Após falsa denúncia de que havia plantação de maconha em sua casa, advogado da oposição acredita em perseguição processual. Prefeita eleita, aguarda audiência para saber se terá ou não mandato cassado

Cuchá, planta típica do Nordeste | Foto: reprodução

O advogado Frank Willian Pitaluga afirma que vem sofrendo perseguições por parte da Prefeitura de Santa Terezinha de Goiás. Ao Jornal Opção, ele disse que além de atuar no Sindicato dos Servidores do município, tem advogado para o DEM, partido da oposição que entrou com pedido de cassação do mandato da prefeita Karla do Sillas, do MDB, eleita com 57,45% dos votos, derrotando Tonim Camargo, que ficou em segundo lugar com 42,55% nas eleições de 2020.

Segundo o advogado, durante a campanha a prefeita teria cometido diversas irregularidades que podem resultar na cassação de seu mandato. “Na campanha da prefeita que foi eleita houve compra de votos, temos fotos e vídeos, houve doações ilícitas. Compraram muito voto, fizeram boca de urna, então, os crimes são todos caracterizados no código eleitoral. O risco de ser cassado o mandato e o diploma é muito grande, a gente estava esperando o juiz voltar de férias”, conta Willian.

De acordo com o advogado, a partir do momento que o juiz pediu as testemunhas, as perseguições teriam acontecido. “Na prefeitura quase que não consigo falar com ninguém e agora eles vieram com essa que tinha plantação de maconha na minha casa e no escritório e que estava comercializando e tudo mais. Vieram dois delegados, um agente da Polícia Civil e dois advogados da OAB par acompanhar a situação, verificar se havia alguma ilegalidade”, relata.

“Eles chegaram e constataram que não havia nenhum tipo de ilegalidade, que não existe pé de maconha, a planta que existe é cuchá, uma planta típica do Maranhão. Mas, usaram essa questão de ser maconha e tudo mais para fazer eles virem aqui para me tirar de circulação processual, porque tinha busca e apreensão para os computadores e celulares, para me deixar totalmente sem amparo tecnológico e sem trabalhar”, completa o advogado Willian.

Mandado de segurança

Ainda segundo o advogado, os servidores da prefeitura também tem sido alvo das perseguições. “Eu vou entrar essa semana agora com três mandados de segurança porque estão fazendo perseguição política com funcionários e eu como advogado do sindicato eu vou ter que entrar com um mandado de segurança porque eles estão descumprindo concursos públicos, as pessoas foram concursadas para uma determinada área e estão desviando e alegando que podem fazer essa transferência  e não pode uma vez que essa pessoa prestou o concurso foi aprovada para aquele cargo e aquela função”, disse.

Em relação a audiência de cassação do mandato da prefeita, segue a expectativa de uma data para que seja dada a sentença.