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Pedágio em rodovias de Goiás terá tarifa reduzida a partir desta quarta-feira (5). Confira

As reduções variam entre 30 e 40 centavos nos trechos explorados pela Concebra [caption id="attachment_40917" align="alignnone" width="620"] Praça de Pedágio em Cristalina | Foto: Studio Pixel[/caption] A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou que o preço dos pedágios será reduzido a partir desta quarta-feira (5/9) em algumas rodovias de Goiás, Minas Gerais e Brasília. A publicação, feita no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (3), autoriza que a tarifa de pedágio da rodovia BR-060/153/262/DF/GO/MG - trecho da BR-060 e BR-153 no DF até a divisa MG/SP e BR-262, da BR-153/MG à BR-381/MG, de responsabilidade da empresa Concessionárias das Rodovias Centrais do Brasil S. A. (Concebra) seja reduzida.  No caso da BR 060, sentido Goiânia-Brasília (para automóveis, caminhonetes e furgões), o valor cai 30 centavos, ficando em R$ 4,60 na Praça Alexânia e R$ 3.30 na Praça Goianápolis. Sentido Itumbiara também sofre redução e passa a valer R$ 4,90. A alteração tarifária levou em consideração a variação do IPCA do período, que implicou um impacto positivo de 2,76%. Deste modo, o objetivo é a correção monetária dos valores da tarifa e leva em consideração a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que acontece uma vez ao ano, sempre no aniversário do início da cobrança de pedágio. Confira a tabela com os preços detalhados a partir da utilização de outros tipos de veículos e outras rotas em Goiás:

