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Proprietários de vans escolares e de turismo reivindicam autorização para que possam realizar transporte alternativo por tempo determinado na Grande Goiânia
[caption id="attachment_113075" align="alignnone" width="620"] Tony Winston foto-| Transporte Escolar[/caption]
Em reunião remota realizada na manhã desta segunda-feira, 27, discutiu possibilidade de proprietários de vans escolares fazerem transporte alternativo em Goiânia. A medida, segundo representantes do setor, amenizaria a grave crise econômica por qual cerca de 10 mil empresários e trabalhadores autônomos enfrentam desde o fechamento de escolas, hotéis e pousadas no Estado e reduziria a pressão sobre o transporte público na Região Metropolitana.
Somente na capital existem 338 veículos de transporte escolar registrados na
Prefeitura, mas este número deve ser maior porque os dados estão desatualizados. . “As vans escolares e de turismo poderão, de forma temporária, transportar esses passageiros com maior segurança e conforto, seguindo todas as determinações e recomendações das autoridades sanitárias do Estado. Os governos do Paraná e de Mato Grosso, por exemplo, já autorizaram”, frisou o presidente da Cooperteg, Adilson Humberto de Lellis.
O presidente da Coopeterg afirma que há quase dois meses cerca de 10 mil trabalhadores autônomos do transporte escolar e de turismo em Goiás estão sem condições para trabalhar, sem renda alguma, mas arcando com custos mensais, como o financiamento dos veículos com
prestações de R$ 2 mil a R$ 3 mil por mês. Segundo ele, o socorro do governo federal (auxílio
mensal de R$ 600,00) não atende ainda nem 10% da categoria.
Presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Luís Alberto Pereira afirmou que
levará a proposta do setor ao governador Ronaldo Caiado e para o Fórum das
Entidades Empresariais de Goiás.
O deputado federal Lucas Vergílio (SDD) também se comprometeu em levar a proposta ao governador de Goiás, além de solicitar ao governo federal uma medida para suspender imediatamente a cobranças de taxas e impostos sobre o transporte escolar e de turismo.

Objetivo é criar mais uma alternativa para tentar amenizar os impactos econômicos que a crise criada pela pandemia do coronavírus tem causado

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Brasil
No caso do Brasil, que representa 40% do mercado da região, foram apresentadas propostas na linha da agenda formulada pela Alta. Em resposta, o governo federal editou a Medida Provisória Nº 925 no dia 18 de março com mudanças visando o socorro às empresas aéreas. Entre elas está a extensão do tempo para pagamento de tributos e taxas até dezembro de 2020. A MP também permitiu o cancelamento das passagens com transformação do valor em crédito, sem necessidade de pagamento de taxas normalmente cobradas para este procedimento. Além disso, estipulou o prazo para ressarcimento dos valores, que passou a ser de até 1 ano. (Da Agência Brasil)
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