Vereador protesta contra manobras de Iris para garantir aumento de IPTU
05 setembro 2017 às 10h45

COMPARTILHAR
Lucas Kitão subiu à tribuna com nariz de palhaço e título de eleitor para protestar contra impostos

O vereador Lucas Kitão (PSL) subiu à tribuna da Câmara Municipal para protestar contra uma manobra da gestão do prefeito Iris Rezende (PMDB) para garantir aumento de IPTU/ITU em Goiânia.
Com nariz de palhaço e boca amordaçada, o jovem mostrou cartazes com nomes de vários impostos cobrados pelo poder público, como IPTU, ISS, ICMS, com ponto de exclamação; e, depois, os serviços oferecidos pela prefeitura, como CMEI, Cras e UPA, com pontos de interrogação.
[relacionadas artigos=”104350″]
O protesto foi um clamor pela aprovação do projeto de lei que acaba com os aumentos contínuos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Territorial Urbano (ITU) na capital.
Como já foi apreciada em primeira votação e já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pela Finanças, agora a matéria só precisa ser votado em mais uma vez no plenário. A expectativa é que seja nesta terça-feira (5), isso se não houver manobra por parte da base irista.
Entenda o caso
Por causa do artigo 5º da Lei 9.704/15, que modificou a Planta de Valores Imobiliários e estabeleceu aumentos de 5 a 15%, somados à inflação, até que o imposto se equiparasse ao valor venal dos imóveis, a alta em alguns endereços de Goiânia este ano chegou a 21%.
Se mantida a regra, em mais quatro anos, os impostos referentes a alguns imóveis irão aumentar 75,23%. Para o autor da matéria, o aumento deveria se restringir à inflação.