A Polícia Federal (PF) anunciou, nesta quarta-feira, 22, a retirada das credenciais de um agente de imigração dos Estados Unidos que atuava junto à corporação em Brasília. A medida foi adotada pelo princípio da reciprocidade, após autoridades norte-americanas determinarem a saída do delegado brasileiro Marcelo Ivo de Carvalho do país.

Segundo a PF, a decisão reflete o equilíbrio diplomático entre os dois governos. A medida foi tomada em resposta direta à expulsão do delegado brasileiro, que havia colaborado em investigações envolvendo o ex-deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ).

Marcelo Ivo ocupava desde 2023 o posto de oficial de ligação no Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos EUA (ICE). Embora sua substituição já estivesse prevista para agosto, a saída foi antecipada após o Departamento de Estado norte-americano acusá-lo de tentar contornar procedimentos formais de extradição. Em seu lugar, a delegada Tatiana Alves Torres foi nomeada para assumir a função, conforme portaria publicada em março no Diário Oficial da União.

O episódio está diretamente ligado à prisão de Alexandre Ramagem em território americano na semana passada. Considerado foragido pela Justiça brasileira, o ex-deputado foi detido em cooperação entre as autoridades dos dois países, mas liberado dias depois sem aviso prévio ao governo brasileiro. Os EUA informaram que Ramagem poderá permanecer no país enquanto aguarda análise de seu pedido de asilo.

A expulsão de Marcelo Ivo foi interpretada pelo governo brasileiro como uma quebra de confiança na cooperação bilateral.

Leia também:

Jornalista goiana lança obra inédita sobre Vladimir Carvalho em Goiânia

“Não existe formação adequada de base”, critica presidente do Conselho Regional de Psicologia de Goiás sobre medida do Cofen

Clube do Litro, com mais de 3 mil membros, vira “manual do recomeço” para recém-separados em Goiânia e Brasília