Notícias

Encontramos 153355 resultados
Deputado repudia PEC de Caiado que acaba com repasse exclusivo para UEG

Claudio Meirelles argumenta que a universidade já passa por dificuldades financeiras. "Retirando este valor extra começamos a correr o risco de fecharmos várias unidades”, argumenta

Glenn Greenwald, do The Intercept Brasil, vai à Câmara falar sobre mensagens de Sergio Moro

Para parlamentares, reportagens “jogam dúvidas contundentes sobre a imparcialidade na atuação do Juiz Sergio Moro”

Carlesse solicita recursos para pavimentação de trecho que liga Palmas ao Jalapão

Ministro Marcelo Álvaro esteve na capital tocantinense para lançamento do programa Investe Turismo, em parceria com o Sebrae

Marcelo Álvaro e Carlesse: pedido de recursos | Foto: Ademir dos Anjos

O governador Mauro Carlesse (DEM) recebeu, na segunda-feira, 24, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, e solicitou apoio e aporte financeiro para obras de infraestrutura: o asfaltamento das rodovias TO-030, TO-110 e TO-255, que ligam a cidade de Novo Acordo a São Félix, a Mateiros e a Ponte Alta do Tocantins, interligando a região do Jalapão à capital Palmas, por asfalto. Outra solicitação do governador foi a revitalização da ponte sobre o Lago de Palmas.

A intenção de Carlesse é que, além de uma via de acesso, a ponte de Palmas seja um cartão postal ainda mais atrativo. “A maior dificuldade para desenvolver o nosso turismo é a infraestrutura. E nossa intenção é começar e terminar a obra de asfaltamento para o Jalapão. Pois essas comunidades estão isoladas e agora essa infraestrutura é nossa responsabilidade”, afirmou o gestor.

Além do Jalapão e do Lago de Palmas, o governador Mauro Carlesse destacou outras regiões como a Ilha do Bananal e o Cantão, que também necessitam de investimentos para o fortalecimento do turismo na região. “O turismo é uma das melhores alternativas para gerar empregos. O investidor sabe que o retorno é garantido e rápido. O nosso governo trabalha para desenvolver esses projetos que vão alavancar o desenvolvimento do Estado”, reforçou Carlesse.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, visitou Palmas para o lançamento do programa “Investe Turismo”, uma parceria do governo federal, governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo e Economia Criativa (Adetuc) e Sebrae Tocantins. Além do lançamento do programa, o Ministro afirmou que pretende – junto com os Estados e municípios – realizar um estudo de viabilidade de investimentos, que serão utilizados na busca por empresas interessadas em instalar empreendimentos turísticos nas regiões catalogadas. “Vamos levar esses estudos de viabilidade para feiras de negócios turísticos no Brasil e no exterior”, afirmou.

Investimentos árabes

Simultaneamente, os secretários César Halum (Agricultura Pecuária e Aquicultura) e Ridoval Chiareloto (Indústria, Comércio e Serviços), receberam uma comitiva do ABU Dhabi Fund for Development oriundo dos Emirados Árabes Unidos, que estão em busca de consolidar negócios no  Tocantins. A reunião foi acompanhada pelo superintendente do Banco da Amazônia, Marivaldo Melo e o presidente da  Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Alberto Mendes da Rocha.

A comitiva, composta pelo   encarregado de negócio da Embaixada daquele país, Abdelrahman Almaazi, e dos conselheiros do fundo de investimento Sharif Alsuwaidi e Tariq Obaid, veio ao Tocantins para conhecer as oportunidades, na área do agronegócio, com interesse em adquirir empreendimentos de pequeno, médio e grande porte.

Os investidores   árabes têm interesse em efetivar negócios com indústrias de processamento de carne, grãos e com outros setores como agricultura, piscicultura, avicultura, e energia renovável, cujos empreendimentos estejam operando ou os projetos apresentem estudo de viabilidade econômica. O Fundo também está aberto a financiar projetos ligados à área de infraestrutura como estradas, pontes e barragens, através de Parcerias Público-Privadas.  “Nós percebemos que o Tocantins é um estado novo como os Emirados Árabes e por isso, queremos apoiá-los com os seus projetos”, afirmou o encarregado de negócios da Embaixada, Abdelrahman Almaazi, acrescentando que  o Fundo já  tem mais de 5 bilhões de  dólares  investidos no País.  

Chiareloto apresentou as potencialidades do Tocantins que o faz diferenciar dos demais estados, principalmente, na questão logística, por contar com a Ferrovia Norte-Sul, com pátios modais, além de portos fluviais que dão acesso ao Atlântico, aeroportos em plena operação e  uma malha viária que permite acesso a todas as regiões do País. A localização estratégica do Tocantins, que faz divisa com seis estados da federação o que permite chegar a 41 milhões de consumidores num  raio de 1.200 km. “O Tocantins está pronto para viabilizar qualquer empreendimento e podemos oferecer mais que os outros estados já que contamos com localização privilegiada, logística diferenciada, bons incentivos fiscais  e terras abundantes disponíveis para exploração,”  ressaltou o secretário.

