GoiasPrev: 40% dos beneficiários deixaram de fazer recadastramento obrigatório

Aniversariantes do mês de janeiro e de julho deveriam ter se cadastrado até 31 de agosto. Veja como e onde regularizar a situação.

Gilvan Cândido, presidente da GoiasPrev. | Foto: reprodução

 A GoiasPrev divulgou que mais de 3 mil inativos e pensionistas não comparecem para o recadastramento obrigatório. O levantamento aponta que a ausência é de 40,16% dos segurados previstos no calendário. Os beneficiários deveriam ter se recadastrado até 31 de agosto.

Do total de 7.623 beneficiários, 4.561 fizeram a atualização e 3.062 deixaram de agendar ou comparecer nos postos de atendimento. Após 60 dias da data de aniversário, a irregularidade implica em bloqueio dos benefícios.

O atendimento da GoiásPrev havia sido interrompido por conta do isolamento social imposto pela pandemia. No entanto, o serviço foi retomado há 60 dias. A previdência estadual elaborou um cronograma de acordo com o mês de aniversário do segurado para regularizar os cadastros até 2022.

Segundo o presidente da GoiasPrev, o cronograma foi pensado para evitar aglomerações nos pontos de atendimento. Os beneficiários devem ficar atentos aos prazos fixados para evitar eventuais transtornos. A previsão é de regularização de mais de 71 mil segurados civis e militares.

Outro ponto a se destacar é a mudança de prazo. Antes, a prova de vida deveria ser feita 80 dias após o aniversário do segurado. Agora, o será de 60 dias.

O recadastramento anual é obrigatório. Previsto na Lei Complementar nº 161/20, o objetivo é evitar pagamentos indevidos e fraudes. A regularização no prazo determinado garante evita o bloqueio de pagamento do segurado.

Veja onde fazer o recadastramento:

Goiasprev: atendimento somente por videoconferência

Essa modalidade é exclusiva para pensionista, aposentados e militares inativos com comorbidade comprovada por atestado e para os que residem fora do Estado ou do país. O agendamento será realizado após o envio da documentação exigida para o e-mail [email protected], o qual será respondido em até 48h, com a data e horário disponíveis para realização do recadastramento.

Para os aposentados e pensionistas residentes em outros estados brasileiros ou estrangeiros permanece a opção do kit de recadastramento no site www.goiasprev.go.gov.br, que deverá ser devidamente preenchido e enviado pelos Correios.

Vapt Vupt e Postos do Ipasgo:

Tanto no Vapt Vupt quanto no Ipasgo, o atendimento presencial exigirá o uso de máscaras. Todas as medidas de segurança e distanciamento social serão tomadas. O calendário com os prazos para cada mês de aniversário será disponibilizado no site da Goiás Previdência e nos postos de atendimento.

Vapt Vupt: agendamento prévio no site vaptvupt.go.gov.br/agendamento

Ipasgo: https://www.ipasgo.go.gov.br/component/content/article.html?id=15475&Itemid=101

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.