TABELA DE TARIFAS

Praça de Pedágio 1: Alexânia - BR-060/GO

Categoria de Veículo

Tipo de Veículo

Número de Eixos

Rodagem

Multiplicador da Tarifa

Valores a serem Praticados

1

Automóvel, caminhonete e furgão

2

Simples

1,0

4,60

2

Caminhão leve, Ônibus, caminhão-trator e furgão

2

Dupla

2,0

9,20

3

Automóvel e caminhonete com semirreboque

3

Simples

1,5

6,90

4

Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e Ônibus

3

Dupla

3,0

13,80

5

Automóvel e caminhonete com reboque

4

Simples

2,0

9,20

6

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

4

Dupla

4,0

18,40

7

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

5

Dupla

5,0

23,00

8

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

6

Dupla

6,0

27,60

9

Motocicletas, motonetas, bicicletas moto

2

Simples

0,5

2,30

10

Veículos oficiais e do Corpo Diplomático

-

-

-

-

Praça de Pedágio 2: Goianápolis - BR-153/GO

Categoria de Veículo

Tipo de Veículo

Número de Eixos

Rodagem

Multiplicador da Tarifa

Valores a serem Praticados

1

Automóvel, caminhonete e furgão

2

Simples

1,0

3,30

2

Caminhão leve, Ônibus, caminhão-trator e furgão

2

Dupla

2,0

6,60

3

Automóvel e caminhonete com semirreboque

3

Simples

1,5

4,95

4

Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e Ônibus

3

Dupla

3,0

9,90

5

Automóvel e caminhonete com reboque

4

Simples

2,0

6,60

6

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

4

Dupla

4,0

13,20

7

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

5

Dupla

5,0

16,50

8

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

6

Dupla

6,0

19,80

9

Motocicletas, motonetas, bicicletas moto

2

Simples

0,5

1,65

10

Veículos oficiais e do Corpo Diplomático

-

-

-

-

Praça de Pedágio 3: Piracanjuba/Professor Jamil - BR-153/GO

Categoria de Veículo

Tipo de Veículo

Número de Eixos

Rodagem

Multiplicador da Tarifa

Valores a serem Praticados

1

Automóvel, caminhonete e furgão

2

Simples

1,0

4,90

2

Caminhão leve, Ônibus, caminhão-trator e furgão

2

Dupla

2,0

9,80

3

Automóvel e caminhonete com semirreboque

3

Simples

1,5

7,35

4

Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e Ônibus

3

Dupla

3,0

14,70

5

Automóvel e caminhonete com reboque

4

Simples

2,0

9,80

6

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

4

Dupla

4,0

19,60

7

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

5

Dupla

5,0

24,50

8

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

6

Dupla

6,0

29,40

9

Motocicletas, motonetas, bicicletas moto

2

Simples

0,5

2,45

10

Veículos oficiais e do Corpo Diplomático

-

-

-

-

Praça de Pedágio 4: Itumbiara - BR-153/GO

Categoria de Veículo

Tipo de Veículo

Número de Eixos

Rodagem

Multiplicador da Tarifa

Valores a serem Praticados

1

Automóvel, caminhonete e furgão

2

Simples

1,0

5,90

2

Caminhão leve, Ônibus, caminhão-trator e furgão

2

Dupla

2,0

11,80

3

Automóvel e caminhonete com semirreboque

3

Simples

1,5

8,85

4

Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e Ônibus

3

Dupla

3,0

17,70

5

Automóvel e caminhonete com reboque

4

Simples

2,0

11,80

6

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

4

Dupla

4,0

23,60

7

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

5

Dupla

5,0

29,50

8

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

6

Dupla

6,0

35,40

9

Motocicletas, motonetas, bicicletas moto

2

Simples

0,5

2,95

10

Veículos oficiais e do Corpo Diplomático

-

-

-

-

 

Decreto que regulamenta Uber emperra na Prefeitura de Goiânia

Ao que tudo indica, gestão Iris pretende manter norma e não apresentar projeto de lei à Câmara. Ainda sim, regulamentação apresentado ano passado segue a passos lentos [caption id="attachment_112534" align="alignright" width="620"] Arquivo[/caption] Ângela Moureira Desde abril deste ano, quando a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei de regulamentação dos transportes de passageiros por aplicativos, como Uber e Cabify, passou a ser responsabilidade dos municípios regulamentar o serviço por meio de lei. Em Goiânia, o transporte de passageiros ainda funciona via decreto sancionado pelo prefeito Iris Rezende (MDB) em outubro do ano passado, mas que ainda segue longe de ser implementado. A lei previa que o credenciamento das empresas deveria ser iniciado em até 30 dias após a publicação do decreto — o que, de fato, não aconteceu até hoje. O decreto estipulava ainda que, em 180 dias (ou seja, em abril desse ano), todos os carros deveriam estar adequados às novas regras, além de possuírem certificado de registro e licenciamento na cidade de Goiânia. Ao não realizar o cadastro na Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) para prestação do serviço existente na capital, as operadoras continuam atuando de forma irregular. [relacionadas artigos="114009"] Em nota, encaminhada à reportagem, a Prefeitura de Goiânia reforçou que o serviço já está regulamentado pelo Decreto Nº 2.890 e que permanece em fase de cadastramento das operadoras de tecnologia e dos motoristas. "O Comitê de Uso do Viário Público está se reunindo nos próximos dias para definições estratégicas, visando efetivar os cadastrados e fiscalizações posteriores", informou o Paço. Ao que tudo indica, a administração do prefeito Iris Rezende (MDB) irá mesmo prosseguir com o decreto para regulamentar o serviço e não enviará projeto de lei para Câmara Municipal, conforme solicitado por vereadores. Na época que o decreto foi sancionado pelo prefeito, parlamentares alegaram que Iris Rezende atropelou a Casa fazendo valer de forma monocrática sua decisão. Após assinatura do decreto, parlamentares começaram a articular para derrubar o texto assinado pela gestão municipal, mas, até hoje, não houve nenhuma manifestação neste sentido. Em entrevista ao Jornal Opção, o vereador Lucas Kitão (PSL) defendeu a regulamentação do serviço via projeto de lei. Mas lembra que a Casa não consegue fazer isso sozinha, porque depende dos órgãos fiscalizadores e de dados da Secretaria de Finanças.  “A gente tem medo de sustar o decreto e colocar esses profissionais na irregularidade, mas temos que regulamentar através de projeto de lei para que a cidade seja beneficiada”, defende. Ainda de acordo com parlamentar, após a publicação da lei federal, a Câmara realizou uma audiência para tratar da questão e que agora espera um posicionamento da prefeitura. “O prefeito tem dado quase uma resposta que uniforme para todos os problemas da cidade. Ele sempre diz que em alguns meses estará resolvendo, mas até agora não tivemos resposta." A reportagem entrou em contato com a prefeitura para tratar sobre a possibilidade da edição de um novo projeto de lei e da suspensão do antigo decreto, mas não teve resposta até o fechamento da matéria.

