PF deflagra operação de combate à pesca ilegal no lago Serra da Mesa em Goiás

Investigações começaram há seis meses; foram expedidos 10 mandados de busca e apreensão e 14 de prisão preventiva

A Polícia Federal (PF) em Goiás deflagrou, na manhã desta quarta-feira (5/10), uma operação para conter a prática do crime de pesca ilegal no lago Serra da Mesa e a comercialização do pescado capturado ilegalmente.

As investigações da Operação Janaína se iniciaram há seis meses e a PF conseguiu identificar uma quadrilha especializada na pesca clandestina e predatória de peixes de diversas espécies nativas do lago e sua venda para peixarias de todo o Estado. Os donos destes estabelecimentos comerciais conheciam e participavam do esquema.

Durante as investigações, uma pessoa foi presa em flagrante em Uruaçu transportando mais de 300 quilos de tucunarés na carroceria de uma picape.

Cerca de 70 policiais federais cumprem 24 ordens judiciais expedidas pela Justiça Federal em Uruaçu. Destas ordens, 10 são mandados de busca e apreensão e outras 14 de prisão preventiva a serem cumpridos nas cidades de Minaçu, Rialma, Aparecida de Goiânia, Anápolis e em Goiânia.

Os envolvidos foram indiciados pela prática de furto qualificado, pesca ilegal e predatória, receptação qualificada e formação de quadrilha. Somadas, as penas máximas para os crimes se aproximam de 22 anos.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.