de hortelã tem substâncias antioxidantes como os flavonoides, ação anti-inflamatória, calmante, descongestionante e ainda estimula o aparelho digestivo, auxiliando no alívio de dores no estômago, alívio de gases e dores de cabeça.

Dia especial foi repleto de homenagens nas redes sociais

Solteiros românticos também podem podem conferir as sugestões do Jornal Opção

Nutricionista dá dicas para evitar noites mal dormidas e desequilíbrio na rotina

O trabalho da equipe começa na tarde desta sexta-feira (6/4) e termina no sábado (7)

É melhor se antecipar o máximo possível, pois quanto mais tarde você comprar as passagens e reservar o local que pretende ficar, mais cara ficará a sua viagem

Na esteira do atual momento brasileiro, autores aproveitam para lançar obras para explicar como o Brasil chegou até ele

Além de Temer, FHC, José Sarney, Jânio Quadros e até Getúlio Vargas colaboraram para a literatura brasileira

Representantes dos espíritas, dos católicos, dos evangélicos e dos luteranos falam do significado da data