Prefeitura adia assinatura do decreto que regulamenta uso de mototaxímetros

De acordo com secretário da SMT, Fernando Santana, o objetivo é dar um prazo para que profissionais da categoria que estão irregulares se regulamentem

Reunião nesta segunda (22) decide sobre aumento da tarifa de ônibus em Goiânia

Integrantes da CDTC vão deliberar sobre proposta de aumento da passagem para R$ 4,05 na capital e região metropolitana

Marcada reunião para definir aumento da passagem de ônibus em Goiânia

CDTC se reúne nesta sexta-feira (19/1) para votar reajuste no valor da tarifa, que deve fechar em R$ 4 

Integração no DF aumenta de duas para três horas

[caption id="attachment_112969" align="alignleft" width="620"] Foto: Pedro Ventura/ Agência Brasília[/caption]

O tempo que os passageiros do DF terão para usar a integração do transporte público passará de duas para três horas. A medida valerá a partir de sexta-feira (22/12). Hoje, o passageiro que utiliza o Bilhete Único tem um intervalo de duas horas para fazer até três viagens em qualquer modal — ônibus, micro-ônibus e metrô — e paga no máximo R$ 5.

Estação do BRT em Santa Maria passa por reparos

A Estação do BRT Santos Dumont, em Santa Maria, começou a ser reparada nessa segunda-feira (18/9). O terminal está interditado desde 17 de maio, quando um acidente com um caminhão provocou danos na estrutura. A empresa responsável pelo veículo que se chocou contra a estação arcará com todos os custos. Orçados em R$ 125 mil, a previsão é que os reparos durem de 45 a 60 dias.

Consórcio afirma que BRT de Goiânia ficará pronto em dois anos

Previsão das empresas EPC de Brasília e WVG de São Paulo é que obra seja inaugurada em março de 2019

Para incentivar carona, vereador propõe liberar carros nos corredores de ônibus

Líder da frente parlamentar pela melhoria do transporte público, vereador Lucas Kitão (PSL), apresenta série de requerimentos legislativos

Presidente da Câmara defende regulamentação da Uber em Goiânia

Para Andrey Azeredo, é preciso que os vereadores garantam o uso do aplicativo sem promover concorrência desleal para os taxistas

Uber dá pontapé inicial para começar a operar em Anápolis

Empresa já está sondando motoristas interessados em trabalhar no aplicativo e avaliando mercado na cidade

Em nota técnica, MPF defende regulamentação do Uber

Instituição recomenda uma série de sugestões para nortear projetos de lei em andamento, com subsídios técnicos

Com mais vantagens que Uber, aplicativo de transporte chega a Goiânia

Além de automóveis particulares, T81 conta com táxis, mototáxis e serviços de moto-delivery

Após pressão, prefeitura anuncia que não vai mais apreender carros do Uber em Goiânia

Administração atendeu a recomendação do Ministério Público de Goiás e irá interromper operações de fiscalização

Metrobus anuncia construção de novo terminal em Goianira

Estimadas em R$ 250 mil, obras devem começar em janeiro e modificarão estrutura do terminal