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Perdão
8 de janeiro: CCJ pauta projeto que anistia manifestantes de atos antidemocráticos

Proposta de deputado goiano concede perdão a caminhoneiros, empresários e todos que participaram de manifestações nas rodovias e quarteis a partir de outubro de 2022

Crédito extraordinário
Alego aprova crédito no valor de R$ 107 milhões para investimentos em TI e transformação digital

De acordo com o projeto de lei, os recursos serão destinados ao desenvolvimento e ampliação de soluções de TI, comunicação e serviços digitais

Faltou Dizer
BRT Norte-Sul é um grande projeto para a mobilidade de Goiânia, mas é mal pensado

O BRT Norte-Sul tem inauguração marcada para o dia 31 de agosto. Nesta semana, o governo de Goiás entregou 60 ônibus que serão usados no percurso, que vai do Terminal Recanto do Bosque, na região Noroeste da capital, até o terminal Isidória, na região Sul. Dez veículos são elétricos e os outros são convencionais a diesel, porém todos têm ar-condicionado.

O sistema de transporte de Goiânia é bem complexo, porque além da capital o sistema atende as cidades da região metropolitana o que amplia rotas e também passageiros. Eu como usuário do transporte coletivo digo com propriedade que o ônibus em Goiânia não é convidativo e não facilita a vida de quem precisa.

O tempo que levo para me deslocar do meu trabalho até a minha casa, às vezes, é o mesmo tempo de fazer o mesmo trajeto a pé. Goiânia caminha para um colapso no trânsito e não vai ser esse transporte que temo aí que vai tirar os carros da rua. A capital tem 1,4 milhão de habitantes e 1,2 milhão de veículos, a maior proporção do país.

O BRT Norte-Sul, apesar de alguns problemas no projeto, foi bem pensado. Existiriam soluções mais baratas e menos danosas ao patrimônio público. Um exemplo prático é a avenida Rebouças e Francisco Morato, em São Paulo. As duas avenidas formam um corredor que liga a Zona Oeste de São Paulo até o Centro. Os ônibus que circulam naquela via são de piso baixo com porta dos dois lados. Os veículos são de diversos tipos, grandes articulados e veículos convencionais. O piso em todo esse trecho é rígido e mais resistente do que o asfalto.

Esse é um modelo barato e não demoraria 10 anos para ficar pronto. Os ônibus que circulam nessa via poderiam atender outras localidades além do Eixo Norte-Sul aumentando a frota de veículos e alimentando outros bairros. Sim, agora o projeto do BRT parece meio burro.

Não existe "bala de prata" para resolver o problema do trânsito e do transporte. Muitas cidade tem um sistema, que pode até ser antigo, mas que funciona e a gestão de Goiânia, nos últimos dez anos não olhou para isso e insistiu em um erro com um projeto caro e que desfigurou a Praça Cívica e a Avenida Goiás.

O que é feito com boa vontade, honestidade e intelgiência já funciona para a população. 

Organização
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Mudança
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SEGURANÇA
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Renegociação
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Legislativo
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Impostos
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Proposta
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Acolhimento
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Kátia Maria destacou a necessidade de pressionar o poder público a elaborar e implementar um plano para atender essa população, conforme exigido pelo Supremo Tribunal Federal (STF)

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PL também prevê penalizar profissionais de saúde caso o aborto seja realizado fora do prazo estipulado

Mobilidade Urbana
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