Projeto de lei quer estabelecer alíquota fixa para o ITCD em Goiás
![Avatar photo](https://www.jornalopcao.com.br/wp-content/uploads/2023/03/cropped-WhatsApp-Image-2023-03-09-at-11.06.54-30x30.jpeg)
13 março 2023 às 17h04
![Projeto de lei que visa estabelecer uma alíquota fixa do Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD). | Foto: Agência Brasil.](https://www.jornalopcao.com.br/assets/2023/03/Dinheiro-Real.jpeg)
COMPARTILHAR
Em Goiás, tramita pela Assembleia Legislativa um projeto de lei que visa estabelecer uma alíquota fixa do Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD). Atualmente, o imposto adota o sistema de alíquotas progressivas que variam entre 2% e 8%, conforme o valor da base de cálculo.
O projeto é do deputado do PL, Paulo Cezar Martins. Segundo o parlamentar, a progressividade é uma opção legislativa, e não uma imposição constitucional. Segundo ele, “o projeto substitui o sistema de progressividade pelo de alíquotas fixas, independentemente do montante da base de cálculo”.
O que é?
O ITCD também é conhecido como “Imposto sobre Herança e Doação”. Está previsto na Constituição Federal e é de competência dos Estados e do Distrito Federal. Estão compreendidos na incidência do imposto os bens que na divisão de patrimônio forem atribuídos a um dos cônjuges, a um dos conviventes ou a qualquer herdeiro.