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Cecília Meireles e Gonzalez-Foerster na peça goiana “Não Posso Esqucer”

Performativo, o espetáculo encadeia os processos de perdão vividos por um corpo feminino por meio da linguagem do Teatro Contemporâneo [gallery type="slideshow" size="full" ids="81437,81438,81439"] No domingo e segunda-feira, 4 e 5 de dezembro, a peça “Não posso Esqucer”, do Teatro Contemporâneo, fica em cartaz no prédio de Oficinas da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), da Universidade Federal de Goiás (UFG). Numa mistura da linguagem teatral e da performance, o espetáculo diz de um corpo feminino que se ergue sobre uma bacia, desequilibra, cai e levanta. O vestido negro e os cabelos desalinhados acompanham a expressão na face de mulher, esta uma culpa exposta. Com diversas referências, entre elas o poema “Ventania”, de Cecília Meireles, e a instalação “Desert Park”, de Dominique Gonzalez-Foerster, que está permanentemente exposta no Centro de Arte Contemporânea Inhotim, a peça dirigida por Kleber Damaso é encenada pela professora Maria Ângela de Ambrosis. Serviço Não posso esqucer Dias: 4 e 5 de dezembro Local: Oficinas da EMAC/UFG Horário: 20 horas

Bárbara Santos volta de Berlim e lança “Teatro do Oprimido: uma teoria da práxis”

[caption id="attachment_80744" align="alignleft" width="300"]capa-raizes-e-asas_divulgacao Fotos: Divulgação[/caption] Também noite de autógrafos e roda de conversa, o evento de lançamento do livro tem como palco o Evoé Café com Livros A obra "Teatro do Oprimido, Raízes e Asas: uma teoria da práxis" combina teoria e prática para a análise do método do Teatro do Oprimido, criação do brasileiro Augusto Boal. O livro propõe uma discussão, consistente e acessível, sobre os conceitos que fundamentam o método em articulação com os avanços e desafios de sua prática. A abordagem didática facilita a compreensão tanto da estrutura dramática e pedagógica do método quanto da especificidade de sua estética. A diversidade de exemplos contextualiza a teoria e joga luz sobre questões éticas, filosóficas e políticas que envolvem a aplicação do método - características que qualificam esta publicação para o ensino formal e/ou informal do método do Teatro do Oprimido. “Comecei a escrever esse livro para tornar o conteúdo teórico que alicerça o Teatro do Oprimido mais acessível para as pessoas interessadas em desenvolver uma atuação prática. A necessidade de responder a questões práticas e dar base teórica às mesmas, garantiu consistência à escrita. O objetivo foi evitar que a práxis das pessoas que eu formava ficasse esvaziada de conteúdo, queria que entendessem o 'porquê' daquilo que faziam”, diz a autora Bárbara Santos. Goiânia é uma das cidades onde ela realiza o lançamento. Já esteve no Rio de Janeiro, em Ubataba, Vinhedo e Campinas e ainda em Fortaleza. De 3 a 7 de dezembro, apresenta seu livro em conferências e seminários na The University of North Carolina at Chapel Hill, na Carolina do Norte (EUA), e também em New York. No dia 10, apresenta o livro no encontro Trajetórias Feministas, em São Paulo. Lançamento internacionais estão sendo organizados em Lisboa, Porto e Berlim. Para 2017, está previsto o lançamento em espanhol, no Chile, na Argentina e na Espanha. Bárbara já está trabalhando em seu novo livro “Do Teatro do Oprimido ao Teatro das Oprimidas”, que trata dos novos rumos do método depois da morte de seu criador, Boal. Além de um panorama atualizado sobre a difusão do método mundo afora, a autora descreve e analisa as pesquisas que têm desenvolvido com a Estética do Oprimido, as quais deram origem ao Teatro das Oprimidas. barbarasantos-2016 A autora Nascida em 1963, Bárbara Santos é socióloga formada pela UFF e atuou como professora na rede municipal de educação do Rio de Janeiro durante 15 anos. Bárbara trabalhou por duas décadas com Augusto Boal como coordenadora do Centro de Teatro do Oprimido (CTO), na concepção e desenvolvimento do Teatro-Legislativo e da Estética do Oprimido; tem 26 anos de experiência ininterrupta com o método, no Brasil e em 38 países dos cinco continentes. Bárbara é diretora artística de KURINGA, espaço para o Teatro do Oprimido em Berlim, do grupo Madalena-Berlin e de Together International Theatre Company – cooperação entre organizações de sete países europeus. É ainda idealizadora e coordenadora do Programa KURINGA de Qualificação em Teatro do Oprimido, que teve avaliação externa da Universidade de Bolonha. Integra o International Theatre Institute of Unesco (a ITI Alemanha), desde 2014. No Rio de Janeiro, é diretora artística do Coletivo Madalena-Anastácia, que é composto por mulheres negras, e colaboradora artística do grupo Cor do Brasil, composto por artistas afrodescendentes. Difusora do Teatro das Oprimidas, inovadora experiência estética sobre opressões enfrentadas por pessoas socializadas como mulheres, é diretora artística da Rede Ma(g)dalena Internacional, formada por grupos feministas da Europa, África e America Latina. Serviço Lançamento do livro "Teatro do Oprimido, Raízes e Asas: uma teoria da práxis", de Bárbara Santos Data: 23 de novembro Horário: 19h30 Local: Évoé Café com Livros

