Enem 2024: estudantes realizam segundo dia de prova neste domingo
10 novembro 2024 às 09h21
COMPARTILHAR
Neste domingo, 10, milhares de estudantes em todo o Brasil farão o segundo dia do Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio). O Inep, responsável pela organização do exame, já divulgou os horários e orientações essenciais para os candidatos.
- Abertura dos Portões: 12h
- Fechamento dos Portões: 13h
- Início da Prova: 13h30
- Saída Permitida (sem caderno de questões): a partir das 15h30
- Saída com caderno de questões: a partir das 18h
- Encerramento da Prova: 18h30
Os candidatos responderão um total de 90 questões, sendo 45 de Matemática e 45 de Ciências da Natureza (química, física e biologia). Os candidatos que não fizeram o primeiro dia ainda podem realizar a prova deste domingo.
Aqueles que enfrentaram problemas logísticos ou tiveram diagnóstico de doenças infectocontagiosas podem solicitar a reaplicação entre os dias 11 e 15 de novembro. Se aprovada, a nova data para a prova será 10 e 11 de dezembro.
O gabarito oficial estará disponível no portal do Inep no dia 20 de novembro, e o resultado final será divulgado em 13 de janeiro de 2025. Para entrar, os candidatos devem portar:
- Caneta esferográfica preta em material transparente
- Documento de Identificação válido (como RG, CNH, ou documento digital pelo gov.br)
Itens como lanches e água são permitidos. Todos os demais objetos, como celulares e relógios, devem ser guardados no porta-objetos fornecido no local de prova.
A nota do Enem pode ser usada para ingresso em universidades públicas via SiSU ou para bolsas de estudos em instituições privadas pelo ProUni. O resultado também permite a inscrição no Fies e é aceito por diversas universidades em Portugal.
O Enem 2024 terá ampla operação de logística:
- 9 milhões de provas impressas
- 1.753 municípios participantes
- 140 mil salas de aplicação
- 10 mil coordenações e mais de 300 mil colaboradores envolvidos
Para os próximos anos, o Ministério da Educação planeja implementar o “Novo Enem”, que deverá incluir questões discursivas em 2025, ampliando o papel do exame na seleção acadêmica.
Leia também: