Transferência simbólica da capital de Goiás para Santa Cruz pode se tornar lei
20 abril 2018 às 17h56
COMPARTILHAR
Deputado Lincoln Tejota (PROS) apresentou projeto que institui no calendário oficial de Goiás a mudança, a ser comemorada no dia do aniversário da cidade
O deputado estadual Lincoln Tejota (PROS) apresentou projeto de lei que institui no calendário oficial do Estado a transferência simbólica da capital para Santa Cruz de Goiás, durante a comemoração do aniversário da cidade, no dia 27 de agosto.
Segundo a justificativa, o município é considerado a primeira capital do Estado, tendo sido fundado em 1729, ainda por Bartolomeu Bueno da Silva. “Como forma de homenagear a história de um povo que tanto contribuiu para o desenvolvimento de Goiás, estamos propondo uma solenidade para resguardar nosso patrimônio cultural”, defendeu.
Tejota lembra que, em 2017, o então governador Marconi Perillo (PSDB) realizou a transferência simbólica da capital para Santa Cruz, assim como é feito todos os anos na Cidade de Goiás.
De acordo com o projeto, durante o dia do aniversário do município, os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) funcionarão ali. “O objetivo é tornar definitiva essa comemoração. Nossa maior riqueza é a história, a cultural, que resiste aos anos em Santa Cruz de Goiás”, arrematou.
Para que a lei entre em vigor é necessária a aprovação do projeto pelos deputados e a sanção do governador José Eliton (PSDB).