Ganhador de 16 prêmios, espetáculo Caros Ouvintes encerra temporada em Goiânia

Comédia se passa nos anos 1960 e traz a visão dos atores de radionovelas que temiam a chegada da televisão

Premiada pela Funarte, Nu Escuro apresenta “Plural” em quatro cidades goianas

Espetáculos Pitoresca e Gato Negro também serão apresentados em outras quatro capitais brasileiras

Diáspora é apresentado durante temporada em Goiânia

Espetáculo volta à capital no fim de semana após sua estreia, em junho; plateia definirá quanto vale o ingresso

Do grande Guimarães Rosa, “Cara-de-Bronze” ganha os palcos do Teatro Sesi

Adaptação de Marcos Fayad, que também assina a direção, a peça fica em carta de quinta a sábado [caption id="attachment_68089" align="alignnone" width="620"]Marcos Fayad | Foto: Reprodução Marcos Fayad | Foto: Reprodução[/caption]

“‘Eu queria alguém que me abençoasse...” — ele disse. Aí, meu coração tomou tamanho.” — Guimarães Rosa
Nos dias 9, 10 e 11 de junho, o Teatro Sesi recebe “Cara-de-Bronze”, uma adaptação teatral de Marcos Fayad do conto do grande João Guimarães Rosa. “Corpo de Baile” reúne, além de “Cara-de-Bronze”, novelas que revelam a poética de Guimarães. Ele decodifica entidades mitológicas antigas do sertão mineiro, interpreta símbolos das tradições erudita e sertaneja, o que Fayad leva para a cena. Também na direção, Fayad conta com os Karla Araújo e, dentre outros atores, Denis Malaquias no elenco; na direção musical, Roberto Corrêa, que conta com Vavá Araújo no berrante. A apresentação, de quinta a sábado, será às 21h e os ingressos custam R$ 25, a meia-entrada. Serviço Cara-de-Bronze Teatro Sesi 21h R$ 25, a meia-entrada

Palco Giratório: a arte de novos olhares por todo o Brasil

Realizado em diversas cidades, o festival de teatro, executado desde 1998, entra em cartaz em Goiânia com diversas obras de arte

Sergipenses Maicyra Leão e Audevan Caiçaram ministram oficina pelo Palco Giratório

[caption id="attachment_67347" align="alignleft" width="300"]Reprodução Reprodução[/caption] Gratuita, a ofcina “Perfomagem” será ministrada no sábado, 4 de junho, no Sesc Centro Estão abertas as inscrições para a oficina “Performagem” que acontece no sábado, 4 de junho, das 9h às 17h, no Sesc Centro em Goiânia. Parte da programação do Palco Giratório, a oficina será ministrada por Maicyra Leão e Audevan Caiçara, ambas de Sergipe. Gratuitas, as inscrições devem ser feitas presencialmente na Central de Atendimentos do Sesc Centro. A idade mínima é de 16 anos. Concebida em parceria com a artista visual Manuela Eichner, a oficina mescla dinâmicas de um corpo composicional e a técnica de colagem, com base em elementos imagéticos do espaço público. Portanto, serão três etapas: “corpo como corte”; “ambiente em camadas”; e “mesclagem”. Para a oficina é necessário o uso de roupas confortáveis de trabalho teatral e levar celular com câmera fotográfica. Serviço “Performagem”, com Maicyra Leão e Audevan Caiçara (SE) Data: sábado, 4 de junho Horário: 9h às 12h e das 14h às 17h Local: Sesc Centro Idade mínima: 16 anos Inscrições gratuitas no Sesc Centro

