TJGO abre sindicância para apurar denúncia de agressão a advogado por servidor
12 setembro 2025 às 09h02

COMPARTILHAR
O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) determinou a abertura de sindicância para apurar a denúncia de agressão sofrida pelo advogado André Mariani dentro da Unidade de Processamento Judicial (UPJ) da comarca de Valparaíso de Goiás. O caso ocorreu no último dia 4 de setembro, quando o profissional tentava despachar um processo com o juiz da unidade e acabou, segundo relato, sendo atacado por um servidor do fórum. O caso também está sob investigação da Polícia Civil.
De acordo com nota divulgada pelo Centro de Comunicação Social do TJGO, a Diretoria do Foro já instaurou o procedimento administrativo e informou que o servidor acusado foi substituído e “não integra mais a equipe de gestão da unidade onde o fato ocorreu”.
Segundo a denúncia, Mariani procurou a UPJ para pedir o encaminhamento dos autos ao magistrado responsável. No entanto, o servidor teria se recusado a realizar a conclusão do processo, alegando excesso de trabalho e informando que apenas atenderia a demanda se houvesse um pedido expresso do juiz.
A situação, conforme relatos, se agravou quando o advogado explicou que o processo já havia retornado do gabinete e, portanto, era atribuição da secretaria dar continuidade.
Nesse momento o servidor teria partido para cima do advogado, o enforcado e só interrompido a agressão após a intervenção de outros funcionários do fórum. Mesmo contido, o servidor ainda teria proferido ofensas verbais contra o profissional.
O caso exigiu a ação de um policial lotado na unidade, que solicitou apoio da Polícia Militar. Os agentes registraram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) sobre a agressão.
Leia também:
PF prende “Careca do INSS” e empresário em esquema bilionário de fraudes na Previdência
MP determina que o Imas tem até 35 dias para apresentar Plano de Transformação Estrutural
