Resultados do marcador: Combate à Violência

Encontramos 11 resultados
Faltou Dizer
Gravidez não desejada: Tabu e hipocrisia bloqueiam todos os caminhos possíveis

Precisamos de uma mudança estrutural, onde a educação e a saúde reprodutiva sejam direitos fundamentais e não casos de exceção

Diálogo é forma de prevenir abuso sexual infantil, afirmam psicólogos

Segundo a Campanha Maio Laranja, 51% das vítimas têm entre 1 e 5 anos de idade

Novo Pronasci tem como objetivo de reduzir a criminalidade no país com foco no combate à violência contra as mulheres. | Foto: Governo Federal.
Governo Federal lança programa nacional de segurança pública focado em mulheres

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira, 15, o lançamento do novo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2). O programa foi criado em 2006 no governo do petista com o objetivo de reduzir a criminalidade no país e agora terá foco no combate à violência contra as mulheres.

Em evento no Palácio do Planalto, Lula fez a entrega simbólica de 270 viaturas para as patrulhas Maria da Penha, além do anúncio da implementação de 40 novas Casas da Mulher Brasileira, locais de acolhimento de vítimas da violência doméstica. Os veículos serão direcionados aos estados proporcionalmente, considerando os indicadores de violência.

Ao anunciar a medida, Lula afirmou que “o Estado não pode ser omisso” e deve proteger as mulheres. “Precisamos mudar o papel do Estado, para que a gente possa salvar mais vidas nesse país”, disse o presidente.

O Pronasci estabelece políticas sociais e ações de proteção às vítimas com promoção dos direitos humanos, intensificando uma cultura de paz, de apoio ao desarmamento e de combate aos preconceitos de gênero, etnia, orientação sexual e diversidade cultural. Além disso, coloca em prática ações afirmativas para a população negra, o apoio às vítimas da criminalidade e a prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher.

Políticas previstas

Há, ainda, previsão de edital de R$ 8 milhões da Secretaria Nacional de Segurança Pública para o fortalecimento de políticas de combate à violência contra as mulheres com foco nos Municípios.

Outro edital, no âmbito do Programa de Capacitação Profissional e Implementação de Oficinas Permanentes, no valor de R$ 5 milhões, prevê oficinas para a produção de absorventes e fraldas nos presídios para distribuição na rede pública, em parceria com os Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social.

Ainda dentre os projetos instituídos pelo Pronasci, destaca-se a reformulação do Bolsa-Formação, destinado à qualificação profissional dos operadores da segurança pública dos Estados, Distrito Federal e Municípios parceiros que frequentem ao menos um dos cursos oferecidos ou reconhecidos pelo Ministério da Justiça. 

Gracinha Caiado assina documento para combater violência contra crianças

Primeira-dama representou o governador em um evento na sede do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO)

Programa federal “Em Frente Brasil’ prepara nova etapa de ações em Goiânia

Grupo de trabalho também servirá de base para a formatação do Plano Local de Segurança de Goiânia um Diagnóstico Socioterritorial de Segurança

Região do Entorno do DF ganhará Comando de Missões Especiais para combater criminalidade

Secretário destacou que pretende integrar as forças policiais do Estado com a polícia do DF. “Não há fronteira física para o crime"

Aparecida lança campanha de combate ao assédio às mulheres nos ônibus

Com início no Terminal Cruzeiro, na próxima quarta-feira, 28, a blitz educativa passará por mais três estações da cidade

Vereador cobra instalação de Comissão Especial de Combate à Violência em Ambiente Escolar

 "Escola tem que ser um ambiente de acolhimento e segurança, onde se leva conhecimento. Não há espaço para a violência", defende Álvaro da Universo

José Eliton reconfigura gestão e melhora índices da Segurança Pública em Goiás

Investimentos em inteligência, integração policial, valorização do servidor e comunicação são as estratégias adotadas pelo vice-governador na pasta

Segurança pública ganha motos e agilidade na região leste de Trindade

Quatro motos XT660 do GPT-Motos já reforçam o quadro de veículos que prestam serviço a bairros em uma região extensa do município