Filmes e séries com fumantes devem ter classificação para adultos, diz OMS

Segundo a organização, presença do cigarro em séries de TV e filmes exerce influência sobre a decisão de começar a fumar

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Preocupação maior é com os adolescentes, que começam a fumar cada vez mais cedo | Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) quer que todos os países-membros utilizem um sistema de certificação que classifique “para adultos” filmes e séries de televisão com cenas de fumantes.

Esta é a principal recomendação apresentada no último domingo (31/1) pela organização sobre a influência que a presença de fumantes em filmes e séries de televisão exerce sobre a decisão de alguém começar a fumar.

A OMS acredita que reduzir a exposição visual à presença de fumantes pode retardar o início desse hábito, assim como as doenças a ele associadas.

De acordo com os centros de Prevenção e Controle de Doenças nos Estados Unidos, 6 milhões de adolescentes começaram a fumar em 2014 depois de terem sido expostos a cenas com fumantes e, desses, 2 milhões poderão morrer de doenças relacionadas ao consumo de tabaco.

Em 2014, nos Estados Unidos, 36% dos filmes classificados “para todos os públicos” tinham cenas com fumantes.

Uma resposta para “Filmes e séries com fumantes devem ter classificação para adultos, diz OMS”

  1. Epaminondas disse:

    Se assistir filmes com fumantes levam crianças a fumar, parem de passar Harry Porter senão elas vão querer pular pela janela do 5º andar sentados numa vassoura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.