Alziro Zarur

A cidade de Faina, na Região Noroeste a 200 quilômetros de Goiânia, promoveu, entre segunda-feira 13/11 e sexta-feira 17/11, a sua primeira Semana da Gentileza. A programação faz parte do projeto Faina, Cidade Gentileza, implantado este ano pela Prefeitura do município e que propõe uma série de ações ao longo dos próximos anos, envolvendo toda a comunidade fainense.

Nesta primeira semana, em que se comemorou o Dia Mundial da Gentileza (13/11), diversas ações levaram a crianças, jovens, adultos e idosos variados benefícios. A programação foi aberta na segunda-feira com a exibição pública de muitos filmes para públicos de diversas idades na feira coberta da cidade. Na terça, além do festival de filmes, houve exibição de clies musicais. Houve a Tarde de Gentileza com apresentações culturais, atividades infantis e exposição de artes. Na quinta foi a noite do Forrozão da Melhor Idade em que os idosos caíram na dança. A programação terminou na sexta-feira com serviços prestados de graça aos fainenses e a Blitz Gentil, em que os voluntários participantes distribuíram na rodovia que corta a cidade mudas de árvores do cerrado com a frase “Plante Gentileza.”

Todo o trabalho da primeira Semana da Gentileza é cumprido pessoas da comunidade de forma voluntária. Serviços de cabeleireiras (os) foram oferecidos pelos profissionais da cidade de forma gratuita. Cada comerciante ganhou uma muda de árvore para plantar em frente ao seu comércio e assumir os cuidados com ela a partir do plantio. “É uma forma de arborizarmos a cidade contando com a participação da comunidade”, afirma o prefeito Paulinho Vieira.