O presidente estadual do MDB em Goiás, Haroldo Naves, afirmou ao Jornal Opção que Ana Caroline Magalhães de Faria está regularmente filiada ao partido desde 2025 e não tem impedimento legal para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. A declaração foi dada em meio a questionamentos nos bastidores sobre a situação partidária da esposa de Amilton Filho, escolhida para substituir o deputado após a morte dele.

“A filiação dela tá regular desde 2025. É reconhecida na Justiça, tá regular. Absolutamente regular”, declarou. Segundo Haroldo, a documentação da candidatura já foi encaminhada pelo sistema usado pelos partidos para apresentar os pedidos de registro à Justiça Eleitoral. “Já tá no CANDEX. Já foi enviado”, disse.

O dirigente reiterou que, na avaliação do MDB, a candidatura atende às exigências legais. “Ela é candidata, não tem nenhum impedimento legal”, afirmou.

Resistência à candidatura

Segundo Haroldo, a dificuldade enfrentada pelo partido foi convencer Ana Caroline a aceitar a disputa em meio ao luto. Ele afirmou que ela passou a enxergar a candidatura como uma forma de dar continuidade ao trabalho e aos compromissos do marido.

“Essa foi a dificuldade de convencê-la a sair candidata. Esse é o impedimento que tinha”, disse. Para o presidente do MDB, a decisão representa a continuidade de um projeto pelo qual Amilton vinha trabalhando.

Ana Caroline, de 37 anos, foi anunciada como candidata na segunda-feira, 28, em Anápolis. A definição ocorreu após conversas com familiares e lideranças próximas ao deputado, entre elas o prefeito Márcio Corrêa (PL), a vereadora Andreia Rezende (Avante), irmã de Amilton, e o pai do parlamentar, Amilton Batista.

O casal estava junto havia 21 anos, dos quais 13 anos de casamento, e teve dois filhos, Samuel e Laura. Ao aceitar a candidatura, Ana Caroline afirmou que pretende preservar os compromissos assumidos pelo marido.

“Eu não vou substituir o Amilton. Ele é insubstituível na vida de todos. Ninguém substituirá a história e o lugar que ele ocupa em nossas vidas”, declarou. Ela também disse que vai honrar os compromissos do deputado e manter os valores que orientaram a trajetória da família.

Aposta em mais de 100 mil votos

Haroldo afirmou que Amilton vivia um momento de crescimento político e tinha perspectiva de receber 70 mil votos ou mais. Segundo o dirigente, pesquisas colocavam o parlamentar entre os três mais bem posicionados na disputa e, nos cenários menos favoráveis, entre os cinco.

Na avaliação do presidente do MDB, Ana Caroline pode superar a votação que o partido projetava para o deputado. Haroldo disse que ela poderá surpreender os concorrentes e apontou uma perspectiva de mais de 100 mil votos. A projeção foi apresentada como expectativa do dirigente.

Nome e foto de Amilton permanecem na urna

Conforme o comunicado divulgado à imprensa, os eleitores continuarão encontrando o nome, a fotografia e o número de Amilton Filho na urna eletrônica em 4 de outubro. Com a substituição devidamente registrada pela Justiça Eleitoral, os votos serão atribuídos à nova candidatura.

Em entrevista ao Jornal Opção, o advogado eleitoralista Danúbio Cardoso Remy explicou que o falecimento permite a substituição mesmo fora do prazo aplicado às demais situações.

“Por se tratar de falecimento, o partido pode, sim, realizar a substituição do candidato. Essa é a única exceção à regra daqueles 20 dias antes da eleição para fazer a substituição”, afirmou, ao comentar o artigo 71 da Resolução nº 23.609/2019 do Tribunal Superior Eleitoral.

Segundo o advogado, como as urnas já foram preparadas, os dados exibidos ao eleitor permanecem os do candidato substituído. “Vai permanecer tanto a foto quanto o número do candidato falecido. E aí os votos que ele receber vão ser atribuídos ao candidato que eventualmente vier a substituí-lo”, explicou. O partido deve divulgar amplamente a mudança para esclarecer o eleitorado.

Trajetória começou em Anápolis

Amilton Filho morreu aos 41 anos, na madrugada de sábado, 26, em um acidente na BR-050, na região de Cristalina, no Entorno do Distrito Federal. Natural de Anápolis, foi vereador e presidente da Câmara Municipal antes de chegar à Assembleia Legislativa de Goiás, onde exerceu dois mandatos.

Nascido em 27 de julho de 1985, Amilton Batista de Faria Filho era advogado formado pela UniEvangélica. Começou sua atuação política no movimento estudantil, presidiu o diretório acadêmico de Direito e foi servidor público estadual entre 2007 e 2017.

Em 2012, foi eleito vereador de Anápolis com 2.965 votos. Cumpriu dois mandatos na Câmara e presidiu a Casa no biênio 2017–2018, após escolha unânime dos vereadores. Nesse período, esteve ligado a iniciativas como o Câmara nos Bairros e o Parlamento Jovem, além de coordenar o segundo concurso público da história do Legislativo municipal.

Leia também: Esposa de Amilton Filho, Ana Caroline de Faria será candidata a deputada estadual