Em palestra sobre marketing político, Marconi explica os caminhos de sua trajetória política

Durante Seminário da Vitória, governador de Goiás falou sobre como atuar e quais características valorizar para ganhar uma eleição

Foto: Mantovani

Marconi fala sobre sua experiência: Governador em seu quarto mandato, o tucano nunca perdeu uma eleição | Foto: Mantovani

O governador Marconi Perillo (PSDB) foi um dos palestrantes do Seminário da Vitória 2016, na noite desta sexta-feira (29/04). Coordenado pela empresa Signates Consultoria e Pesquisa, os convidados falaram sobre estratégias de marketing político eleitoral. Marconi, que venceu todos os pleitos que disputou em sua carreira política (quatro vezes para o governo de Goiás, uma para deputado estadual, uma para federal e uma para senador) explicou como aconteceram suas campanhas vitoriosas.

Marconi sucedeu um dos maiores profissionais do Brasil, o publicitário Paulo de Tarso, que trabalhou nas três últimas campanhas dele ao Governo de Goiás e também em campanhas presidenciais do ex-presidente Lula (PT) e de Marina Silva (Rede). Falando para uma plateia de mais de 200 pessoas, com predominância de profissionais do marketing e de lideranças políticas, o governador fez uma breve narrativa dos desafios enfrentados em suas campanhas.

“Sempre fui muito dedicado, verdadeiro, disciplinado e, sobretudo, confiei nos profissionais que coordenaram minhas campanhas”, revelou. Disse que para ser bem sucedido em um pleito eleitoral, entre outros fatores, os envolvidos devem sempre atuar em suas áreas específicas. “Cada macaco no seu galho”, brincou.

Ele narrou a enorme quantidade de palpites que recebe, logo após os debates na televisão. “Os amigos sempre têm uma dica infalível, mas quem define uma campanha bem orientada são as pesquisas bem feitas por profissionais que entendem do assunto”, observou.

O governador explicou também que uma campanha vitoriosa é construída em seis pilares: Planejamento, disciplina, profissionalismo, verdade, trabalho e devotamento. “Todos sabem que uma boa administração se faz, primeiramente, com planejamento. Uma boa campanha também”, ensinou. Para ele, candidato que “respira” disciplina tem grande chance de êxito.

De acordo com Marconi, com a popularização do acesso à internet – e às mídias sociais – candidatos que faltam com a verdade em um programa eleitoral são desmentidos em poucos minutos após a veiculação: “Basta pisar na bola uma única vez, dizer uma única mentira, para que o candidato seja desmoralizado”.

Ele orientou os candidatos a prefeito a não prometerem emprego público na campanha, sob pena, em uma eventual vitória, de inviabilizar a administração. Criticou candidatos que prometem emprego para os correligionários: “Tem fazer compromisso que vai desenvolver economicamente o município, ativar a economia, fazer investimentos e apoiar o setor produtivo, que é quem vai gerar emprego”.

O governador lembrou dos detalhes da primeira campanha ao Governo de Goiás, em 1998, quando enfrentou Iris Rezende. À época, na semana da votação, Iris tinha mais de 10 pontos percentuais à frente de Marconi, mas havia um indisfarçável clima a favor da mudança. A candidatura de Marconi empolgou a população goiana, pelo discurso de renovação e pela possibilidade de implementação de novos rumos à política goiana, o que acabou ocorrendo com a vitória e a instalação do que ficou conhecido como Tempo Novo.

Maiores virtudes

Marconi explicou que, no entanto, os políticos precisam, mais do que uma boa estratégia de marketing, mostrar serviço em seus mandatos. “Mais importante é fazer um bom trabalho para as pessoas, depois de eleito. Trabalhar com eficiência, servir as pessoas. Este é o grande – e único – segredo da longevidade dos políticos vencedores”, argumentou o governador.

Palestraram também o doutor em Ciências da Comunicação pela USP, Luiz Signates; os publicitários Carlos Maranhão, Ademir Lima e Paulo Faria; e também o vice-governador José Eliton e o ex-prefeito de Anápolis, Antônio Gomide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.