Bolsonaro tem relação com demissões de Villa e Paulo Henrique Amorim e do pedido de demissão de Sheherazade?

Record coloca âncora do Domingo Espetacular na geladeira, enquanto a apresentadora do SBT Brasil tornou-se alvo do empresário Luciano Hang

Rache Sheherazade, Paulo Henrique Amorim e Marco Antonio Villa | Fotos: Divulgação

Os dias estão complicados para o jornalismo brasileiro. Alvo de críticas tanto da esquerda (que chama a Globo e outros grandes veículos de golpistas), quanto da direita (para quem os mesmos veículos são comunistas), a imprensa tem registrado baixas, motivadas por questões financeiras ou interesses políticos, e pedidos de cabeça.

Nesta segunda-feira, 24, a Record confirmou o afastamento do apresentador Paulo Henrique Amorim da apresentação do Domingo Espetacular. O jornalista estava há quase 15 anos à frente da revista eletrônica da emissora.

Em nota oficial, a TV do bispo Edir Macedo informou que, a partir do próximo domingo, o Domingo Espetacular será apresentado por Patrícia Costa e Eduardo Ribeiro. “As mudanças fazem parte da reformulação do jornalismo da TV Record”, diz a nota.

Dono do blog Conversa Afiada, Paulo Henrique Amorim defende a tese de que a ex-presidente Dilma Rousseff foi vítima de um golpe e é um crítico da Lava Jato e da condenação do ex-presidente Lula, bem antes do escândalo da Vaza Jato.

Nos últimos meses, PHA tem atacado duramente o governo Bolsonaro. Daí surge o boato de que o afastamento do profissional, que permanecerá na geladeira “à disposição para novos projetos”, tem relação com o Palácio do Alvorada – a emissora tem tido uma posição simpática ao atual presidente.

Paulo Henrique Amorim também teve seus problemas internos e externos. Há dois anos, foi acusado de assédio moral pelas colegas Janine Borba, Patrícia Costa e Thalita Oliveira. Em 2013, PHA foi condenado por injúria racial, em um processo movido pelo apresentador Heraldo Pereira, hoje na Globonews. No Conversa Afiada, Amorim afirmara que Pereira era um “negro de alma branca” e que nunca havia revelado nada além de ser “negro e de origem humilde”.

Cabeça à prêmio

Quem também tem enfrentado problemas nos últimos dias é a apresentadora do SBT Brasil, Rachel Sheherazade. Em uma postagem no Twitter, o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, pediu a cabeça da jornalista. Ao comentar demissões na emissora, Hang escreveu: “O jornalismo da grande mídia está todo contaminado com ideologias comunistas que destroem o nosso Brasil. Parabéns, Silvio Santos. Somos fruto do que plantamos no passado. O povo quer mudanças. Ainda falta mais gente para você demitir. Rachel é uma delas”, ‘sugeriu’ Hang em postagem no microblog.

Sheherazade respondeu na mesma rede social. E prometeu processar o empresário. Até o momento, Sílvio Santos não deu sinais de que atenderá ao pedido de um dos anunciantes da emissora.

Por fim, na segunda-feira o historiador Marco Antonio Villa anunciou sua demissão da Jovem Pan. Segundo o autor de “Ditadura à brasileira”, Villa disse que decidiu não voltar à rádio após ter sido afastado por 30 dias. “Não tinha mais nem condições de voltar a trabalhar lá. Senti que não havia mais clima depois de me darem uma quase punição”, afirmou em entrevista ao UOL.

Por coincidência, ou não, os três têm em comum o fato de serem críticos ao governo Bolsonaro. Villa e Sheherazade (a segunda mais que o primeiro) são, ou eram, inclusive, ídolos da direita de Twitter. Hoje, são chamados de “comunistas”.

Em primeira feira Hippie após início das obras, nem todos conseguiram montar suas barracas

“Serão cinco meses complicados”, afirma feirante Nara Coutrin; prefeitura informou que empreenderá melhorias no local para reduzir transtornos

“Governo é reativo, sem iniciativa. Letárgico, lento”, afirma Daniel Vilela

Segundo presidente do MDB estadual, governo Caiado é reativo, sem iniciativa. “Letárgico”

Bolsonaro volta a dar sinais positivos para transferência da Fórmula 1 de 2021 para o Rio de Janeiro

Segundo ele, há 99 de chance de isso ocorrer. A seu ver, as consequências seriam positivas para o Estado

