Enem 2024: Por onde começar? Quanto tempo reservar para a redação?
02 novembro 2024 às 14h54
COMPARTILHAR
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, além dos conhecimentos, exige que os candidatos administrem o tempo. Dessa forma, é preciso responder 180 questões objetivas e uma redação no total dos dois dias, ou seja, em 10 horas e meia. O primeiro dia de provas acontece neste domingo, 3 de novembro.
O Enem 2024 acontece nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro domingo, são 90 questões sobre linguagens e ciências humanas, além da redação dissertativa-argumentativa de até 30 linhas.Enquanto no segundo dia de prova, será a vez de responderem às 90 questões de matemática e ciências da natureza.
As questões são divididas em quatro áreas de conhecimento, com 45 questões em cada uma:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e suas Tecnologias
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Matemática e suas Tecnologias
Confira a seguir, 4 dicas para te auxiliar nessa jornada
1- Começar por onde tem facilidade
No Enem, dois candidatos podem acertar exatamente o mesmo número de questões, mas tirar notas diferentes. Pode parecer estranho ou injusto, mas a explicação é o modelo de correção adotado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): Teoria de Resposta ao Item (TRI).
A TRI beneficia quem realmente se preparou para o exame. Por exemplo: se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra aquelas consideradas fáceis, tirará uma nota menor do que o aluno que foi mais “coerente” e só errou as complexas. Ou seja, é um sistema que tenta detectar os “chutes”.
Por isso, é importante acertar as perguntas mais simples. Melhor, então, começar por elas, antes que o cansaço aumente. Portanto, recomenda-se 3 leituras da prova:
- Na 1ª leitura: resolva todas as questões que podem ser solucionadas rapidamente.
- Na 2ª leitura: responda as questões que deixaram apenas uma dúvida pontual.
- Na 3ª leitura: faça as mais longas ou sobre assuntos não tão comuns no Enem.
2- Lembre-se de assinalar questões que pular
Caso faça a prova conforme a dica número 1, o aluno não vai resolver a prova de forma linear. Portanto, é preciso tomar cuidado para não esquecer alguma questão e só perceber na hora de passar as respostas a limpo no gabarito.
Quando decidir deixar alguma pergunta para depois, recomenda-se fazer algum sinal gráfico ao lado do enunciado, pode ser um “x”, uma interrogação (?), ou um asterisco (*), por exemplo.
3- Intercalar entre a redação e as perguntas
Uma observação importante: o candidato pode intercalar as etapas de prova. Ele não é obrigado a escolher resolver 100% das perguntas e só depois partir para a redação ou vice-versa. Até porque, no caderno de perguntas, estão as questões objetivas e a proposta de redação. Podendo mudar o ritmo e revezar entre as demandas da prova.
“A gente orienta que o aluno comece fazendo a leitura da proposta de redação. Após a leitura ele vai para as questões, faça mais ou menos umas 20 questões para aquecer, e depois volte para fazer a redação”, diz Rodrigo Machado, afirmou o coordenador do Curso Anglo ao G1, sobre outra forma de fazer a prova.
4- Redação: Reservar cerca de 1 hora e meia
No primeiro domingo, serão 5 horas e meia de prova. Para dar tempo de resolver as 45 questões de linguagens e as 45 de ciências humanas, a recomendação é que o aluno reserve 90 minutos — uma hora e meia, no máximo, para a redação. Assim, sobrarão 4 horas para o restante.
Afinal, a produção de uma redação é um processo que envolve múltiplas etapas, sendo elas:
- ler a proposta e a coletânea de materiais de apoio;
- montar um planejamento de texto (em itens, por exemplo, com as ideias gerais que serão abordadas);
- escrever o rascunho;
- revisar;
- passar tudo a limpo
Leia também:
Redação do Enem revela a discrepância entre alunos da Rede Pública e da Rede Privada