Resultados do marcador: Centraliza

Planos em bairros na região central são prioridade para o início de gestão do prefeito

Vereadores planejam aprovar matéria até o final do ano; texto voltou a ser discutido pauta após o fim das eleições

Vereadoras Aava Santiago e Sabrina Garcez apresentaram sugestões para a matéria; relatora Kátia Maria quer realizar audiência pública

Projeto busca incentivar volta de moradores na região com reformas em prédios residenciais

Policarpo explica que questões envolvendo isenções fiscais geram recomendações para segurar a votação do projeto

Presidente da comissão aponta que parlamentar é o nome indicado por conta da atuação no Setor Central de Goiânia

Matéria foi alterada pelos vereadores e pode passar pela primeira votação amanhã

Programa de requalificação do Centro de Goiânia foi aprovado na CCJ no início de maio, mas ainda não passou pela primeira votação no plenário

Parlamentares de base argumentam que emenda que obriga análise de impacto para novos empreendimentos pode acabar com o plano de requalificação

Créditos TDC serão disponibilizados para os donos de locais que cumprirem com os requisitos de preservação

Entre os inúmeros benefícios fiscais no plano de requalificação do Centro, o Centraliza, há desonerações previstas para estacionamentos fechados. Isenções para esses estabelecimentos parecem atrativas à primeira vista, mas podem acarretar em consequências negativas. Essa prática não só contribui para a manutenção do uso excessivo de veículos particulares, como ainda pode causar o processo da gentrificação, que é o processo de transformação de áreas urbanas que leva ao encarecimento do custo de vida e aprofunda a segregação socioespacial nas cidades.
Em primeiro lugar, desonerar estacionamentos perpetua a dependência dos automóveis como principal meio de transporte nas cidades. Ao reduzir os que envolvem ter um carro, isso encoraja mais pessoas a optarem por esse modal, em vez alternativas sustentáveis. Por consequência, isso aumenta a demanda por espaço para estacionar os veículos, levando a mais congestionamentos, poluição do ar e deterioração da mobilidade urbana.
Desonerar estacionamentos fechados pode contribuir para o processo conhecido como gentrificação, principalmente no Setor Central de Goiânia. Com os incentivos para estacionamentos, essa situação pode alterar completamente os preços dos imóveis e dos aluguéis dos locais. Isso pode “expulsar” os moradores dessas regiões, o que geraria um efeito totalmente contrário ao que o Paço Municipal deseja com o programa Centraliza.
O plano do Centraliza é atrair mais moradores para ocupar o Centro, logo não faz sentido beneficiar estacionamentos fechados, algo que pode causar o efeito oposto ao desejado. Com a criação de uma demanda artificial por esse tipo de empreendimento, ainda há o risco de construções histórias que não forem tombadas serem demolidas. Ou seja, a modalidade pode tomar o Setor Central e apagar a história do bairro e de seus moradores.
Esse é o alerta que os vereadores de oposição realizaram durante a tramitação do Centraliza na Câmara Municipal de Goiânia. Aava Santiago (PSDB), Kátia Maria (PT) e agora Fabrício Rosa (PT) alertaram para os riscos citados anteriormente. Entretanto, a Prefeitura de Goiânia deve seguir firme com o plano de desoneração de estacionamentos.
A solução para o Centro deveria prezar pelo “equilíbrio”, com menos desoneração para estacionamentos e expansão da chamada “Área Azul”. Ou seja, seria o contrário, com a implementação de oneração em locais de parada nos espaços públicos para incentivar modais mais sustentáveis.
E claro, sempre martelar a questão de investir em transporte público, mesmo que pedir investimentos nessa área pareça repetitivo e sem solução. De alguma forma, as grandes cidades precisam se reinventar no transporte público para não colapsar a mobilidade local.
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Parlamentar alegou que é preciso pensar em ocupar o Centro de uma forma ordenada, com políticas de preservação, tanto do ponto de vista arquitetônico, quanto do ponto de vista da população