Internautas fazem piada da polêmica em torno de painel no Oscar Niemeyer

Montagens surgiram nas redes sociais após serem feitas críticas ao trabalho dos designers goianos

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A polêmica em torno do painel dos artistas goianos do estúdio Bicicleta Sem Freio, instalado em uma parede do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), acabou virando piada nas redes sociais. Após críticas ao conceito do projeto idealizado para o Festival Bananada, usuários fizeram montagens tirando sarro da discussão.

Em um deles, em vez do trabalho do Bicicleta, colocaram um trabalho do controverso Romero Britto com a justificativa de que “agradaria” mais a sociedade goiana. Em outro, “instalaram” uma imagem da webcelebridade Inês Brasil.

Brincadeiras à parte, usuários têm saído em defesa do painel, justificando que é, sim, uma expressão de arte e que não altera a “história” do CCON, como alguns têm questionado. Na imagem abaixo, que também viralizou nas redes sociais, é possível ver um castelo de mais de 800 anos, coberto de “arte urbana”.

castelo

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Epaminondas

O argumento que dá valor a pixação (ou grafite, achando que ao mudar o nome empresta bom gosto) é que pintaram alguma ruína europeia.

Um castelo de 800 anos com “arte urbana” continua tão feio quando os tapumes que as empreiteiras “dão” aos “artistas urbanos”, para pagarem de investidores em cultura, quando só estão economizando a tinta branca que teriam que dispor de tempos em tempos para manter o tapume.

Hórus Medeiros

o seu feio não é o feio dos outros… mais uma dessas pessoas que se tomam como parâmetro pra falar de tudo no mundo!

Epaminondas

Posso aceitar que interpretações de obras de artes são subjetivas. Mas estética, não. Estética não é sobre aparência, é sobre conceitos que se integram, que tem começo, meio e fim, que estão ali dizendo alguma coisa. Hieronymus Bosch tem pinturas de cenários horríveis mas que ninguém ousa dizer que são feias. Há uma composição. Há um trabalho. Há um conceito por detrás de cada obra. Quando vejo um grafite, eu só vejo que alguém que matou as últimas aulas do curso de desenho. E pior, repisa o que conseguiu aprender a desenhar grafite após grafite. Pessoal que gosta de dizer… Leia mais

Rafael Gontijo

Você é um daqueles defensores das cidades cinza que já tanto foram discutidas? Tudo bem, não me importo! Agora, falar que arte urbana é “feia”, você já tá indo longe demais. Arte é arte! Não tem que ser bonita ou não. Arte não agrada a todos. É o mesmo que alguém achar o quadro da Monalisa de Picasso feio. Beleza, acha, mas nunca vai conseguir comprá-lo. A arte não está ai pra ser julgada e sim admirada. Uns admiram, outros não… Paciência!

mdollis

a Monalisa foi pintada por Leonardo da Vinci, quase 400 anos antes de Pablo Picasso nascer….

Que confusão vc fez, heim !

Rafael Gontijo

kkkkkk isso isso, desculpe. Confundi aqui. Obrigado pela correção :D

Epaminondas

Sinceramente, mesmo que as cidades fossem tão cinzas como “os manos” dizem que são para justificar aqueles paineis grotescos, olha, eu ainda prefiriria o cinza. Pessoal pinta uma coisa grotesca e aparecendo gente dizendo que é arte, é expressão de marginalizados, é qualquer coisa. Só que lamento, não há elementos estéticos. Não há composição. Não há ritmo. Não há paleta. Não há conceito. Não há mensagem. Nem vou me deter no “Monalisa de Picasso”. Isto mostra o quanto você entende de arte para defender algo como tal. Realmente não posso ter nem a Monalisa nem um Picasso, por serem obras… Leia mais

Rafael Gontijo

Ok ok. Falhei na Monalisa de Picasso, beleza. Sou obrigado a concordar com você que o grafite “que eu tanto estimo” (Não sei de onde tirou isso) só vai durar até a próxima demão, ok. Mas você dizer que aquilo não é arte, seria o mesmo que eu, que não gosto de Romero Britto, dizer que ele não é um artista. Não é? Mesmo odiando o que ele produz sou obrigado a aceitar que ele marcou seu nome na cultura Pop Art. Ele é um novo Andy Warhol que mesmo não tendo produzido nada novo, foi considerado o Papa da… Leia mais

Epaminondas

Qualquer um pode esquecer ou confundir nomes. Mas seu lapso pesou no ridículo de dois nomes tão conhecidos. Se seu pai de 63 anos aprecia cidades cinzas, leve-o ao oculista: Deve ser daltonismo. Cidades tem cor, independente dos grafiteiros. Às vezes as cidades até ousam serem brancas, mas por pouco tempo: Isto agride o desejo de expressar-se artisticamente de alguns. Andy Warhol marcou seu nome na história da arte justamente ao misturar com o pop. Isto foi inovador. Romero Britto não inovou patavina. Pinta o mesmo monotema há anos. Ninguém com senso estético reconhece aquilo. Passa por arte só para… Leia mais

Rafael Gontijo

Cidade-cinza é o nome dado às cidades cuja administração é contra qualquer intervenção artística urbana. Não gosto de Romero Britto, mas seu discurso se aassemelha com o daqueles que tem o ego inflado e acham que sabem tudo. O seu entendimento por arte está bem errado. Encerro a discussão por aqui.

