Bolsonaro quer segurar, mas Pazuello pode cair devido a instabilidade de plano de vacinação

Auxiliares do presidente afirmam que crise gerada neste domingo, 17, devido ao confronto com governador Dória, provocou sérios desgastes, ao já abalado, Ministro da Saúde

General Eduardo Pazuello | Foto: Reprodução

De acordo com a coluna da jornalista Carla Araújo, do UOl, entorno do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) avalia as consequências do desgaste deste domingo, 17, para o governo e para a manutenção do general Eduardo Pazuello no cargo. Há uma crescente pressão para que o titular do Ministério da Saúde deixe a pasta, mas o presidente já avisou que está disposto a mantê-lo no governo. O general Pazuello é o terceiro ministro da Saúde desde o início da pandemia do coronavírus no Brasil.

Auxiliares do presidente afirmam que houve uma derrota do ministro na briga pela vacina com o governador João Dória que divulgou a imagem da primeira brasileira vacinada em território nacional e deu início à campanha antes do governo federal.

Ministros ouvidos pela coluna afirmam, no entanto, que o presidente já estava se preparando para o que classificou como “postura antipatriótica” do governador de São Paulo neste domingo. Foi com esse argumento que o governo angariou o apoio de outros governadores contra Doria e então decidiram fazer um evento em Guarulhos nesta segunda-feira, 18, para dar início a vacinações em outros estados. Além disso, salientam que até mesmo a postura da Anvisa – de autorizar a aplicação de vacinas – já estava (a contragosto) nas contas de Bolsonaro.

Auxiliares reconhecem também que Bolsonaro não seria o melhor “garoto-propaganda” da vacina, já que ele sempre se mostrou desconfiado e contribuiu para levantar suspeitas sobre os imunizantes, principalmente a Coronavac, que ele apelidou de vacina do Dória e vacina chinesa. (Com informações do UOL)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.