O prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), confirmou que Goiânia conseguiu fazer a adesão ao programa de escola integral do Ministério da Educação. O anúncio foi feito durante viagem à Londres, onde Mabel está fazendo um curso destinado a prefeitos eleitos pelo União Brasil.

O prefeito eleito afirmou que entre quinta-feira, 21, e sexta-feira, 22, vai formalizar a adesão ao programa. “Nós não tínhamos aderido a ela, ficou uma celeuma danada, mas nós conseguimos recuperar isso daí, então a Prefeitura (atual gestão) está colaborando com esse assunto também. É um recurso importante para nossa cidade que nós estávamos perdendo e não vamos perder mais” afirmou Mabel.

No início deste mês de Novembro, o prefeito eleito esteve em Brasília e se reuniu com a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Macedo Pacobahyba,

Goiânia tinha sido a única capital que não se inscreveu no programa que garante verba de incentivo à expansão do ensino integral no país no prazo dado pelo Ministério da Educação. A justificativa da Secretaria Municipal de Educação é que as contrapartidas exigidas não são condizentes com as atuais condições da gestão.

A gestão de Mabel, que se inicia em janeiro, tem interesse na inscrição do programa, mas depende do envio de documentação por parte da SME.

A deputada e líder da bancada goiana, Flávia Morais (PDT), que liderou as conversações com o Ministério da Educação e com o FNDE, comentou que o objetivo era garantir recursos já empenhados para a Capital e articular a chegada de mais dinheiro para as áreas prioritárias da gestão. 

Leia também:

“Garantir o que está empenhado e empenhar o que não está”, diz Flávia Morais sobre ida de Mabel à Brasília