Resultados do marcador: Urnas

Encontramos 17 resultados
Alemanha abre urnas e eleitores votam representantes do Parlamento

Resultado das eleições pode provocar instabilidade política no país e até mesmo afetar as negociações de paz na Ucrânia

Eleições 2024
Goiás dá início ao processo de carga e lacre das urnas eletrônicas

Urnas eleitorais são lacradas e assinadas para evitar interferências externas

Primeiro turno das eleições tem mais de 510 presos; 22 são candidatos

Forças de segurança pública identificaram 2.618 crimes eleitorais e comuns associados ao pleito. Mais de R$ 22,6 milhões foram apreendidos

Eleições 2024
Eleições 2024: índice de abstenção em Goiânia está acima da média nacional

No cenário nacional, mais de 30 milhões de brasileiros não compareceram às urnas, maior porcentagem desde a pandemia

Celebração da democracia: a paixão do brasileiro por eleições

No Brasil, a paixão pelas eleições é evidente. A participação eleitoral tem se mantido consistentemente alta, com mais de 80% dos eleitores comparecendo às urnas nas últimas três décadas

Esquerda e direita: a Justiça teve que lidar com a polarização de forças
Faltou Dizer
Polarização partidária só beneficia políticos

Quando a lealdade a ideologias de esquerda ou direita se sobrepõe à avaliação objetiva de qualificações e propostas dos candidatos, quem perde de fato? E quem ganha com isso?

Centrão orienta presidente do PL sobre risco de ser preso por criticar urnas

Lideranças também orientaram para que Valdemar ‘enquadrade’ criticas dos bolsonaristas do partido

Após alegar irregularidade, Moraes dá 24h para PL apresentar relatório sobre urnas

Sigla de Bolsonaro também deve apresentar relatório do primeiro turno das eleições

ministro-barroso-alexandre-de-moraes
Frase do ministro Barroso vira hit na internet: “Perdeu, mané”; ouça

Episódio em que ministros do STF são abordados em Nova York por manifestantes geraram memes nas redes sociais

Afinal, saiu o relatório. E nós, sairemos do purgatório?

Ao confirmar o resultado das urnas, mas colocar asterisco em brechas das urnas, os militares conseguiram desagradar a todos

Bolsonarismo troca contestação às urnas por ataques às pesquisas

No Congresso, há até um projeto que prevê prisão para responsáveis pelos institutos – algo claramente inconstitucional, mas que serve para a narrativa

Urnas eletrônicas são seguras, transparentes e auditáveis

Ao contrário da crença obsessiva em falar sobre segurança das urnas eletrônicas no Brasil, o recente relatório feito pelo Ministério da Defesa mostra que não houve fraudes. As informações são da Malu Gaspar. Ela conta que foi vetada a divulgação para o público dessa fiscalização feita pelos militares do primeiro turno, mas que o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, entregou resumo ontem, 10, para o presidente Jair Bolsonaro. As Forças Armadas analisaram uma amostra de ao menos 385 boletins de urna e um projeto-piloto com uso da biometria para testar 58 aparelhos, sugerido pelos próprios militares.

Alegando que a ausência de fraudes em um turno não descartava a possibilidade em outro, o presidente determinou que fosse feito um “relatório completo” englobando o segundo turno. Ainda de acordo com o Globo, ele pediu que militares se esforçassem mais. Os integrantes das Forças Armadas deram apoio às eleições em onze estados, além de trabalhar no sistema de fiscalização.

A análise dos militares incluiu a verificação de testes de integridade com uso da biometria e a checagem dos boletins de urna, documentos que registram a totalização dos votos após o fechamento dos equipamentos. Depois disso, o presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, determinou que o Ministério da Defesa encaminhasse à Corte uma cópia das conclusões sobre a fiscalização das urnas.

O entendimento geral do TCU é de que o Estado sairá fortalecido com a divulgação de tais informações já que todos os anos de eleições no Brasil, além dos acalorados debates entre os candidatos e suas propostas, sempre surge a dúvida se a urna eletrônica é realmente segura. Há diversos mecanismos de auditoria e verificação dos resultados que podem ser efetuados por candidatos e coligações, pelo Ministério Público (MP), pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo próprio eleitor. Em relatório preliminar, observadores internacionais da Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovaram as eleições brasileiras.

Em meio às teorias conspiratórias, muito se fala sobre a possibilidade de hackers invadirem as urnas no dia da votação. De acordo com especialistas do TRE, a urna eletrônica não é vulnerável a ataques externos porque o equipamento funciona de forma isolada e não dispõe de qualquer mecanismo que possibilite sua conexão a redes de computadores, como a Internet. Resta lembrar que a urna eletrônica já completou 18 anos de existência e serve de modelo e de inspiração para todo o mundo.

tse-urna-candidato-senador-governo
Além do bolsonarismo, quem mais ganhou (e também quem perdeu) no 1º turno

Balanço revelado pelas urnas mostrou surpresas que agradaram a alguns e deixaram também muita gente de cara feia

Eleitores colam teclas das urnas em São Paulo e Mato Grosso do Sul

Suspeitos foram presos pela Polícia Federal e serão investigados por obstrução da votação

As Forças Armadas, Bolsonaro e o efeito Tostines

Foi o presidente quem trouxe de volta os militares ou foram os militares que “criaram” um presidente para voltarem ao poder?