Primeira década da morte de Michael Jackson pode passar em branco

Conteúdos exclusivos que seriam exibidos para homenagear o astro foram suspensos. O motivo: lançamento do documentário ‘Deixando Neverland’, da HBO 

Prefeitura de Anápolis realiza primeira audiência pública com alunos da rede municipal de ensino

"Quando os alunos estão conscientes de que todo o material da escola é adquirido com recursos deles mesmos, a valorização pelo patrimônio aumenta”, disse diretora de Planejamento, Orçamento e Patrimônio da cidade

Construção do complexo viário da Avenida Jamel Cecílio deve começar em agosto

Prefeitura aguarda avaliação de propostas das empresas habilitadas no processo de licitação

MPGO recomenda exoneração de presidente da Agehab

Segundo promotoria, legislação veda, a quem exerce cargos de direção de partidos, presidir empresa estatal de economia mista

SES-GO afirma que mantém repasses regulares para Organização Social que gere o HDT

Servidores do HDT e do Ceap-SOL afirmaram que salários estavam atrasados; unidades alegaram que a falta de pagamento se devia “à elevada inadimplência do Estado com as OSs”

Fieg promove evento para discutir atração de investimentos

Encontro em Goiânia terá a participação dos titulares da Seinfra e Goiás Parcerias. Objetivo é identificar oportunidades em setores estratégicos ao desenvolvimento

Mutirama será reaberto sem quiosques e permissionários seguem na luta

Estabelecimentos estão fechados há dois anos desde a interdição do parque e ainda não sabem quando voltarão, já que a prefeitura convocou nova licitação 

Francisco Costa e Luiz Phillipe Araújo

Após dois anos de reparos motivados por acidente, a Prefeitura de Goiânia vai reabrir o parque Mutirama neste sábado, 29. No entanto os quiosques permanecem fechados e permissionários não sabem quando retornam às atividades, já que o Paço convocou um novo processo licitatório.

O espaço, que completa 50 anos em novembro deste ano, ficou fechado por dois anos após um grave acidente em julho de 2017, que deixou 13 pessoas feridas. De lá pra cá a gestão do Município optou por mudanças como a interdição do brinquedo onde ocorreu o acidente, além da revisão dos contratos com permissionários que trabalhavam na venda de produtos dentro do parque.

Segundo a Prefeitura os antigos 36 permissionários atuavam “com contratos precários”. Com isso, a administração municipal, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público (MP), retirou os comerciantes de lá. Acontece que o novo processo de licitação proposto pela gestão Iris prevê apenas 26 estabelecimentos, ou seja, dez a menos.

Projeto

No inicio deste mês a Câmara Municipal aprovou em definitivo o projeto de Lei que estabelece critérios para o processo licitatório que permite o uso e exploração de atividades econômicas no Parque Mutirama, ficando previsto que os antigos permissionários terão mais um ano para se adequarem ao processo. Apesar disso o prefeito ainda não se manifestou sobre a matéria.

Ao Jornal Opção um dos líderes dos permissionários, Francisco Carlos, conhecido como Carlão do Mutirama, disse esperar que o prefeito se manifeste até o fim da semana. Carlão destacou que a Prefeitura não ofereceu aos usuários do parque uma alternativa viável para acesso à alimentação durante a visita, já que até o fim do processo proposto pelo Município os quiosques estarão fechados.

“O que nós estamos esperando é a aprovação do prefeito. Nós não somos contra o novo processo de licitação, mas queremos ter condições de competir, por isso o projeto prevê mais um ano. No momento não temos condições de participar”, disse o trabalhador.

Crea

A reportagem procurou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO), Francisco Almeida, para tratar sobre o assunto, mas o mesmo, conforme assessoria, aguarda o "envio de documentos" para se pronunciar.

Vale destacar que, no começo deste mês, Almeida garantiu que o parque só seria liberado após o aval do Crea. À época, Francisco disse que o órgão esteve lá e fez um diagnóstico, com acompanhamento de um engenheiro mecânico, e que a expectativa era que o Mutirama fosse aberto em 12 de outubro, Dia das Crianças. "Não é só brinquedo, é tudo", falou na ocasião.

Prefeitura

"Os últimos ajustes para receber o público com o máximo de segurança e conforto estão sendo realizados pela agência municipal de Turismo Eventos e Lazer (Agetul), responsável pelo espaço. A reinauguração terá presença de alunos da rede municipal de ensino", diz trecho do texto da prefeitura.

Em relação ao brinquedo que teve uma falha em 2017, o Twister, este foi desativado, assim como sua torre. Com o acidente, 13 pessoas ficaram feridas.

Ainda conforme dados da administração municipal, foi realizado um processo seletivo para a contratação de 100 novos funcionários, que passaram por treinamento para a reabertura do parque, que terá novos bancos, lixeiras e para-raios, além de mesas.