Resultados do marcador: Educação

Os investimentos totais são de R$ 535,8 milhões

Matéria ainda trata de outros benefícios, como gratificações e auxílio locomoção

O serviço está disponível desde o dia 7 de agosto

O volume anormal de chuva esperado para as primeiras semanas de setembro não é visto como algo comum pelos meteorologistas

Fundada em 1898, ela perde apenas para as Faculdades de Recife, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Ouro Preto

Segundo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO) as políticas públicas para diminuir esse número em Goiânia tem pouca eficácia

Infraestrutura, formação profissional e material didático são alguns dos focos da Secretaria de Educação de Goiás

A Rede Federal de Ensino no Brasil possui uma trajetória marcada por significativas transformações, refletindo as mudanças sociais, políticas e econômicas do país. Desde sua criação, ela tem desempenhado um papel central na promoção da educação pública e na redução das desigualdades regionais. Buscando qualidade de vida, que deve ser um objetivo dos países desenvolvidos, o Brasil expandiu sua rede de instituições de ensino técnico, tecnológico e superior.
O início dessa história remonta ao começo do século XX, quando o governo de Nilo Peçanha, em 1909, fundou as primeiras Escolas de Aprendizes Artífices. Essas instituições foram a base dos atuais Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Os IFs, por sua vez, tem como objetivo desde seu princípio formar trabalhadores qualificados para atender à crescente demanda da industrialização do Brasil.
Durante os anos 1940, o presidente Getúlio Vargas impulsionou uma das primeiras grandes expansões da rede. Ele optou por transformar as Escolas de Aprendizes Artífices em Liceus Industriais e Escolas Técnicas Federais. Já na década de 1960, houve um esforço para interiorizar o ensino técnico e superior, com a criação de novas escolas em diversas regiões. Isso foi durante o governo de Juscelino Kubitschek.
De acordo com o portal do Governo Federal, no ano de 2006, haviam 144 unidades de instituições federais no Brasil. Em 2018, os dados apontam que haviam cerca de 643 unidades em funcionamento no território nacional. Ou seja, demonstra o investimento dos governos petistas na educação.
Atualmente, a Rede Federal de ensino conta com cerca de 659 unidades de ensino vinculadas aos Institutos Federais. Isso inclui: 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia; 2 centros federais de educação tecnológica (Cefet); 23 escolas técnicas vinculadas às universidades federais; o Colégio Pedro II, com seus respectivos campus; e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Governo Lula

O processo de expansão continuou no início do século XXI. Durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a rede foi amplamente ampliada e reorganizada. Porque até o ano de 2005, um dos maiores desafios da educação, em sua esfera federal, era uma lei de 1994. Isso porque o ex-presidente Itamar Franco havia proibido a criação de novas unidades de ensino profissional federais.
Essa lei foi revogada em novembro de 2005 pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva. Então, em 2008, o presidente instituiu a lei que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, unificando e expandindo as escolas técnicas, agrotécnicas e centros federais de educação tecnológica (CEFETs) em uma única rede nacional. Essa expansão foi liderada pelo então ministro da Educação, Fernando Haddad, e teve o apoio do Congresso Nacional.
Jerônimo Rodrigues, ex-reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG) e ex-presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), destaca a importância dessa transição. “A mudança de Cefet para IF significa ser lei, e não decreto. Porque um decreto só depende do presidente para existir ou deixar de existir”, ressalta o experiente professor.
Enquanto isso, em Goiás...

