Caiado sanciona lei que autoriza criação de Endereçamento Rural Digital
11 janeiro 2025 às 18h19
COMPARTILHAR
O governador Ronaldo Caiado (UB) sancionou lei estadual (nº 23.211) que autoriza a criação do Endereçamento Rural Digital (ERD) em Goiás. A novidade utiliza tecnologia avançada, com base em informações e geolocalização, para localizar propriedades rurais.
Atualmente, muitas propriedades rurais não possuem endereços padronizados, o que dificulta a entrega de correspondências, o atendimento emergencial e o acesso a serviços essenciais. Com a implementação do ERD, espera-se solucionar esses problemas e otimizar rotas logísticas, reduzindo custos operacionais e melhorando a eficiência dos serviços públicos.
O endereçamento consiste na atribuição de endereços digitais únicos e precisos a propriedades rurais para facilitar o acesso a serviços públicos e promover o desenvolvimento econômico de áreas rurais. O sistema busca, também, melhorar a qualidade de vida da população rural, simplificar a gestão territorial, viabilizar a elaboração de mapas digitais e contribuir para a tomada de decisões estratégicas e integração com sistemas de informações geográficas.
O projeto busca ter, entre seus principais benefício, a melhoria na localização de áreas rurais por serviços de emergência em situações críticas, como acidentes, incêndios e desastres naturais. Além disso, a lei visa atrair investimentos empresariais para o campo, gerando empregos. A lei foi proposta pelo deputado Issy Quinan (MDB) e aprovada no Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Agora, cabe ao Executivo estadual implementar o sistema e designar órgãos encarregados de executar as ações previstas. A lei também autoriza convênios e parcerias para atingir seus objetivos. Haverá, também, a promoção de articulação intersetorial para integrar os diferentes órgãos e entidades envolvidos no projeto.
Resultados comprovados
O projeto já foi aplicado em estados como São Paulo, onde um programa piloto em 2021, no município de Itu, localizou mais de 140 km de vias rurais e identificou 1.200 propriedades anteriormente sem registro formal. A iniciativa se mostrou eficaz na organização de serviços como entrega de correspondências e no planejamento de políticas públicas.
Leia também
O encontro de Ronaldo Caiado, Gusttavo Lima e Antonio Rueda em Goiânia: aliança à vista?