Opção cultural

Só um gênio pode batucar tão finamente essa pluma para transformá-la em pó mágico digno da complexidade de Dostoiévski e do sabor tropical de uma fruta amazônica

O encontro do canário com uma gatinha aconteceu, pois suas peninhas amarelas foram encontradas próximas à sede da fazenda com manchas de sangue

O humanismo não deve fechar os olhos às piores imagens, nunca se deixar contaminar pelo hábito e pela indiferença cínica. Resistir é viver

Obra do historiador Kenneth Maxwell reconstitui a saga do estudioso inglês que desvendou a vida colonial no Brasil e foi acusado de traidor em seu país

Uma “arqueologia da minúcia”: assim foi qualificada “A Vida: Modo de Usar”, que é considerada a obra-prima do francês Georges Perec

Vejo no Centro, num trecho da Avenida Anhanguera com maior fluxo de pessoas, muitos comerciantes cegos de ignorância, insensíveis à deficiência de visual de muitas pessoas

O que a professora da UFG fez pela poesia goiana, com sua crítica objetiva, poucos fizeram. Seus livros são incontornáveis para quem leva literatura realmente a sério

A elegância estilística resultou em poemas vitais. Sua obra é atemporal, assim como seus questionamentos sobre o sentido da vida, cujos temas são constantes na alma humana

Autor de uma obra refinada, o escritor português não figura entre os mais fáceis de serem lidos. Mas o leitor, se ler com atenção, terá em mãos um autor de primeira linha

“Goiás não tem João... Rosa, mas tem seu Guimarães — um crítico de primeira linha”, afirma o bardo e crítico Carlos Willian Leite

Espécie de “memórias”, “Confissões de uma Caneta Sensível” é a mais nova obra da autora de poesia e prosa de qualidade

“Iracema, a virgem dos lábios de mel, (…) tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira”, José de Alencar

Há 83 anos, 70 mil pessoas ficaram desabrigadas e mais de 600 empresas foram afetadas. Era “desnecessário fazer poemas”, escreveu o bardo gaúcho

A palavra-chave para compreensão da criação da artista é “narrativa”. Sua principal pretensão é construir narrativas por meio de imagens que, isoladamente, não dialogariam

Carpeaux escapa aos currículos. Não é lido nos cursos de Letras, de Música ou de Artes, mas é falado, respeitado e cultuado por professores e alunos comprometidos