Norte de Goiás ganha frente parlamentar para defender investimentos e ampliar articulação regional
04 julho 2026 às 14h47

COMPARTILHAR
Mais de 400 pessoas participaram, nesta sexta-feira, do lançamento da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento do Norte Goiano, realizado no Centro Cultural de Porangatu. O encontro reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, empresários e representantes da sociedade civil de diversos municípios da região.
Criada por iniciativa do deputado estadual Givago Valadares (UB), a frente nasce com a proposta de concentrar as principais reivindicações do Norte Goiano e levá-las ao debate na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A ideia é construir uma pauta regional para defender investimentos e acompanhar a execução de projetos considerados prioritários para os municípios.
Entre os temas que deverão orientar os trabalhos do grupo estão infraestrutura, logística, saúde, educação, segurança pública, saneamento, geração de empregos e fortalecimento das atividades econômicas da região. O requerimento que criou a frente também prevê a elaboração de um diagnóstico sobre o Norte Goiano e a definição de uma carteira de projetos que poderá servir de base para a destinação de recursos estaduais e federais.
Outra atribuição prevista é acompanhar a execução de obras e programas públicos que atendam aos municípios da região, além de promover audiências públicas, reuniões técnicas e debates com gestores municipais, representantes do setor produtivo e entidades da sociedade civil.
Durante a solenidade, também foram entregues medalhas e certificados de reconhecimento a pessoas e instituições homenageadas pela atuação em favor do Norte Goiano.
A criação da frente ocorre em um momento em que lideranças da região defendem maior participação do Norte Goiano na definição do orçamento estadual. Um dos objetivos é reunir as demandas apresentadas pelos municípios para subsidiar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e ampliar a destinação de recursos para obras e serviços considerados estratégicos.
Pelo ato de criação, a frente terá duração inicial de 12 meses, período em que deverá promover reuniões e apresentar propostas voltadas ao desenvolvimento regional, com possibilidade de prorrogação dos trabalhos
Leia também:Goiânia pode ganhar voo direto para Buenos Aires; setor turístico negocia nova rota



