Resultados do marcador: Semad

Encontramos 92 resultados
Meio Ambiente
Semad propõe TAC após empresa proprietária do lixão de Padre Bernardo prometer ações

A empresa afirmou que vai agir para controlar e reduzir os danos ambientais causados pelo desmoronamento de uma pilha de lixo

WhatsApp Image 2025-07-04 at 14.13.06
Meio ambiente
Contrapondo Semad, Prefeitura divulga estudo que mostra viabilidade do aterro sanitário

O estudo técnico foi feito pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) a pedido da Secretaria de Infraestrutura de Goiânia (Seinfra)

aterro-sanitario-goiania-foto-fernando-leite-2048x1129
Lixão de Goiânia
Ministério do Meio Ambiente afirma que licenciamento de aterro de Goiânia é responsabilidade da Semad

Ministério do Meio Ambiente reafirma que licenciamento de aterros sanitários é responsabilidade estadual

Multa milionária
Lixão que desabou em Padre Bernardo é multado em R$ 37,5 milhões pela Semad

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás intensifica monitoramento dos corpos hídricos após colapso de lixão em Goiás

WhatsApp Image 2025-06-27 at 17.46.04
Meio ambiente
Prefeito Sandro Mabel defende legalidade do Aterro Sanitário de Goiânia e critica relatório da Semad

Mabel afirma que aterro apresenta fator de segurança e nega risco de explosão

Observadores de pássaros
Goiás inicia inventário de aves que habitam na região de Alto Paraíso de Goiás

Inventário de aves no Parque Águas do Paraíso mira turismo sustentável e geração de renda em Alto Paraíso de Goiás

Proteção ambiental
Plano emergencial para recuperação do Lixão de Padre Bernardo é rejeitado

Segundo a Semad, o plano não tinha os requisitos técnicos necessários. A empresa tem 24 horas para apresentar novo plano

Desastre
‘Risco de novos deslizamentos’, alerta secretária de Meio Ambiente após visita a lixão que desabou; veja fotos

A estrutura, que recebe os resíduos dos municípios de Padre Bernado e Cristalina, é administrado por uma empresa privada que não possui licenciamento ambiental

Monitor de incêndios
Goiás registra aumento de queimadas em junho, mas repete padrão histórico de focos em regiões críticas

Monitoramento do Cimehgo indica que a seca persistente, aliada à ação humana, mantém o estado em alerta

PROTEÇÃO AMBIENTAL
Limites do Parque Estadual de Paraúna são ampliados 

Foram excluídas áreas consolidadas já utilizadas para fins agropecuários e incluídas outras com remanescentes de vegetação nativa

Articulação
Câmara de Goiânia convoca secretários para prestar esclarecimentos e não votam projeto da SME

Secretários de Educação e Administração foram convocados para reunião com os vereadores na próxima terça-feira

Meio Ambiente
Semeia Cerrado conquista 2º lugar no Prêmio Goiás Sustentável e celebra restauração de 600 hectares do Cerrado

Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quinta-feira, 5, a empresa goiana Semeia Cerrado conquistou o 2º lugar na categoria “Ações pelo Clima” do Prêmio Goiás Sustentável, com o projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, uma iniciativa que se destacou por promover a restauração ecológica de 600 hectares de áreas degradadas do Cerrado, por meio do uso de sementes nativas coletadas por comunidades tradicionais.

Promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), o prêmio reconhece práticas ambientais que contribuem para a sustentabilidade e qualidade de vida no estado. A cerimônia foi realizada na quarta-feira, 4, e teve como foco as ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, valorizando projetos que se alinham à conservação de ecossistemas, à redução de emissões de gases de efeito estufa e à promoção da educação ambiental.

Idealizado e executado pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC), em parceria com a Semeia Cerrado e a Associação de Coletores Cerrado de Pé (ACP), o projeto foi inscrito pela própria Semeia Cerrado, que também ficou responsável pela execução técnica. O financiamento foi garantido pelo Fundo Socioambiental CAIXA, e as ações aconteceram entre novembro de 2021 e março de 2025.

