Vielas do Centro podem ser geridas pela iniciativa privada com o Centraliza
04 maio 2024 às 08h59
COMPARTILHAR
A Prefeitura de Goiânia incluiu no plano de requalificação do Centro, o Centraliza, uma iniciativa para viabilizar parcerias público-privadas para as vielas da região. Nomeado como “Programa Adote uma Viela”, a ideia é que pessoas ou entidades possam gerir os espaços. Em troca, eles podem explorar a área com publicidade.
A ideia segue os mesmos moldes do “Programa Adote Uma Praça”, uma iniciativa presente em outras cidades já estabeleceram. No caso, o plano busca ações em conjunto para espaços, como praças, áreas verdes e monumentos. Entretanto, os objetivos são semelhantes, com a intenção de preservar as áreas dentro na parceria.
“O ‘Adote uma Viela’ é parecido com o ‘Adote uma Praça’, só que é melhor”, conta Sabrina Garcez (Republicanos), autora do relatório do Centraliza, em entrevista para o Jornal Opção, “Neste caso, a entidade que for realizar a adoção pode realizar a exploração publicitária do espaço, com plaquinhas e eventos de promoção da marca. Só que ele precisa manter a viela sempre bem cuidada”, explica.
Segundo o relatório do Centraliza, o programa visa que as vielas recebam ações para a conservação, manutenção e até melhorias: urbanas, ambientais e paisagísticas. O projeto prevê instalação de mobiliário urbano, limpeza urbana, recuperado da paisagem e iluminação pública.
O documento ainda pontua que a mesma pessoa, seja física ou jurídica, pode adotar mais de uma viela. Assim como o mesmo espaço pode ser repassado para mais um interessado, caso tenha um termo de cooperação.
Leia também:
Centraliza abre espaço para outros planos de requalificação de bairros em Goiânia
Centraliza: comissão derruba artigo que liberava empreendimentos sem estudos de impactos