O prefeito eleito, Sandro Mabel (UB), disse, nesta quinta-feira, 28, que o projeto de Lei que permitirá a Prefeitura de Goiânia celebrar contrato com unidades escolares da rede privada para cobrir o déficit de mais de 9 mil vagas em CMEIs está praticamente finalizado e será encaminhado para a Câmara Municipal ainda este ano. De acordo com Mabel, além da rede privada de ensino, a ideia é que parte dessas vagas serão cobertas por igrejas e na rede filantrópica, já que para isto, basta um convênio.

“Fizemos uma lei que estamos pedindo a aprovação da Câmara de Vereadores para abrir condição para contratação de vagas em escolas para as crianças que não estão nas creches, queremos colocar essas 9 mil crianças nas creches como prometemos”, disse durante coletiva de imprensa após reunião da equipe de transição no Paço Municipal que colheu informações sobre Educação, Infraestrutura e Mobilidade.

Anúncio da secretária

O prefeito eleito também anunciou a próxima secretária de Educação. Conforme mostrou o Jornal Opção, Giselle Faria Pereira, superintendente de de Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) irá comandar a pasta.

O prefeito eleito também avalia a possibilidade de transferência dos alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município para o Estado. A medida, segundo Mabel, visa garantir que esses alunos tenham acesso aos recursos do programa que distribui bolsas para alunos da rede estadual de ensino. “Esse aluno vai ter condição de receber uma bolsa de R$ 110, ter aula de informática dentro das escolas do Estado”, apontou.

Ele afirmou ainda que estuda também o pagamento de uma bonificação para os professores no final do ano como incentivo à educação. “Vamos publicar novas diretrizes que tem mudanças que buscam eficiência e ter recursos pois eu quero pagar um bônus para os professores no final do ano. As escolas vão atingir as metas e eu vou renumerar melhor o professor”, disse.

Mabel também comentou sobre o pedido feito pela futura gestão para suspender as eleições para diretor de unidades de educação infantil de Goiânia. De acordo com o prefeito eleito, por se tratar de uma gestão diferente, “o diretor vai ter que ter outras qualidades dentro daquilo que está previsto na resolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). É a capacidade do diretor, da condição e capacidade de entrega, da capacidade de gestão e ele tem que ter uma visão de saber que o aluno tem que aprender”, afirmou.

Leia também:

Mabel anuncia Giselle Faria como secretária de Educação

Claudemir Bonatto e Giselle Pereira: um deles deve ser secretário de Educação da gestão de Mabel