Notícias

Encontramos 153406 resultados
Prefeitura de Palmas é condenada por não pagar espetáculo da Paixão de Cristo

A Justiça condenou, em primeira instância, a Prefeitura de Palmas por não pagar pela montagem da peça da “Paixão de Cristo”, na Páscoa de 2016. A Companhia Art'Sacra, que organizou o espetáculo, entrou com uma ação alegando que a dívida contraída pela gestão do prefeito Carlos Amastha (PSB) é de R$ 150 mil, contudo, a Justiça determinou o pagamento de apenas R$ 75 mil. A peça faz parte do calendário oficial de eventos do município e foi realizada no dia 25 de março de 2016. O evento contou com cerca de 400 participantes no estádio Nilton Santos. Em função dos problemas com o pagamento, foi cobrado ingresso de quem foi assistir pela primeira vez desde que o espetáculo começou a ser montado em Palmas.

Maia e Temer queriam Baldy no DEM ou no PMDB, mas PP ganhou o passe do ministro

Tido como o golden boy do governo federal, o deputado é cotado até mesmo para a disputa do governo de Goiás

PL cria sistema de cotas na Unitins

[caption id="attachment_25697" align="alignleft" width="620"] Foto: Divulgação[/caption] Atendendo ao pedido dos representantes dos movimentos negros, o deputado estadual Paulo Mourão (PT) apresentou na Assembleia Legislativa, na semana passada, um projeto de lei em regime de urgência que institui o sistema de cotas para negros, índios, alunos vindos da rede pública de ensino e pessoas portadoras de deficiência, para o ingresso na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e demais instituições de ensino superior e de nível técnico, mantidas pelo Estado. O parlamentar destacou que, quando se busca informações sobre o índice de desemprego, que hoje atinge algo em torno de 13 milhões de brasileiros, os negros representam algo em torno de 8,3 milhões de desempregados. “Então é necessário que o Tocantins e nós dessa Casa de Leis, possamos dar uma resposta positiva a esses índices negativos, ombreados com o apoio do governo do Estado e com a Unitins, para colocarmos ainda para este ano, se possível, a aprovação desse projeto”, ressaltou. O parlamentar pediu ao presidente da AL, deputado Mauro Carlesse (PHS), empenho e agilidade na tramitação do projeto.

Prefeitos do DEM e do PMDB vão se filiar a partidos da base marconista

Prefeitos afiançam que José Eliton tem um projeto renovador e municipalista

Obra da ponte de Porto Nacional vai demandar 400 vagas

[caption id="attachment_111446" align="alignleft" width="620"] secretária de Estado do Trabalho e da Assistência Social, Patrícia do Amaral[/caption] A secretária de Estado do Trabalho e da Assistência Social, Patrícia do Amaral, assinou na terça-feira, 28, um termo de cooperação com a empresa Rivoli do Brasil, responsável pela construção da nova ponte que ligará o município de Porto Nacional à Rodovia BR-153. O termo visa oficializar a cooperação entre as partes com o objetivo de intermediar a mão de obra que será empregada na construção, através do Sistema Nacional de Empregos (Sine), vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e da Assistência Social (Setas). Segundo a secretária Patrícia, o papel do Sine é apoiar as empresas do Estado e possibilitar que as contratações sejam de trabalhadores locais. “A ponte é uma necessidade de Porto Nacional e do Estado. Para nós, é uma grande satisfação contribuir para esse momento histórico. Nosso objetivo é unir forças para dar maiores chances aos nossos trabalhadores”, enfatizou a gestora. Segundo o representante da Rivoli no Tocantins, Matteo Rossi, a previsão da empresa é de oferecer até 400 vagas de emprego nos momentos auges da construção: “Os trabalhos prévios de topografia, marinha, estudo ambientais, entre outros, já iniciaram, mas o momento de maiores contratações provavelmente será em julho de 2018, se tudo correr bem”. Para Rossi, a parceria com o Sine será importante, principalmente porque existem funções mais específicas na obra que podem exigir uma maior pesquisa em busca dos trabalhadores.

