Conheça os benefícios e nutrientes de dez tipos de chá

Nutricionista dá dicas de preparo e lista as principais funções de cada infusão no organismo

Foto: Reprodução

Os chás são poderosas fontes de nutrientes para a saúde e as combinações presentes nas infusões podem ajudar no emagrecimento e até ajudar na recuperação de algumas doenças.

De acordo com a nutricionista Isadora Veiga Jardim, os chás podem ser considerados medicamentos naturais. De acordo com ela, para melhor aproveitamento dos nutrientes , é preciso que seja feita a infusão de flores e folhas. “Quando a água começar a ferver, desligue o fogo e coloque sob as ervas. Em seguida, abafe por cerca de 10 minutos para extrair os princípios ativos da planta. Para raízes e cascas, coloque-as em água, deixe ferver junto por 5 a 10 minutos e coe”, explica.

A sugestão da especialista é colocar uma colher de sopa para 300 ml de água. “É importantíssimo não adoçar e sentir o gosto natural do chá”, finaliza.

A pedido do Jornal Opção, Isadora listou dez chás e explicou os benefícios e nutrientes de cada. Confira:

Chá verde

Extraído da planta Camellia sinensis, o chá verde é utilizado na prevenção e tratamento de diversas doenças crônico-degenerativas. Possui efeito antioxidante, anti-inflamatório, diurético, auxilia na digestão de carboidratos podendo reduzir a absorção de glicose da refeição e consequentemente influencia no controle de peso.

Os efeitos do chá verde se devem aos compostos polifenólicos, como as catequinas e flavonoides presentes no chá, além de vitaminas e minerais também presentes.

Chá de hibiscos

Possui substâncias antioxidantes, ação anti-inflamatória, e também auxilia na digestão de carboidratos, podendo reduzir a absorção de glicose da refeição. Hoje, é muito utilizado para efeito diurético.

Chá de alecrim

Este chá também possui substâncias antioxidantes e ações anti-inflamatória, neuroprotetora e antimicrobiana. O chá de alecrim melhora a secreção ácida no estômago , consequentemente, a digestão. “Uso muito para recuperar lesões, principalmente no estômago”, orienta a especialista.

Chá de capim santo

Também é conhecido por capim cidreira. Ele tem ação de calmante natural, potencializando o sono e amenizando a ansiedade. Também tem ação analgésica, sendo indicado para tratamento de cólicas intestinais e menstruais.

 Chá de camomila

É bastante conhecido porque tem efeito calmante, auxiliando principalmente na ansiedade e na insônia. Mas, além disso, também possui ótima ação no trato gastro-intestinal. Ele auxilia ainda na cicatrização.

Chá de canela

O chá de canela tem muitos antioxidantes como as proantocianidinas, com atividade antimicrobiana, anti-inflamatória e melhora do controle glicêmico. “Também gosto de usar como estratégia para reduzir a vontade de doces”, diz Isadora.

Chá de gengibre

Ele é repleto de compostos bioativos que possuem capacidade anti-inflamatória, imunomoduladora, analgésica e antioxidante. “Uso muito também para auxílio das dores no estômago, auxiliando dessa forma a digestão e também para controlar náuseas e enjoos principalmente em gestantes”, explica a nutricionista.

Chá de mulungu

Tem propriedades calmantes, antidepressiva, antibacteriana e anti-inflamatória. Muito usado para auxiliar no sono e ansiedade.

Chá de espinheira- santa

Tem ação anti–inflamatória, analgésica e cicatrizante devido aos taninos. “Dizemos que ela é o ‘omeprazol natural’. Uso muito para dores no estômago, distensão abdominal e auxílio no tratamento de úlcera”, finaliza.

Chá de Hortelã

Como a maioria dos chás, o de hortelã tem substâncias antioxidantes como os flavonoides, ação anti-inflamatória, calmante, descongestionante e ainda estimula o aparelho digestivo, auxiliando no alívio de dores no estômago, alívio de gases e dores de cabeça.

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