Anápolis não precisa ser isolada, diz prefeito Roberto Naves
13 maio 2020 às 17h11
COMPARTILHAR
Ele ressalta, no entanto, que a realidade do estado é diferente e conversa com Caiado
O prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP), salientou em entrevista a uma rádio anapolina que o momento é de contenção da pandemia do coronavírus. No entanto, salientou que o município não precisa ser isolado no momento, sobretudo pela ampliação de 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e baixa ocupação hospitalar geral na cidade.
Naves salienta que Anápolis planejou todos os estágios possíveis, mas que depende do comportamento dos cidadãos, que devem respeitar os decretos. Ele afirmou que se os moradores evitarem aglomerações, usarem máscaras e as pessoas de risco ficarem em casa, “é o suficiente”.
Ressaltando o ponto de vista do estado, Naves afirma que são poucos os leitos em várias regiões de Goiás, como no Vale do Araguaia, ou na Região Norte. O que seria preocupante. “Quando a gente pensa com a cabeça de prefeito de Anápolis, tendo feito todo o dever de casa: Anápolis não precisa fechar. Mas o governador tem motivos para estar preocupado com o estado como um todo”, aponta.
No entanto, ele vê que a questão pode ser judicializada. Já que o governo estadual pode determinar medidas mais rígidas de contenção, enquanto o município, em outro decreto, pode permitir maior flexibilização.
“Estamos conversando com o governador e mostrando que Anápolis tem uma realidade diferente. Há necessidades, sim, de tratar diferentes com diferença. Então você vai fazer cidades que não tiveram contato com o vírus já sentindo o efeito do isolamento. Já que existe entendimento, que os poderes pudessem se unir para trabalhar dessa forma, para terem o mesmo discurso e mesma prática”, salienta.