Rubens Otoni e Magda Mofatto são os deputados que mais apoiaram Dilma em 2015

Levantamento feito pelo Estadão mostra que, nas votações na Câmara deste ano, o petista e a republicana votaram a favor do governo em quase todas delas

Deputados Magda Mofatto e Rubens Otoni: os mais governistas

Deputados Magda Mofatto e Rubens Otoni: os mais governistas | Foto: reprodução / Facebook / Affonso Lima

O site do jornal Estadão divulga, neste domingo (27/12), um infográfico interativo que mostra a participação dos deputados federais nas votações da Câmara em 2015. O objetivo é analisar a base de apoio da presidente Dilma Rousseff (PT).

Embora ainda tenha apoio da maioria (67% de votos pró-governo), o percentual caiu vertiginosamente desde que assumiu o poder, em 2011.

No que diz respeito aos goianos, o mais fiel ao governo é, evidentemente, o petista Rubens Otoni. Único eleito pelo partido no Estado, ele votou 97% das vezes como determinou o Planalto. Foram 135 votos favoráveis, ante quatro contrários.

Em segundo lugar no ranking está, surpreendentemente, Magda Mofatto (PR). A favor do impeachment, da redução da maioridade penal, da revogação do Estatuto do Desarmamento e de várias pautas que são totalmente contrárias ao governo, a ex-prefeita de Caldas Novas tem taxa de 84% de adesão. Isso quer dizer que, das 127 votações da qual participou, em 107 ela votou com a base aliada.

Nem os deputados do PMDB, Daniel Vilela e Pedro Chaves, foram tão fieis ao governo Dilma. No entanto, ambos têm altas taxas de fidelidade: 81%, cada. Daniel votou 135 vezes com a base e 32 contra; Chaves 166 a favor, 39 contra.

Mesmo com a crise política instaurada e um ano de dificuldade para o governo do PT, outros quatro deputados mantiveram, pelo menos nas votações na Câmara, o compromisso com Dilma. São eles:  Jovair Arantes (PTB), Sandes Júnior (PP), Flávia Morais (PDT) e Heuler Cruvinel (PSD) também se destacam no levantamento.

Sendo assim, em Goiás, oito deputados permanecem (ainda) na base da presidente Dilma Rousseff. Dos eleitos em 2014 pela base Dilmista, apenas Roberto Balestra (PP) manteve posicionamento contrário ao governo.

 

Uma resposta para “Rubens Otoni e Magda Mofatto são os deputados que mais apoiaram Dilma em 2015”

  1. Epaminondas disse:

    Anotado todos estes nomes. Não receberão meu voto nunca, no futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.