Goiás dá início ao processo de carga e lacre das urnas eletrônicas
17 outubro 2024 às 16h14
COMPARTILHAR
Teve início na última quarta-feira, 16, o processo de carga e lacre das urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das Eleições Municipais 2024 em Aparecida de Goiânia. Esse procedimento é uma das fases da preparação para o pleito, garantindo que todas as urnas estejam prontas para a votação. Nesta sexta-feira, 18, a cerimônia que marca o início dos trabalhos em Goiânia será realizada no Anexo II do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), a partir das 8h, com a presença de representantes de partidos, promotores, juízes eleitorais e outros segmentos da sociedade.
O processo de carga das urnas envolve a transferência dos dados dos eleitores para as respectivas seções eleitorais e a inserção das informações dos candidatos que disputarão o segundo turno. Após essa etapa, os compartimentos das urnas são lacrados e assinados pelos juízes eleitorais , garantindo que não haja nenhuma interferência externa nos dispositivos antes da votação.
Leia também:
Eleitores de Goiânia revelam se irão votar no segundo turno
90 urnas são substituídas em Goiás; 22 ocorrências e 5 prisões são registradas
Além da lacração, as urnas passam por uma auditoria por amostragem. Prevista na Resolução TSE nº 23.669/2021 e na Resolução TSE nº 23.673/2021, essa auditoria é realizada em todas as zonas eleitorais onde haverá segundo turno. O objetivo é verificar o funcionamento adequado das urnas e assegurar que todos os sistemas operam conforme esperado, garantindo que o processo eleitoral seja completamente seguro e transparente. A auditoria reforça a confiabilidade do sistema de votação eletrônica no Brasil, ajudando a combater a desinformação, que frequentemente surge em períodos eleitorais.
SERVIÇO
Carga e Lacre das urnas de Goiânia
Onde: Edifício Messias de Souza Costa (Anexo II do TRE-GO), localizado à rua 17-A, esquina com 25-A, Qd. 63-A, Lt. 01-E, Setor Aeroporto – Goiânia
Quando: 18 de outubro
Horário: 8h