O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou projeto de lei que institui a Política Estadual de Saúde Ocular em Goiás. A proposta visa distribuir óculos para alunos da rede pública de ensino. Gomide apresentou o texto na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

O PL estabelece a articulação entre órgãos para desenvolvimento de estratégias que promovam qualidade de vida, educação, proteção, recuperação da saúde e prevenção de doenças oftalmológicas. O deputado também propôs que se organize ações de cuidado integral que abranjam promoção, prevenção, tratamento e recuperação nos diversos níveis de atenção à saúde.

Outro ponto citado no texto são relacionadas a mobilizações periódicas para atendimento oftalmológico clínico e cirúrgico em todos os municípios do Estado de Goiás. Com isso, a política pública deverá priorizar o fornecimento de óculos aos alunos, com avaliação oftalmológica preferencialmente realizada no início do ano letivo.

“A saúde ocular é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e educacional, sendo especialmente relevante para crianças e adolescentes em idade escolar, cuja aprendizagem pode ser significativamente prejudicada por problemas de visão não tratados”, destaca Antônio Gomide.

Leia também

Apesar da derrota, Gomide amplia eleitorado em quase 50% em Anápolis