A Universidade Federal de Goiás (UFG) recebeu, nesta quinta-feira, 21, o prêmio de melhor universidade da Região Centro-Oeste. Isso é graças ao maior percentual de publicações em acesso aberto (Highly Cited Papers) entre 2019 e 2023. Para concorrer à premiação, exigem no mínimo de 4 mil publicações citadas. A cerimônia ocorreu em Brasília, durante o 7º Seminário do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A reitora, Angelita Pereira de Lima, recebeu o prêmio em nome da universidade .

O Portal de Periódicos da Capes possui um acervo científico online que oferece mecanismos de busca e visualização de publicações, livros e bases de dados. Além disso, a plataforma funciona também como uma ferramenta de descoberta e divulgação de conteúdos para pesquisadores, professores e estudantes.

Angelita afirma que a UFG recebeu o prêmio porque está “liderando um processo com, no mínimo, 4 mil citações, que é o parâmetro inicial, e são citações de alto impacto na fronteira do conhecimento”. De acordo com a reitora, um outro aspecto importante é o fato de se tratar de uma valorização do acesso a dados abertos. “A UFG está na vanguarda, é um reconhecimento importante e o recebemos em nome de todos os pesquisadores e pesquisadoras da Universidade”, disse a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A plataforma online facilita a inclusão da pós-graduação brasileira no contexto internacional do conhecimento, sendo, portanto, destaque também o trabalho da Pró-reitoria de Pós-graduação, a qual assessora e oferece o suporte para a produção científica da da UFG.

Além da reitora, estiveram presentes o ex-reitor da UFG Orlando Afonso Valle do Amaral e o pró-reitor de Graduação, Israel Elias Trindade.

Leia também

Do século XIX, escola de direito da UFG é mais antiga que a própria capital

Ensino superior em pauta: docentes da UFG, UEG e IFG compartilham cotidiano nas salas de aula

Rede do IF em Goiás tem mais de 16 campi com ensino que busca redução da desigualdade social