Essa grande rede federal possibilitou, a partir de 2008, a perspectiva de uma capilaridade maior para as instituições goianas. Ou seja, onde existiam apenas as unidades de Goiânia e Jataí, houve um salto para 16 câmpus; “Isso só no Instituto Federal de Goiás, onde eu fui reitor por oito anos, o Instituto Federal Goiano deve ter mais 12 ou 13 campus também”, afirma Jerônimo Rodrigues.
Segundo ele, o objetivo, desde o início da expansão, era garantir que ninguém precisaria se locomover distâncias absurdas pelo direito à educação de qualidade. Rodrigues se orgulha de trabalhar na rede pública de ensino desde 1984, quando começou a carreira como servidor da educação federal. Inclusive, foi o responsável por abrir a primeira unidade descentralizada da Escola Técnica Federal, em Jataí.
Esse início de carreira ocorreu graças ao Governo Sarney, que propôs a criação de 200 escolas técnicas. A partir daí, Rodrigues passou a trabalhar ativamente na implantação de novos campus, como fez em Luziânia, Formosa e Águas Lindas.
Em seguida, voltou à Goiânia, em 1993, para assumir um novo cargo de pró-reitor. Ele passou a cuidar não apenas da implantação física do espaço, mas também da mobilização de funcionários para garantir o funcionamento de cada instituição. Em 2013, se elegeu vice-reitor do IFG e quatro anos depois, foi eleito reitor. “Posso dizer sem falsa modéstia? Nós não tivemos nenhum concorrente, e eu acredito que seja devido ao resultado dos meus trabalhos anteriores”, disse ele, sorridente e orgulhoso.

Jerônimo Rodrigues (PSB) agora é candidato a vice-prefeito de Goiânia na chapa de Adriana Accorsi. Questionado pela reportagem sobre como essa experiência com a educação poderia auxiliá-lo na gestão de da cidade, Rodrigues comparou Goiânia com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Ensino. Ele explica que o órgão soma cerca de um milhão e meio de alunos, mais aproximadamente cem mil servidores, entre professores e técnicos administrativos. “É maior do que Goiânia, em termos de população, então é interessante imaginar”, afirma, confiante em sua habilidade de administração.
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A deputada estadual, Vivian Naves (PP), comemorou os números divulgados, nesta semana, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que colocaram Goiás no topo do ranking nacional do ensino médio, batendo ainda a meta dos anos finais do ensino fundamental e colocando o estado acima do esperado para os anos iniciais.
A parlamentar fez questão de elogiar a entrega de professores e demais profissionais da educação, responsáveis principais, segundo suas palavras, por dar o título de campeão da educação ao estado. Todavia, enalteceu a gestão de resultados implantada pelo governador, Ronaldo Caiado (UB), e por prefeitos, que foram também fundamentais para que se alcançasse o bom quadro geral, citando o sucesso anapolino no setor.
“A Rede Municipal de Anápolis, por exemplo, chegou a 6.2, acima da média nacional, sendo que nos anos finais do Ensino Fundamental também marcou 5 pontos e só não ficou acima de Goiânia, dentre as grandes cidades do estado. Isso não é obra do acaso, mas fruto do empenho dos nossos profissionais, alunos e também porque o gestor responsável, no caso o prefeito Roberto, decidiu priorizar, de fato, a educação e é isso que a população precisa: algo além do discurso”, elencou.
Especificamente sobre o feito da gestão Caiado, top 1 no Brasil com 4,8 no Ensino Médio, batendo a meta, bem como nos anos finais do Ensino Fundamental com 5,5 e 6,3 nos anos iniciais, a deputada afirmou que sente orgulho por apoiar o Governo do Estado que mais dá certo no Brasil e que, no seu curso, constrói feitos históricos.
“Deve ser sim motivo de muita comemoração, por parte de todos os goianos, este feito extraordinário. Somos referência em educação e isso gera bons frutos muito além apenas da nossa autoestima. Nossa economia vai ganhar com isso, politicamente o estado fica muito mais forte para ocupar seu espaço junto ao Governo Federal e, de maneira pessoal, penso que essa colocação faz muita justiça ao Caiado, à secretária Fátima Gavioli e à primeira-dama, Gracinha. Não é à toa que muita gente trata essa gestão como uma das melhores da história do estado. É muito bom ver Goiás no topo”, elogiou.
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O candidato opta por manter o "Doutor", porque o atual prefeito utiliza o título apesar de não ter doutorado. Além disso, ele afirma que quer tirar o título desse pedestal afastado da população.

O Ideb é calculado a partir de dados de aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Saeb

Medida cautelar foi encaminhada para o Tribunal de Contas dos Municípios para averiguar a situação