A polícia levou para a delegacia dois homens depois de serem flagrados empinando moto no meio da rua em Goiânia. De acordo com o policial militar, capitão Welton Nunes, os motociclistas estavam praticando manobras perigosas na região da Vila Canaã. O fato aconteceu no último domingo, 22, e os nomes dos condutores não foram divulgados.

“A viatura foi no local depois de reclamações e denúncias. Na abordagem, foi constatado que a dupla não tinha habilitação para dirigir moto e os dois veículos foram apreendidos”, comentou o policial, que relatou ainda que quando os motociclistas perceberam a presença dos policiais, tentaram fugir.

Veja o vídeo das manobras que, segundo o policial, os homens foram flagrados fazendo:

O que diz a lei

Segundo o policial, a dupla estaria promovendo na via competição, exibição e demonstração de perícia em manobra de veículo sem permissão da autoridade de trânsito, situação prevista no artigo 174 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O artigo 308 do CTB ainda determina que participar de corrida, disputa de competição automobilística ou, ainda, de exibição e demonstração de perícia por meio de manobras com o veículo, sem autorização, pode levar o condutor à detenção. O período de reclusão pode durar de 6 meses a 3 anos.

Segundo o artigo 244, inciso III, pilotar motocicleta fazendo malabarismo e/ou se equilibrando em apenas uma roda é uma infração gravíssima. Nesse caso, o condutor ainda tem o direito de pilotar suspenso. A advogada presidente da Comissão de Direito de Trânsito da a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Eliane Nogueira, lembra ainda que o valor a ser pago nesses casos é multiplicado por dez, podendo chegar a R$ 2.934,70. “A multa é muito cara e comparada a dirigir embriagado pelo valor”, comentou.

Para a advogada, se houvesse danos a terceiros, como lesão corporal, caberia a prisão dos condutores. “Nesse caso, a medida seria mais severa e eles responderiam por crime”, avaliou Elaine.