Marconi se reúne com Joaquim Levy para discutir investimentos em infraestrutura em Goiás
24 abril 2015 às 11h17
COMPARTILHAR
Encontro aconteceu após convite do ministro da Fazenda. Ambos devem se reunir novamente, após o Governo definir quais ações de investimento terão prioridade
O governador Marconi Perillo (PSDB) se reuniu com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em Brasília na tarde da última quinta-feira (23/4). Levy convidou Marconi para a reunião durante o encontro do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) em Goiânia, realizada no início deste mês.
O principal tópico da reunião foi a construção de uma agenda positiva de investimentos em infraestrutura em Goiás. A implantação desse plano seria uma forma de combater desequilíbrios regionais e garantir o desenvolvimento econômico do Estado e do Brasil.
“Uma das prioridades dele [Joaquim Levy] é o Centro-Oeste, já que a região tem dado respostas muito positivas e afirmativas em relação a empregos, exportações, crescimento do PIB”, afirmou Marconi. E acrescentou: “Nós temos obras estruturantes em relação a ferrovias, rodovias, aeroportos, portos e é em relação a isso que estamos tratando nesse momento”.
O ministro teria sinalizado sobre a possibilidade de discussão sobre concessões, Parcerias Público Privadas (PPPs), operações de crédito e outros meios de reaquecer a economia do país. O governador Marconi Perillo informou que terá nova reunião com Levy em breve, mas antes precisa definir as ações de investimentos prioritários.
“Nós ficamos de voltar a nos reunir, fechar essa agenda dos investimentos e trazer ao ministro. Primeiro vamos verificar da parte do Ministério qual é a capacidade de alavancagem deles, tanto do ponto de vista de concessão, PPPs, operações de crédito e recursos da União. Alguns projetos serão de continuidade e outros serão novos. Nosso objetivo é definir o que vamos vislumbrar para o futuro, garantindo competitividade a nossa economia, e o que é preciso ser concluído”, disse.
De acordo com o governador, as prioridades devem ser a conclusão de obras de infraestrutura que estão iniciadas, como rodovias e duplicações. Porém novos projetos também podem ser iniciados, como a construção de ferrovia de cargas e passageiros entre Brasília e Goiânia, a construção da ferrovia que ligará a ferrovia Norte-Sul ao Mato Grosso e a obra do Porto de São Simão.