Com insônia? Confira os alimentos amigos de uma boa noite de sono

Nutricionista dá dicas para evitar noites mal dormidas e desequilíbrio na rotina

Frutas
Foto: Jaelson Lucas/SMCS

Uma noite mal dormida carrega muitos malefícios, entre eles o desequilíbrio do metabolismo e dos hormônios e, se recorrente, pode causar até ganho de peso. Quando o assunto é dificuldade para dormir, muitas pessoas acabam buscando medidas extremas, como remédios fortes, e o mais grave, sem consultar um médico.

A boa notícia é que essa não é a única saída. A insônia pode sim ser minimizada pela combinação de uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas.

“A química de alguns alimentos pode alterar a produção de substâncias que são responsáveis por transmitir impulsos nervosos no cérebro, portanto, o que comemos interfere diretamente na qualidade do nosso sono”, explica a nutricionista Cyntia Maureen, consultora da Superbom.

Ao Jornal Opção, a especialista lista os alimentos que auxiliam no combate à insônia. Confira:

Aveia
Rica em melatonina, o hormônio do sono, a aveia induz o relaxamento e ajuda no funcionamento do metabolismo e, por isso, acaba se tornando um ótimo lanche da noite.

Mel
Por ser um carboidrato, responsável por aumentar os níveis de insulina no sangue, o mel facilita a entrada do triptofano no cérebro, que posteriormente se torna serotonina e estimula o corpo a dormir profundamente.

Banana
Alimento clássico e muito usado como indutor natural de sono, a banana é um eficiente relaxante muscular por possuir triptofano, vitamina B6, magnésio e potássio. Ela estimula a produção de serotonina, hormônio responsável por induzir o sentimento de bem-estar, e, consequentemente, ajuda a diminuir ansiedade e irritação.

Grão de bico
O grão de bico possui uma infinidade de benefícios para a saúde, pois, contém quantidades elevadas de vitamina B6, que, assim como a banana, estimula a produção do chamado hormônio do sono.

Alface
A alface contém grande quantidade de lactucina e lactupicrina na composição. Essas substâncias, presentes no talo do alimento, atuam como calmantes e relaxantes naturais.

Maracujá
Conhecido como calmante natural, a fruta é rica em vitaminas do complexo B, além de vitamina C, que, de acordo com a especialista, reduz a liberação do cortisol, conhecido como hormônio do estresse, ajudando também nas funções imunológicas e emocionais e fazendo com que o sono seja induzido de forma sutil.

Camomila
Outro alimento clássico e conhecido por estimular o sono é a camomila. A iguaria contém glicina, um aminoácido que possui um leve efeito sedativo, relaxando músculos e o sistema nervoso.

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