O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou em Manaus no início da tarde deste domingo. Pela manhã ele participou de uma reunião da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), em Lima, no Peru. Essa é a primeira visita de um presidente estadunidense em exercício à Amazônia.

Biden fica cerca de quatro horas na capital amazonense. Assim que chegou, foi recebido pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (UB); pela embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley; pelo cientista brasileiro, Carlos Nobre.

Nobre é um dos nomes mais respeitados do mundo quando o assunto é mudança climática. Nobre fez parte da equipe internacional de cientistas que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007, por seu trabalho como um dos autores do Quarto Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

Entre 2011 e 2015, ele chegou a ser secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O objetivo da presença de Carlos Nobre ao lado de Joe Biden é dar um panorama real sobre a importância da Floresta Amazônica para o clima global.

Biden fez um voo de helicóptero sob a floresta, em seguida ele vai até o Museu da Amazônia e  faz um pronunciamento para a imprensa. Depois o presidente vai para o Rio de Janeiro, onde participa da cúpula do G20. 

Leia também:

Países emergentes serão pressionados para contribuir com financiamento de ações climáticas durante o G20

Cúpula do G20 começa nesta segunda, confira os chefes de estado que devem comparecer