Ministro da Saúde e governadores de Goiás e DF definem ações para o Entorno

Marcelo Castro, Marconi Perillo e Rodrigo Rollemberg se encontram nesta quarta para ampliar combate a dengue, zika e chikungunya

 | Foto: Divulgação/ Humberto Silva

Rodrigo Rollemberg e Marconi Perillo | Foto: divulgação/ Governo de Goiás

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela (PSDB), coordena, nesta quarta-feira (16/3), reunião estratégica para intensificar no Entorno do Distrito Federal as ações da força-tarefa “Goiás Contra o Aedes”, lançada em dezembro de 2015, com objetivo de erradicar o mosquito do território goiano.

Estarão presentes o ministro da Saúde, Marcelo Castro, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB).

O evento acontecerá na Sala Nacional de Coordenação e Controle do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (Cenad), em Brasília (DF). Serão dois momentos: das 10 às 12 horas acontecerá a apresentação da situação de combate ao Aedes pelo Ministério da Saúde, secretarias de Estado de Goiás e do DF e prefeituras dos municípios do Entorno; e das 14 às 16 horas haverá a definição de estratégias de combate ao Aedes no Entorno do DF, pela Sala Interfederativa.

A ação conjunta entre as unidades federativas e a União se faz necessária pelo agravamento dos casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (zika, dengue e chikungunya), a volta da circulação do vírus tipo III da dengue, inicialmente na região do Entorno e, ainda, pela complexidade característica da região.

A operação Goiás contra o Aedes envolve ações de visitas domiciliares realizadas por agentes de Saúde e agentes de Combate a Endemias, coordenados pela SES de Goiás e Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, nos municípios. Até o momento, mais de três milhões de imóveis já foram visitados e 63 mil focos do Aedes eliminados.

Sala Interfederativa

A SES-GO estruturará uma Sala Interfederativa no escritório da representação de Goiás no DF, localizada no Lago Sul, que será responsável por coordenar as ações do Goiás contra o Aedes nos municípios do Entorno. (As informações são da Secretaria de Estado de Saúde)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.