Vereador protesta contra manobras de Iris para garantir aumento de IPTU

Lucas Kitão subiu à tribuna com nariz de palhaço e título de eleitor para protestar contra impostos 

Lucas Kitão na tribuna | Foto: Larissa Quixabeira

O vereador Lucas Kitão (PSL) subiu à tribuna da Câmara Municipal para protestar contra uma manobra da gestão do prefeito Iris Rezende (PMDB) para garantir aumento de IPTU/ITU em Goiânia.

Com nariz de palhaço e boca amordaçada, o jovem mostrou cartazes com nomes de vários impostos cobrados pelo poder público, como IPTU, ISS, ICMS, com ponto de exclamação; e, depois, os serviços oferecidos pela prefeitura, como CMEI, Cras e UPA, com pontos de interrogação.

O protesto foi um clamor pela aprovação do projeto de lei que acaba com os aumentos contínuos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Territorial Urbano (ITU) na capital.

Como já foi apreciada em primeira votação e já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pela Finanças, agora a matéria só precisa ser votado em mais uma vez no plenário. A expectativa é que seja nesta terça-feira (5), isso se não houver manobra por parte da base irista.

Entenda o caso

Por causa do artigo 5º da Lei 9.704/15, que modificou a Planta de Valores Imobiliários e estabeleceu aumentos de 5 a 15%, somados à inflação, até que o imposto se equiparasse ao valor venal dos imóveis, a alta em alguns endereços de Goiânia este ano chegou a 21%.

Se mantida a regra, em mais quatro anos, os impostos referentes a alguns imóveis irão aumentar 75,23%. Para o autor da matéria, o aumento deveria se restringir à inflação.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Marluce

Nao e so em Goias,enquqnto o mercado imobiluario de alugueis cresce,diminui projetos sociais com moradias.