Polícia Civil de Palmas recebe veículos e armas

[caption id="attachment_111443" align="alignleft" width="620"] Foto: Reprodução[/caption] Em solenidade realizada no início da semana passada, em Palmas, o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), realizou a entrega à Polícia Civil de 17 novas viaturas e 90 pistolas, calibre .40, modelo G22, da marca Glock. Na oportunidade, o governador Marcelo Miranda (PMDB) também fez a entrega à população da reforma do Complexo I de Delegacias Especializadas da capital. As ações fazem parte do plano de reestruturação da Polícia Civil, visando o fortalecimento do trabalho investigativo e, por consequência, melhorando o atendimento a população que buscas os serviços da força. Dentre os 17 novos veículos, 11 deles serão utilizados em Delegacias de Palmas, e as outras 6 viaturas serão disponibilizadas às Delegacias Regionais de Miracema e Paraíso do Tocantins, com o objetivo de melhorar as ações policiais realizadas diariamente nas DPs. Durante o evento, a Polícia Civil do Tocantins também recebeu 90 pistolas Glock, de fabricação austríaca, as quais foram adquiridas através de emenda parlamentar do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (DEM) e que serão utilizadas, pelos policiais civis em missões de média e alta complexidade. Devido as suas características de precisão, alto desempenho e segurança, que fazem da arma uma das mais utilizadas e confiáveis do mundo, sendo adotada por forças de segurança e reconhecida internacionalmente por seu alto padrão de qualidade, fazendo com que a Polícia Civil esteja alinhada ao que há de mais moderno no combate ao crime. O governador também entregou à população de Palmas as novas instalações do Complexo de Delegacias Especializadas da Capital, o qual foi totalmente reformado e dotado com novo mobiliário, pintura e ambientação externa. Para o secretário da SSP, César Simoni, a entrega das novas viaturas e armas representa o compromisso do governo do Tocantins em dotar a Polícia Civil com o que há de mais moderno em armamento, viaturas, bem como infraestrutura para que o trabalho policial seja otimizado trazendo mais benefícios à população. “As novas armas representam um grande avanço tecnológico em termo de armamento e vem de encontro as expectativas dos policiais civis do Tocantins, em utilizar as pistolas Glock, para melhor desenvolver as atividades policiais devido à confiabilidade do equipamento”, disse. O secretário também afirmou que a expectativa é de conseguir, em 2018, mais pistolas de fabricação austríaca para melhor aparelhar a Polícia Civil.

Livro de Denise Paiva e Itami Campos vai contar a história das mulheres deputadas

O presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti, lança, no início de 2018, um livro a respeito da atuação das mulheres no Parlamento de Goiás. O livro resultará de pesquisa dos professores-doutores Denise Paiva e Itami Campos, da Universidade Federal de Goiás.

Arrecadação de ICMS bate novo recorde em novembro

[caption id="attachment_111440" align="alignleft" width="620"] Secretário da Fazenda, Paulo Antenor: “Mais eficiência do Fisco”[/caption] A arrecadação estadual do Imposto sobre Comercialização de Mercadorias e Serviços (ICMS) bateu o recorde histórico no mês de novembro. Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Fazenda, o imposto apurado aproxima-se de R$ 239 milhões. Isso significa que a receita tributária teve um acréscimo de 13,37% em relação a novembro de 2016, que foi de R$ 206 milhões. Setores de combustíveis, bebidas em geral, veículos automotores e componentes, dentre outros serão os responsáveis pelo resultado. Novembro será o quarto mês consecutivo em que o Estado do Tocantins bate o recorde na arrecadação. Para o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Antenor, o cenário econômico nacional ainda tende a melhorar, o que pode refletir em novos aumentos na arrecadação estadual. “Esse desempenho representa maior eficiência do Fisco e o impacto da retomada do crescimento da economia”, observou. Se, por um lado há comemoração no crescimento do ICMS, por outro, Paulo Antenor vê com cautela as relações receitas/despesas do Estado. “O excelente desempenho da arrecadação própria representa um alívio nas contas do Estado, mas o governo deve estar atento às contenções de despesas para chegarmos ao equilíbrio fiscal”, ressalta o secretário. O gestor também justifica a performance da arrecadação com ações de modernização das atividades do órgão, como por exemplo, a implantação da Nota Fiscal Eletrônica, o monitoramento e inteligência fiscal, além do incremento da tecnologia da informação, que resultam nas metas definidas.

Deputado do PMDB diz que Daniel Vilela vai jogar a tolha depois da Carnaval

De um deputado estadual do PMDB: “Daniel Vilela vai jogar a toalha depois do Carnaval de 2018. Ele não está empolgando a militância e liderança do partido”.