Espetáculo infantil é atração deste domingo no Teatro Marista

O espetáculo musical "Apanhei-te, cavaquinho" será apresentado, neste domingo, 15, a partir das 17h, no Teatro Marista, unidade do Colégio Marista Com bonecos e música ao vivo, o musical para crianças, produzido pela Escola Música e Bebê, foi criado para homenagear o compositor e pianista brasileiro Ernesto Nazareth. É o que diz Nilsea Maiolli, uma das coordenadoras do projeto. Segundo ela, a história se passa no Rio de Janeiro, retratando a época em que viveu o compositor, no início do século 20. Ernesto Nazareth é professor de música de um menino apelidado de “Pedroca”. Ele, o garoto, toca cavaquinho. Ernesto Nazareth mostra para Pedroca que estudar música vai além do que tocar instrumentos e, com sua amiga Chiquinha Gonzaga, toca suas composições e demonstra como podemos aprender música, desenvolvendo o senso estético, sempre com prazer lúdico. O teatro de bonecos é composto por seis personagens. Integram a lista Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Pedroca, Matu­to, gato Escovado e passarinho Cuiubinho. Os bonecos são manipulados por três atores: Edson Oliveira, Marcos Marrom e Nilsea Maioli. Música A música é realizada ao vivo pelo pianista Robervaldo Linhares. O artista interpreta as músicas Odeon, Brejeiro, Confidências, Matuto, Bambino, Apanhei-te Cavaquinho!, de Ernesto Nazareth; e Corta-Jaca, de Chiquinha Gonzaga. O pianista é acompanhado pelo músico Zé do Choro, que toca cavaquinho, clarineta, flauta doce e pandeiro. A classificação do espetáculo infantil é livre. Os ingressos custam apenas R$ 10. O Teatro Marista é à Rua Hugo Brill, 109, Setor Marista. Serviço Espetáculo musical: “Apanhei-te, cavaquinho” Classificação etária: Livre Local: Teatro Marista, Goiânia Preço: R$ 10 Endereço: Rua Hugo Brill, 109, Setor Marista Promoção: Escola Música e Bebê Dia: Domingo, 15. Horário: 17h Informações: (62) 3278-4447

Com Cláudia Missura, o premiado “Sapecada” é encenado em Goiânia

[caption id="attachment_65956" align="alignnone" width="620"]2_SAPECADO_foto_GEORGIA_BRANCO b Foto: Georgia Branco[/caption] Na tarde do sábado, 21 de maio, a cia paulista Banda Mirim volta a Goiânia com o premiado espetáculo infantil “Sapecada”. Reconhecido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), como Melhor Texto, Espetáculo e Trilha Sonora Original, e pelo Prêmio Femsa como Melhor Espetáculo Infantil, a obra, dirigida cenicamente por Marcelo Romagnoli, conta a história de Felizarda de Jesus, interpretada pela atriz Cláudia Missura. Brejeira, ela vive sozinha acompanhada do cachorro Rex (Edu Mantovani) e certo dia recebe um convite para ser madrinha de casamento, onde se desenrola uma grande aventura. Antes, na quinta-feira, 19, a cia debate sobre os “Novos caminhos do teatro infantil no Brasil”, às 19h, no Teatro Sesc, onde a cia se apresenta sábado. As entradas, de ambos os dias, são francas.

“MilkShakespeare”, uma tragédia humana e contemporânea

[caption id="attachment_64549" align="alignleft" width="300"]Divulgação/Sesc Centro Divulgação/Sesc Centro[/caption] Da terça-feira, 26, ao sábado, 30, a cia goiana Pulo do Gato Arte e Comunicação apresenta o espetáculo “MilkShakespeare” nos palcos do Sesc Centro. Salvo na sexta-feira, em que acontece o show de Grace Carvalho, o teatro recebe a pela que conta a história do General Ricardo. Prisioneiro de guerra, ele vive sob os cuidados dos enfermeiros Horário e Ana. Em busca de liberdade, os personagens se debatem na jaula dos próprios valores e crenças, em um duelo de vida e morte, onde ambas figuram como uma condenação eterna. A apresentação celebra o aniversário de 400 anos de morte de William Shakespeare. “MilkShakespeare” arranca das tragédias clássicas uma tragédia própria, humana e contemporânea. Serviço Espetáculo “MilkShakespeare”, da cia Pulo do Gato Arte e Comunicação (GO) Dias 26, 27, 28 e 30 de abril Horário: 20h Entrada: R$ 15, a inteira, e R$ 5, comerciários e dependentes

