Governador participa da abertura de seminário, congresso e feira de Bombeiros do Brasil

Marconi aproveitou para fazer um balanço dos investimentos de seus governos na Polícia Militar 

Marconi discursa durante abertura do evento | Foto: Ascom Governo de Goiás

Marconi discursa durante abertura do evento | Foto: Ascom Governo de Goiás

O governador Marconi Perillo (PSDB) deu boas vindas, na noite da última quarta-feira (11/11), aos participantes do 15º Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom) e 1º Congresso Internacional de Bombeiros do Brasil, que ocorrem em conjunto com a 2ª Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências (Fipie).

Os três eventos trazem para Goiânia palestras, minicursos e oficinas; além de mais de cem expositores da área de segurança, resgate e salvamento e competições internacionais. A abertura foi no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Jardim Mariliza. Os três eventos, abertos ao público, terminam na próxima sexta-feira.

Ao saudar os visitantes, dentre os quais representantes de 25 países e de todas as unidades da Federação, o governador destacou o espírito de “união” que marca a convivência das unidades de bombeiros em todo o mundo.

Aproveitou para fazer um balanço dos investimentos feitos pelo governo de Goiás para dotar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do que há de mais moderno em termos de equipamentos de combate a incêndio, operações especiais de salvamento e de resgate.

Segundo o governador, eventos como o Senabom buscam integrar ainda mais as corporações, por meio de troca de experiências. “Sejam bem vindos. Goiás os acolhe de braços abertos”, saudou.

Entre as autoridades presentes na abertura oficial estavam a secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, o secretário de Segurança Pública de Goiás, Joaquim Mesquita, o comandante-geral da PM, Silvio Benedito, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, Carlos Helbingen, o reitor da PUC-Goiás, Wolmir Amado, e o arcebispo metropolitano de Goiânia, dom Washington Cruz.

Palestrantes

marconi-foto-governo-bombeiros

O Senabom reúne especialistas de diversas áreas. Entre os palestrantes estão: Paulo Storani – consultor dos filmes Tropa de Elite 1 e 2, coordenador de Operações Especiais e um dos oficiais que serviram de inspiração para o personagem capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura; Flavio Gikovate – médico-psiquiatra, psicoterapeuta, conferencista, escritor e apresentador do programa No Divã do Gikovate pela rádio CBN; e Daniel Godri – presidente do Instituto Brasileiro de Marketing e Vendas, apresentador do programa Desenvolvendo Talentos, pela TV Canção Nova, e 2º lugar no ranking brasileiro no mercado de palestras.

Também fazem parte da lista: Daniel Bizon – conferencista do ano no Brasil por duas vezes consecutivas, especialista em palestras de alto impacto e coautor dos livros Motivação em Vendas e Ser Mais em Gestão de Pessoas; coronel Leite – mestre em Salvamento e Resgate Aéreo, que liderou as operações de resgate do acidente com o Boeing 737 da Gol, em 2006, na Floresta Amazônica, conhecido pelo programa sobre técnicas de sobrevivência no canal Discovery, Desafio em Dose Dupla BR; e Marcos Pontes – primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço, coach em desempenho pessoal e profissional e embaixador da ONU para Desenvolvimento Industrial.

Paralelo ao 15º Senabom e ao 1º Congresso Internacional de Bombeiros do Brasil, também se realiza o primeiro encontro de comandantes-gerais de Polícia Militar, cujo conselho é presidido pelo comandante-geral coronel Silvio Benedito. A 2ª edição da Feira Internacional de Prevenção de Incêndios leva para o Centro de Convenções da PUC-GO mais de cem expositores em materiais de segurança no Brasil e no exterior, como por exemplo drones para reconhecimento de áreas sinistradas; robôs e viaturas de combate a incêndio; autoescadas e viaturas de salvamento de última geração; além de motos de combate a incêndio; equipamentos de salvamento aquático e outros.

O horário de funcionamento da feira é das 10 às 20 horas. Segundo o governador Marconi Perillo, a expectativa é de que 10 mil pessoas participem do evento, que tem como objetivo apresentar novas tecnologias, promover oportunidades de negócios e o intercâmbio comercial entre empresas estrangeiras e brasileiras.

Simultaneamente aos eventos, serão realizadas provas operacionais nas áreas de salvamento em altura e aquático, busca e resgate com uso de cães, além da tradicional prova Bombeiro de Aço. O objetivo das competições é integrar os bombeiros-atletas e promover a troca de experiências entre os participantes. As provas serão abertas ao público, que poderá torcer pelas equipes favoritas durante os três dias de evento.

Provas oficiais
Uma das mais tradicionais é o “Bombeiro de Aço”, uma competição que simula a atividade operacional do Corpo de Bombeiros. Durante a prova, são avaliados a técnica, habilidade, agilidade, esforço, conhecimento, entre outras qualidades da atuação dos profissionais. A prova em Goiânia será composta por uma sequência de quatro fases, contendo obstáculos, com vários níveis de dificuldade, que simulam atividades de combate a incêndio e salvamento. Na área de salvamento em altura, será realizado o Desafio Internacional Petzl para Bombeiros.

De acordo com os organizadores, para participar da prova os competidores devem ser treinados, reconhecidos e/ou certificados como técnicos verticais e resgate vertical. Entre as etapas da prova, os bombeiros-atletas terão que mostrar habilidade em técnicas como progressão em corda, resgate e autorresgate e içamento.

O Senabom também será palco da Certificação Nacional de Cães, que tem como objetivo principal trazer padronização das atividades de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Bresc) para os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. O público poderá acompanhar uma demonstração de ocorrência real. A certificação será composta por provas que irão aferir tanto a capacidade do condutor quanto de seu cão para as atividades de busca e salvamento. Também será realizado o 15º Campeonato e Simpósio Brasileiro de Salvamento Aquático.

A competição, parceria entre o Corpo de Bombeiros de Goiás e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, traz competições aquáticas individuais e de revezamento. Serão realizadas ainda oficinas de Combate a Incêndio real em Simulador Tipo Contêiner. Nesta prova, os participantes serão colocados em confronto com chamas reais em um ambiente controlado, com calor extremo, alta umidade, visibilidade restrita e fumaça espessa, permitindo um treinamento da forma mais realista possível. Nessa competição, há vagas para o público civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.