Ouvido recentemente pelo Jornal Opção, Daniel Vilela diz que no seu dicionário não existe a palavra “recuo”.

Jean Carlo e Frederico Bispo vão dobrar em Anápolis

O deputado estadual Jean Carlo (PHS) e o evangélico Frederico Bispo vão fazer dobradinha em Anápolis.

Jean Carlo é candidato a deputado federal e Frederico Bispo, bancado pela Igreja Quadrangular, a deputado estadual.

Decano peemedebista Iris Rezende recebe Título de Cidadão Palmense

[caption id="attachment_111436" align="alignleft" width="620"] Marcelo Miranda cumprimenta correligionário Iris Rezende em solenidade | Fotoi: Divulgação[/caption] O governador Marcelo Miranda (PMDB) prestigiou na quinta-feira, 30, a sessão solene da Câmara de Vereadores de Palmas que concedeu o Título de Cidadão Palmense ao prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado (PMDB), que neste mês completa 84 anos de vida e é um dos mais longevos políticos brasileiros. A honraria foi concedida por meio da Lei nº 2.355, proposta pelo vereador Diogo Fernandes (PSD). Antes da solenidade, o prefeito Iris Rezende, o presidente da Câmara Municipal de Palmas, José do Lago Folha Filho (PSD), e o governador Marcelo Miranda e demais vereadores participaram de uma reunião afim de tratar de temas relacionados à política e modelos de gestão.

Quatro partidos disputam o passe do deputado estadual Santana Gomes

[caption id="attachment_43313" align="alignright" width="620"] Deputado estadual Santana Gomes | Foto: Y. Maeda[/caption]

Filiado ao PSL, o deputado estadual Santana Gomes está sendo sondado pelo menos por quatro partidos. Ele ouve as propostas, mas até agora nada disse aos seus interlocutores.

O governador Marconi Perillo está empenhado em elegê-lo. O tucano-chefe considera Santana Gomes um político leal em qualquer circunstância. Porque tem deputado que só joga com o governo nos bons momentos. Nos maus esconde-se e finge que está “morto”.

Gestão ruim de Marcelo Costa na Secretaria da Educação faz professor suspirar por Neyde Aparecida

[caption id="attachment_111433" align="alignright" width="620"] Neyde Aparecida e Marcelo Costa[/caption]

O secretário da Educação da Prefeitura de Goiânia, Marcelo Costa, é chamado pelos auxiliares mais próximos do prefeito Iris Rezende de “Narciso do Cerrado”.

Marcelo Costa, de acordo com um deputado, é vaiado até em eventos da Secretaria da Educação. “Ele não é empático, é uma espécie de professor de Deus e até agora não apresentou resultados positivos.”

Professores e servidores da Educação dizem que o que parecia impossível está acontecendo: todos estão com saudade da ex-secretária Neyde Aparecida. “A gente era feliz e não sabia”, afirma uma professora de Língua Portuguesa.

“O PT tem de fazer aliança para disputar o governo”

Figura de proa do partido é contrário à posição isolacionista do presidente regional da sigla e lembra que prioridade é criar palanque para campanha de Lula no Estado

Grupo de Palma pode tramar “golpe” contra vitória certa de Marcelo Baiocci na Fecomércio

[caption id="attachment_106420" align="alignright" width="620"] Foto: Reprodução e Fernando Leite/ Jornal Opção[/caption]

O grupo de José Carlos Palma afirma que terá uma posição sobre a eleição para presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), mas não fala em apresentar candidato.

Se não houver golpe — como impedir determinados sindicatos de participarem da eleição —, é praticamente certo que Marcelo Baiocchi será eleito presidente da Fecomércio. É uma questão de matemática: ele tem o apoio da maioria dos sindicatos.

O ambiente está tão tenso que, recentemente, o presidente da Fecomércio, José Evaristo dos Santos, expulsou o presidente do Sindicato de Factorings, Orlando de Souza Santos, de uma reunião — alegando que não faz parte da diretoria da instituição.

Orlando de Souza Santos poderia ter participado da reunião como ouvinte, mas nem isto foi aceito. Motivo: o presidente do Sindicato de Factorings apoia Marcelo Baiocchi para presidente da Fecomércio.

O que se estranhou é que José Evaristo dos Santos, sempre diplomático e respeitoso, parece ter perdido as estribeiras.