Epaminondas

Traduzindo seu argumento: “ESTOU CERTO VOCÊ NÃO LALALÁ NÃO ESCUTO NADA LALALÁ”

André

Epaminondas, grafite é uma coisa, pixação é outra. Para começo de conversa.

Epaminondas

Ambos são grotescos; ambos estão em muros; ambos nos obrigam a olhar. O fato de uma se pleitar como arte não quer dizer que tem algum senso estético por detrás. O grafite ainda se apoia a outra coisa dita arte, o hip-hop. Se retirar toda a coisa de “expressão de jovens estigmatizados”, o que sobra do hip-hop não se sustenta como música; assim como se tirar o monotema “expressão urbana” do grafite, não se sustenta como arte. São duas coisas chatas. Mas pelo menos eu sou pouco exposto ao hip-hop — salvo quando um carro tunado me importuna no trânsito… Leia mais

カルバリョ ファビオ

um cara que usa de foto de perfil o coisa, uma das figuras mais grotescas da marvel vem falar de arte grotesca?
cuidado pra nao pisar no rabo flor

Epaminondas

A diferença é que não estou pleiteando fazer arte com meu avatar.

Lorrane Anastacio

Feio é você não saber a diferença entre grafite e pixação, arte e vandalismo! Faça me o favor de ir estudar um pouco da História da Arte antes de lançar ao vento palavras que demonstram tamanha ignorância!

Epaminondas

A velha definição aonde se não tem autorização, é pixação; Se tem autorização, é arte!

Lamento por minha ignorância, mas já que você menciona, quais momentos da “história da arte” endossa o grafite? Por favor, mencione afrescos ou muralistas, para eu poder dar uma lavada sobre diferenças estéticas destes movimentos com os “manos” que a galera acha que é arte e somos obrigados a ver.

Rafael Gontijo

Epaminondas, meu professor de história da arte que é mestre pela Universidade Federal de Goiás me disse numa aula ontem a noite a seguinte frase: “Grafite não é arte urbana. Ser tem autorização pra ser feito deixa de ser arte urbana. A arte urbana requer que seja algo ilegal, marginalizado. Tá intrínseco na cultura das ruas”. Creio que você esteja errado.

Epaminondas

Então o apelo da “arte urbana” não é estético, é contraventor.

Logo, se seu mestre em arte pela UFG merece mérito, grafite e pixação são as mesmíssima coisas.

Se alguém aqui ainda acha que pixação é uma coisa e grafite é arte…

mdollis

O resultado geral da técnica chamada grafite, não me agrada esteticamente. Acho feio mesmo, e pra mim é poluição visual.

Antes q alguem insinue, eu realmente prefiro cidades cinzas.

Mas esta é a minha opinião pessoal, baseada no meu senso estético. E como é muito raro o meu gosto bater com o da maioria, não acho isso o maior dos absurdos.

Porpem o fato de eu não gostar desta estética não tira o carater artistico do trabalho. Muitas outras técnicas, são pra mim piores do q o grafite, mas como ja estão consagradas ha mais tempo, são classicas e inquestionáveis.

カルバリョ ファビオ

tá, e Epaminondas é um nome bonito?

Epaminondas

Meus país não estavam pleiteando fazer arte quando me batizaram

Movieonweekend

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a montagem da inês é minha
você tenta ser zoeiro na internet e sai no jornal :O

Bruno Ranieri Oliveira

Admiro bastante o trabalho desses caras, agora se é pra intervir pq nao fazemos diversos painéis artísticos nas obras do Niemeyer lá em Brasilia, ou em outras obras de arquitetura moderna brasileira? ja até imaginei, as torres do congresso, com seu traço extremamente purista, “enfeitado” com um painel belíssimo cheio de cores vivas e brilhantes, ficaria o máximo não acham? Poderíamos até substituir os painéis de Paulo Werneck e Cândido Portinari, que já se encontram “antigos e ultrapassados”,nos principais edifícios modernos brasileiros, por obras mais contemporâneas e cheias de vida como essa. Só acho o seguinte, apesar de belo e… Leia mais

Marcelo

Haha, muito boa essa polemica toda, Bicicleta Sem Freio vai crescer muito mais depois dessa, bando de artistas frustados que se encontram aqui nesses comentários, já perceberam que eles usam pinceis??? já que na cabeça ignorante de vocês exista uma diferença tão enorme assim entre o uso de materiais, a e o melhor os caras nem se intitulam “GRAFFITEIRO ´´ http://bicicletasemfreio.com/sobre/ pesquisa antes de julgar, seus críticos da história da arte de m… , haha e até acho engraçado que exista esse curso lixo os caras praticamente nem passam pela prática.