Goiânia sedia encontro inédito sobre Neuropsicologia

Evento será realizado nos dias 26 e 27 de agosto, com participação de membros da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia

Com o objetivo de discutir uma das especialidades que mais cresce na Psicologia, a neuropsicologia, será realizada em Goiânia a 7ª edição do encontro “Neuropsicologia na Prática Clínica”, nos dias 26 e 27 de agosto

“A neuropsicologia pode estar presente em qualquer área de atuação da psicologia, como recursos humanos, trânsito, escola, hospitais e clínicas particulares. Uma avaliação neuropsicológica acurada é imprescindível para a intervenção correta de uma doença ou transtorno. Um problema de memória em um idoso, por exemplo, pode estar associado a um quadro de depressão, demência ou até intoxicação medicamentosa”, explica Marina Nery, diretora do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Neurociências (Nepneuro), que coordena oficialmente a realização do congresso em Goiânia.

A especialista destaca ainda que a neuropsicologia clínica, tema do encontro, se dedica à investigação do perfil cognitivo-comportamental de pacientes a partir da fundamentação oferecida pela especialidade, mas também da interface com diversas ciências como Medicina, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia.

“Uma má formação do neuropsicólogo provoca falhas de diagnóstico, de tratamento e, certamente, gera um estresse enorme na família do paciente e na própria sociedade. Já pegamos caso de uma pessoa que foi tratada por 19 anos como autista e na verdade não tinha o transtorno do espectro autista. Por isso, a importância de cursos, debates científicos e pesquisas constantes nessas áreas”, acrescenta.

Programação

Além da neuropsicologia no envelhecimento, o encontro coloca na mesa de debates temas como encaminhamento para exames neuropsicológicos de crianças e adultos, distúrbios do sono e de aprendizagem (como dislexia e discalculia), reabilitação, e neuropsicologia forense.

Os membros do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp) Leandro Fernandes Malloy-Diniz, Paulo Mattos e Jerusa Salles são alguns dos palestrantes do evento, que conta ainda com especialistas e mestres goianos de renome como o neuropsicólogo Leonardo Faria, que foi convidado pela Polícia Civil de Goiás, em 2012, para traçar o perfil do suspeito de uma chacina que ocorreu em Doverlândia.

Mais informações sobre o encontro e sobre as inscrições, que já estão abertas, pelo site ou pelo telefone (62) 3624-9901.

 

Serviço

VII Neuropsicologia na Prática Clínica
Data: 26 e 27 de agosto de 2017
Local: Comunidade Educacional Pequeno Príncipe
Endereço: Rua 30, nº 55, Setor Marista

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.