“Circo Fenomenal”, um espetáculo brasiliense de palhaçaria nos palcos goianos

[caption id="attachment_63582" align="alignnone" width="620"]Foto: Divulgação Foto: Divulgação[/caption] No domingo, 17 de abril, a cia brasiliense Las Fenómenas apresentam o espetáculo de palhaçaria clássica “Circo Fenomenal”. Com a ajuda do público, Macarroa e Zulpeta realizam mágicas, danças malabarísticas e demais atrações excêntricas. Aberto ao público de todas as idades, a apresentação começa às 17h. “Circo Fenomenal” é um espetáculo perfeito para alegrar, divertir e deleitar toda a família. A gargalhada é garantida. Serviço Espetáculo “Circo Fenomenal”, da cia Las Fenómenas (DF) Data: 17 de abril Horário: 17h Local: Teatro Sesc Centro Ingressos: R$ 15, inteira, e R$ 5, comerciários

E[cs]xtas[y]e, uma história de Romeus e Julietas nos palcos do Sesc Centro

[gallery type="slideshow" size="full" ids="63522,63521"] A goiana Fábrica Grupo de Teatro apresenta de terça a quinta-feira desta semana e nos dias 19 e 10 de abril, terça e quarta-feira da semana seguinte, nos palcos do Sesc Centro, o espetáculo “E[cs]xtas[y]e – Uma História de Romeu e Julieta”. Com classificação etária de 12 anos, a peça diz da mais conhecida história de amor já contada: Romeu e Julieta. Nos palcos, três Romeus e três Julietas fazem do amor êxtase, uma droga que embriaga, fere e te faz querer sempre mais. Com apresentações às 15h apenas para escolas agendadas, “E[cs]xtas[y]e” também fica em cartaz às 20h para o público em geral. Os ingressos custam R$ 15, a inteira, e R$ 5, comerciários.

Núcleo paulista Vinícius Piedade apresenta “Identidade” no Sesc Centro

[caption id="attachment_63005" align="alignnone" width="620"]Foto: Divulgação/Sesc Foto: Divulgação/Sesc[/caption] Na noite da quarta-feira, 6 de abril, o Núcleo Vinícius Piedade e Cia, de São Paulo, apresentam o espetáculo “Identidade”, nos palcos do Teatro Sesc Centro. A peça conta a história de um publicitário que sofre uma amnésia repentina, justamente quando assina um contrato com uma empresa de sabão em pó para uma campanha publicitária chamada “Identidade”. Nesta crise criativa desencadeada pela amnésia, ele decide ir ao encontro de amigos de adolescência para saber se o que ainda resta de sua memória, de sua fase de construção de identidade, é sua imaginação ou se de fato são lembranças suas. Serviço Espetáculo “Identidade” Data: 6 de abril Horário: 20h Classificação: 14 anos Ingressos: R$ 15, a inteira e R$ 5, comerciários e dependentes

“Balanço”, um monólogo sobre preconceito no Sesc Centro

Na terça-feira, 5 de abril, o ator e diretor Bruno Peixoto conta a história de Gentil, um homem que, quando criança, sofre inúmeros preconceitos [caption id="attachment_62920" align="alignnone" width="620"]Foto: Layza Vasconcelos Foto: Layza Vasconcelos[/caption] Gentil é um homem do interior do Brasil. Quando pequeno, sofreu inúmeros preconceitos por se ver dono de uma delicadeza atípica aos meninos de sua idade. Depois de uma conturbada adolescência, ele serve o exército, contrariando maldosos comentários de sua vizinhança. Entre descobertas e lembranças, Gentil então faz um “balanço” de sua vida e revela-nos o inesperado. Este é o enredo do monólogo “Balanço”, de Bruno Peixoto, que ganha os palcos do Teatro Sesc Centro na terça-feira, 5. A apresentação, que conta com a direção de Edson de Oliveira, começa às 20h. Serviço Espetáculo “Balanço” Data: 05 de abril Horário: 20:00 Local: Teatro Sesc Centro Ingressos: R$15, a inteira e R$5, comerciários