Ao longo dos últimos três anos, o projeto atuou de forma integrada, promovendo não apenas a recuperação de áreas degradadas, mas também o fortalecimento da cadeia produtiva de sementes de base comunitária. Nesse sentido, promoveu geração de renda, impulsionou o engajamento social e estimulou ações de sensibilização de proprietários rurais quanto à importância da conservação do bioma. Como resultado, consolidou um modelo que une conhecimento tradicional, ciência e gestão ambiental qualificada.

Para Anabele Gomes, presidente da Rede de Sementes do Cerrado, o reconhecimento simboliza mais do que um prêmio. “O Projeto Águas Cerratenses foi um marco para nós. Conseguimos restaurar 600 hectares de Cerrado, valorizando o conhecimento tradicional e o protagonismo das comunidades locais, que são as verdadeiras guardiãs das sementes nativas. Este prêmio simboliza a força da união entre ciência, tradição, gestão qualificada e cuidado com a natureza”, destacou.

A gestora também fez questão de agradecer o esforço coletivo que tornou a ação possível. “Agradeço a todos e todas que estiveram conosco nessa jornada: coletores, técnicos, parceiros institucionais e a equipe incansável que sonhou e fez acontecer. Seguimos  juntos, com ainda mais motivação, para ampliar a restauração do Cerrado”, enfatizou Anabele.

A coordenadora do projeto, Alba Cordeiro, ressaltou o impacto do trabalho tanto para o bioma quanto para as pessoas envolvidas. Segundo ela, o projeto representou um divisor de águas. “Foi bastante emocionante, porque esse projeto representou um salto muito grande. A gente já tinha as bases para viabilizar a recuperação em larga escala, mas precisávamos desse pulo. Foram 600 hectares restaurados, um volume expressivo de pessoas envolvidas, o que exigiu uma grande capacidade de gestão e inovação. Ao mesmo tempo que foi desafiador, nos fez amadurecer como equipe e nos preparou para os novos desafios da restauração do Cerrado”, disse.

Dentro da categoria “Ações pelo Clima”, à qual o Águas Cerratenses foi submetido, o Prêmio Goiás Sustentável valoriza projetos voltados à conservação de ecossistemas naturais, à redução das emissões de gases de efeito estufa, à utilização de fontes de energia renovável e à implementação de tecnologias sociais que favorecem a adaptação aos impactos das mudanças climáticas. Também são contempladas ações relacionadas à gestão de riscos, educação ambiental e resiliência das comunidades frente aos eventos extremos.

A iniciativa foi planejada de forma a integrar ciência e saberes tradicionais, apostando em uma recuperação ambiental que respeita os ciclos da natureza e o protagonismo das comunidades envolvidas.

Enquanto o mundo celebra o 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente, Goiás também se orgulha de projetos como o Águas Cerratenses, que mostram que é possível unir restauração ecológica com desenvolvimento sustentável, inclusão social e geração de renda.

Leia também:

Entenda o que é a Síndrome de Ehlers-Danlos, doença que Carla Zambelli diz tratar no exterior

Homens estão perdidos em seu papel na sociedade? Especialistas analisam crise da masculinidade

Em evento
Goiás reduziu desmatamento em 72% em 2024, diz Caiado durante abertura da Semana do Meio Ambiente

Já a titular da Semad, Andrea Vulcanis, assinou termo de adesão ao Juntos pelo Araguaia

Estelionatário é preso suspeito de se passar por funcionário da Secretaria do Meio Ambiente para aplicar golpes

Investigado usava o falso cargo para cobrar taxas indevidas e ofertar falsas licenças ambientais. Prejuízos chegam a, pelo menos, R$ 40 mil

Consulta BioData
Goiás realiza primeira consulta pública para mapear risco de extinção de peixes locais 

Prazo para contribuir com informações sobre rivulídeos vai até 8 de junho